Estudo Confirma que Comer Aipo Queima Mais Calorias do que ele Contém

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Quando estamos tentando perder peso, praticamente jogamos um jogo de calorias ingeridas versus calorias queimadas. Uma grande ajuda nessa batalha são os chamados alimentos de calorias negativas, que são aquelas que queimam mais calorias quando ingeridas do que contêm. Um estudo recente confirmou que o aipo, ou salsão, é um destes alimentos com calorias negativas.

Cientistas da University Hospitals Coventry, Warwickshire NHS Trust e da University of Warwick mediram as calorias ingeridas e queimadas de um apresentador de programas culinários inglês chamado Matt Tebbutt, enquanto ele comida aipo em diferentes formas, por um período de 12 horas.

Depois de se alimentar com aipo cru ou num smoothie, ambos contendo 53 calorias, Tebbutt queimou 72 calorias enquanto comia o aipo cru e 112 enquando bebia o smootie. Em ambos os casos, ele queimou mais calorias digerindo o aipo do que o número de calorias que o alimento fornecia.

Estes alimentos como o aipo são chamados de alimentos com calorias negativas. Mas isso é simples assim mesmo?

“Alimentos com calorias negativas podem ajudar seu corpo a queimar gordura e perder peso. Eles podem acelerar o ritmo de queima, tanto temporariamente quanto a longo prazo. E eles ainda podem te promover a sensação de saciedade depois de comê-los, fazendo com que você coma menos no geral”, escreveu o famoso chef Rocco DiSpirito em seu livro The Negative Calorie Diet: Lose Up To 10 Pounds In 10 Days With 10 All You Can Eat Foods.

Veja também: 10 Dicas de Rocco Dispirito para Emagrecer

Exemplos de outros alimentos de calorias negativas são amêndoas, maçãs, bagas, frutas cítricas, vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor, pepino, vegetais de folhas verdes e cogumelos.

DiSpirito explicou que “esses alimentos são bons para o controle de peso e um estilo de vida saudável porque te mantêm saciado ao fornecer calorias. Se não for um alimento processado e for consumido em sua forma integral e natural, pode ter grandes chances de ser um alimento de calorias negativas. O mais comum e surpreendente para muitas pessoas é a água! Ela não contém calorias e ainda queima algumas a cada copo que você bebe. É como um truque de mágica”.

Mas não fique tão animado. “Quando calculamos quantas calorias uma pessoa precisa, estamos levando em conta sua Taxa Metabólica Basal (TMB). Isso já inclui quantas calorias queimamos digerindo a comida. Apesar de que você pode estar queimando mais calorias comendo estes alimentos como o aipo, isso não vai fazer as vezes de um plano de exercícios. Você precisaria comer uma tonelada de aipo para ter uma queima de calorias notável.”

“Mas não deixe de comer estes alimentos, pois eles têm pouquíssimas calorias e podem te deixar saciado, o que te faz ser menos propenso a comer pizza ou outros alimentos altamente calóricos. Outro truque interessante do aipo é consumi-lo com uma pasta de iogurte, hummus tahine, guacamole ou qualquer outra pastinha light, substituindo a torrada”, afirmou Alix Turoff, RD da Top Balance Nutrition de Nova Iorque.

Você imaginava que poderiam existir alimentos que podem queimar mais calorias que eles próprio contêm? Passará a adotá-los mais em sua dieta agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário