Farinha Seca Barriga Funciona Mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 18/12/2019

Hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática de exercícios, são fundamentais para manter a forma e deixar a barriga em dia, mas uma ajuda nunca é demais, não é mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Dentre as centenas de produtos à venda que prometem dar uma ajuda para diminuir a barriga, a farinha seca barriga merece destaque por ser mais natural e não pesar tanto no bolso.

Mas será que a tal farinha seca barriga funciona mesmo? Basta acrescentá-la ao cardápio para obter uma barriga chapada em pouco tempo e sem muito sacrifício?

O que é

Antes de conferirmos se a farinha seca barriga funciona mesmo, vamos primeiramente entender do que se trata o produto.

Composta por uma série de farelos obtidos a partir da moagem de ingredientes como maracujá, gengibre, chá verde e hibisco, a farinha seca barriga é uma combinação termogênica que promete acelerar o metabolismo e auxiliar na redução de medidas.

Ao aliar uma série de alimentos funcionais em uma única fórmula, a farinha seca barriga melhora o funcionamento do intestino e estimula o metabolismo, facilitando a queima de gordura e promovendo a eliminação de toxinas.

Composição

A eficácia da farinha seca barriga está diretamente ligada à atuação em conjunto de seus ingredientes, já que seu funcionamento se dá pela combinação de nutrientes que estimulam o metabolismo e o funcionamento do sistema digestivo.

Cada fabricante costuma ter uma receita diferente para a farinha seca barriga, mas no geral os principais ingredientes costumam ser as farinhas de berinjela, linhaça, soja, banana verde e maracujá, entre outras.

Entenda para que serve cada um dos principais ingredientes da farinha seca barriga:

  • Berinjela: a casca do fruto é rica em fibras insolúveis, que não somente ajudam a melhorar o funcionamento do intestino como também servem para reduzir as taxas de colesterol na circulação;
  • Maracujá: possui na casca uma alta concentração de pectina, fibra solúvel que absorve gordura e auxilia no controle dos níveis de glicose e colesterol na corrente sanguínea;
  • Mamão: assim como a fruta fresca, a farinha de mamão é uma excelente fonte de fibras que atuam como um laxante natural e ajudam a manter a regularidade do intestino;
  • Laranja: rica em vitamina C e pectina, a farinha obtida a partir do processamento da casca da laranja serve para estimular a produção de colágeno (combatendo a flacidez) e melhorar o trânsito intestinal, dificultando a absorção de gordura e colesterol;
  • Gengibre: a raiz de gosto forte tem sido utilizada há muitos anos pelos povos asiáticos para melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. Mais recentemente, o gengibre passou a ser visto como um potente termogênico natural, que estimula a queima de gordura e pode auxiliar na perda de peso;
  • Chá Verde: excelente fonte de antioxidantes que melhoram o metabolismo e elevam a utilização de gordura como combustível para as células, o chá verde é um dos principais ingredientes da farinha seca barriga porque também ajuda a combater as inflamações que podem levar ao ganho de peso;
  • Hibisco: assim como o chá verde, o hibisco tem ação termogênica e auxilia na redução dos estoques corporais de gordura;
  • Ameixa: sendo também uma ótima fonte de fibras, a farinha de ameixa colabora para a redução do inchaço abdominal através da melhora do funcionamento do intestino;
  • Banana Verde: a biomassa obtida a partir do cozimento da banana verde é uma ótima fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo nosso organismo e serve para nutrir as bactérias intestinais;
  • Linhaça: a farinha de linhaça (sobretudo a obtida a partir da moagem da linhaça dourada) contém boas doses de ômega 3, 6 e 9, gorduras poli-insaturadas que combatem as inflamações, dificultam a absorção de gordura e aceleram a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.

Como funciona

Como você pode ver acima, a maior parte dos ingredientes que compõem a farinha seca barriga têm como função aumentar o bolo alimentar, trazer saciedade e diminuir a absorção de gordura.

  Continua Depois da Publicidade  

Veja como e por que a farinha seca barriga funciona mesmo abaixo:

– Intestino

Ao consumir a farinha seca barriga de maneira regular, é possível normalizar as funções do intestino, que quando constipado pode ser um dos principais inimigos da barriga chapada.

Afinal, além de distender o abdômen, o intestino preso ainda está relacionado a uma série de inflamações que levam ao acúmulo de gordura e toxinas.

