Estudo Mostra que Acordar Cedo Para Malhar Não é a Melhor Opção

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Qual a parte do seu dia que você separa para praticar atividade física? Se a sua resposta foi o período da manhã, antes de ir para o trabalho, saiba que esse não é o momento ideal para malhar, já que o corpo não alcança o melhor rendimento, segundo uma pesquisa britânica. De acordo com o estudo, feito pela Universidade de Birmingham, mesmo as pessoas que possuem um melhor desempenho no começo do dia só atingem o pico da performance nos treinamentos ao meio-dia.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram 20 atletas profissionais – com vários jogadores de hóquei da Inglaterra incluídos no grupo – e os submeteram a seis testes de aptidão que aconteceram das 6h às 10h da noite.

Eles também pediram que os participantes do experimento respondessem a um questionário detalhado, para que pudessem descobrir quais deles eram classificados como cotovias – pessoas que possuem melhor desempenho físico pela manhã – e quais estavam no grupo dos notívagos – que têm a melhor performance no período noturno.

1bboaforma

Ao final dos testes, os cientistas verificaram que os cotovias tiveram o melhor rendimento ao meio-dia. Já para os notívagos, a melhor hora do dia para se exercitar foi poucos antes das 20h e os que se enquadraram no tipo intermediário, tiveram destaque por volta das 16h.

Segundo o Daily Mail, um dos pesquisadores da Universidade de Birmingham, Roland Brandstaetter afirmou que os resultados obtidos com o estudo mostram a importância de dar mais atenção ao relógio biológico do que ao relógio que fica grudado na parede. “O relógio biológico tem um grande efeito porque virtualmente cada célula no corpo tem um relógio. Existem relógios no cérebro, nos órgãos, no coração, no fígado, em tudo. E a sua fisiologia é controlada por esses relógios”.

Ele ainda completou dizendo que uma maneira simples para descobrir se uma pessoa tem um melhor desempenho de dia ou à noite é pensar e analisar sobre quanto tempo demora para que ela se sinta totalmente desperta.

Enquanto quem treina melhor de dia já está alerta aproximadamente 30 minutos depois de levantar da cama, aqueles que possuem a melhor performance no período da noite levam de cinco a seis horas para deixarem de se sentir sonolentos.

Para os atletas profissionais, os resultados da pesquisa podem ser ainda mais relevantes, já que a melhoria de somente 1% na performance pode ser a diferença entre ganhar um campeonato e ser eliminado, ou então alcançar a medalha de ouro e fica fora do pódio.

Você costuma separar que hora do dia para fazer seus exercícios? Acredita ser um cotovia ou um notívago? Comente abaixo sua opinião!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário