Jake Lloyd, 35 anos, deu uma rara entrevista atualizando seu estado de saúde após sua internação. O ator norte-americano precisou passar um período na reabilitação em meio a transtornos mentais.
O ex-astro mirim foi diagnosticado com esquizofrenia e completou recentemente o clico de 18 meses de internação em uma clínica psiquiátrica no Sul da Califórnia, local diferente de onde começou seu tratamento. Agora, o ator que fez parte de filmes como “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” diz que está “muito bem” e tem autonomia para entrar e sair da clínica.
Segundo Lisa, mãe de Jake, um dos principais motivos do progresso no tratamento foi a aceitação dele em tomar os medicamentos corretamente e reconhecer seu diagnóstico para, assim, não ouvir vozes ou agir de forma errática ocasionalmente – o que poderia causar crises mais graves.
Ao ser questionado pelo entrevistador Clayton Sandell, da revista People, como está se sentindo, Lloyd declarou: “Muito bem. Agora posso aceitar continuar o tratamento, a terapia e meus medicamentos. Todos têm sido muito solidários”.
Ademais, o astro disse que “coisas boas” aconteceram durante seu tempo de tratamento. Jake admitiu que precisou chegar ao “fundo do poço” para entender que precisava “participar do tratamento, tomar seus medicamentos e viver com seu diagnóstico”.
O ator também reconheceu a importância do apoio que vem recebendo dos fãs nesse período. “A experiência que tive com os fãs é imediatamente terapêutica. Agora mesmo, continua sendo terapêutica. É algo útil para as pessoas e saudável. Não é algo de que eu fugiria. Eu realmente aprecio o tempo que as pessoas dedicaram a nós. Sou muito grato”, concluiu.
A mãe de Jake celebrou o progresso do filho, mesmo com todos os desafios. “Já está, na verdade, muito melhor do que estava antes. É um grande alívio para mim e para o resto da família. Todos estamos empolgados por ele estar indo tão bem e por estar se esforçando tanto. Agradecemos por isso”, pontua Lisa.
O ator foi diagnosticado com esquizofrenia e depressão durante os anos 2000 e, desde então, se envolveu em vários problemas com a justiça. Lloyd, por exemplo, teve um surto psicótico em março de 2023, quando quase causou um acidente no meio de uma rodovia. Nesse período, ele começou a entender seu transtorno.