– Glicemia

Outro benefício da farinha seca barriga é que ela pode ser uma ótima aliada do controle glicêmico. Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos – principalmente os refinados, como o pão branco – há uma grande elevação dos níveis de glicose na circulação.

Através de uma série de mecanismos, esse rápido aumento da concentração de açúcar no sangue pode dificultar o controle do apetite, o que pode ser traduzido como fome pouco tempo após se alimentar.

Ao estabilizar a glicose sanguínea, a farinha seca barriga não só desestimula o acúmulo de gordura pelas células como também garante que a saciedade seja mantida por mais tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

– Queima de gordura

Por último mas não menos importante, a farinha seca barriga possui componentes como o chá verde e o gengibre, que estimulam a queima de gordura, contribuindo para uma diminuição das reservas de lipídios nas células armazenadoras de gordura.

Isso ocorre porque, com o metabolismo aumentado, o corpo é obrigado a recorrer aos seus próprios estoques de gordura (principalmente a abdominal) para o fornecimento de energia.

Na prática, a gordura é retirada do abdômen e transportada até o fígado, onde será metabolizada para gerar energia para o corpo manter todas as suas funções metabólicas.

Farinha Seca Barriga Funciona Mesmo?

A combinação de nutrientes da farinha seca barriga nos permite afirmar que sim, a farinha seca barriga funciona mesmo, pois ajuda no controle do apetite e auxilia na diminuição das toxinas acumuladas. Como outros alimentos naturais, no entanto, a farinha seca barriga não funciona de maneira isolada.

Ao acrescentar duas ou três colheres da mistura à sua alimentação diária você estará aumentando significativamente seu consumo de fibras e outros compostos que estão diretamente envolvidos na queima de gordura, mas nenhum deles tem o poder de fazer calorias desaparecem.

Ou seja: a farinha seca barriga emagrece desde que seja combinada com uma dieta hipocalórica (você deve comer menos do que seu corpo gasta) e exercícios físicos. Já ouviu isso antes?

Exato, infelizmente não há milagres quando o assunto é perda de peso de maneira natural e sem medicamentos. Produtos naturais possuem uma ação mais suave, e portanto devem ser encarados como auxiliares do processo de emagrecimento, e não como uma fórmula milagrosa.

Além do mais, vale notar, a farinha contém calorias, e consumi-la em excesso pode até trazer um efeito oposto ao desejado.

Farinha Seca Barriga em Cápsulas

farinha-seca-barriga-2

Além de consumir a farinha seca barriga na forma de farelo, também é possível encontrar a mistura em cápsulas. Embora sejam evidentemente mais práticas para o consumo diário, as cápsulas podem não ser a melhor opção para quem está tentando diminuir as medidas.

Isso porque, além de não saber exatamente o que você está consumindo, o fator saciedade também fica prejudicado. Ao consumir a farinha seca barriga a granel com água, há um melhor controle do apetite, já que as fibras aumentam o volume do bolo alimentar.

Por esse motivo, dê preferência para a farinha seca barriga in natura, e compre somente de marcas conceituadas já estabelecidas no mercado.

Como Tomar

w

Para obter melhores resultados com a farinha seca barriga você deverá sempre combiná-la com bastante líquido – preferencialmente água. Dilua a farinha em um copo com água mineral e tome até 30 minutos antes das principais refeições.

Duas ou no máximo três colheres ao dia já são suficientes para obter todos os benefícios da farinha seca barriga sem correr o risco de exagerar nas calorias.

Caso opte pela farinha seca barriga em cápsulas, a indicação para consumo é a mesma sugerida acima, de uma cápsula antes das três principais refeições. Aqui também vale a recomendação de consumir as cápsulas com água (200-300 ml) 30-50 minutos antes das refeições.

Você conhece alguém que utilize e afirme que a farinha seca barriga funciona mesmo? Tem vontade de experimentá-la para ajudar no processo de emagrecimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (167 votos, média 3,95)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

6 comentários em “Farinha Seca Barriga Funciona Mesmo?”

  1. Eu estou tomando farinha seca barriga…estou amando…ele desincha bastante…e perde peso sim…em uma semana perdi 500 gr…vou continuar tomando?

    Responder
  2. Só Chá eu não fui ao banheiro. Mas quando tomei o chá + a cápsula seca barriga, evacuei várias vezes ao dia. Enfim, vou testar só a cápsula. Parece que o resultado tá na capsula.

    Responder
  3. Olá eu comprei hoje o seca barriga em cápsulas , gostaria de experimentar ele em farinha tbm . Vou começar amanhã ?

    Responder