Extensão de perna sentado no banco usando elástico – Como fazer e erros comuns

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2022

A extensão de perna sentado no banco usando elástico ajuda a fortalecer a parte inferior do corpo.

Aliás, exercícios de perna com elásticos são muito bons para os músculos e para as articulações, principalmente em casos de reabilitação ou dores. Por isso, o exercício de extensão de perna com elástico pode ser um bom substituto para a extensão de pernas na máquina durante a recuperação de uma lesão muscular nos joelhos, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de ativar os músculos da parte da frente da coxa (quadríceps) e deixá-los mais definidos, a extensão de pernas na posição sentada usando elástico também pode ajudar a melhorar a postura e a melhorar o rendimento em atividades que envolvem corrida e saltos. 

Como fazer extensão de perna sentado no banco usando elástico 

extensão de pernas sentado com elástico

É muito importante entender a execução correta deste exercício para evitar dores e lesões.

Primeiramente, sente-se em um banco e coloque a faixa elástica ao redor dos tornozelos. Mantenha os pés no chão e os braços estendidos ao lado do corpo. Suas mãos podem ficar apoiadas no banco.

Então, eleve uma das pernas até quase esticá-la, tensionando assim o elástico. Enquanto isso, mantenha o outro pé firme no chão. Lentamente, retorne à posição inicial. 

Depois que terminar a sua série, repita o movimento de extensão com a outra perna.

  Continua Depois da Publicidade  

Erros comuns

Dor no joelho
A má execução do exercício pode acarretar em dores e lesões, principalmente no joelho

Treinar usando elásticos não é tão simples quanto parece. Portanto, preste atenção nos erros mais comuns cometidos durante a extensão de perna sentado com elástico, para com isso evitá-los. 

Travar os joelhos

Ao estender a perna para o alto, não estique totalmente o joelho, já que isso pode tensionar demais o local. De fato, travar os joelhos pode sobrecarregar as articulações e aumentar o risco de dores ou lesões locais.

Adicionar muita resistência 

Escolher um elástico muito resistente pode prejudicar o seu treino. O excesso de tensão eleva o risco de causar uma lesão muscular. Além disso, usar uma faixa elástica incompatível com o seu nível de condicionamento físico pode colocar em risco a saúde das suas articulações. 

Fazer o exercício rápido demais

A extensão de pernas sentado usando elástico deve ser feita lentamente para que o músculo possa ser ativado. Do contrário, o elástico não será tensionado o suficiente para conseguir trabalhar as fibras musculares e estimular a hipertrofia muscular nas pernas.

Mais dicas

De modo geral, prezar por uma boa execução previne lesões e dores. Mas se você já tiver uma lesão pré-existente no joelho ou no tornozelo, não faça a extensão de perna com elástico sem conversar com um médico antes.

Além disso, não se esqueça de fazer outros exercícios de perna com elástico para estimular os músculos da parte de trás da coxa (isquiotibiais) garantindo sempre um bom equilíbrio muscular. Um exercício que pode ajudar nesse caso é a flexão de perna com elástico.

  Continua Depois da Publicidade  

Se houver dúvidas na execução correta ou na escolha do elástico, procure um bom professor de educação física que possa te orientar.

Fontes e referências adicionais

Agora que já conhece as opções, você prefere treinar os quadríceps usando um elástico ou na máquina? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário