Fazer Esteira Emagrece? Andar ou Correr?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

É tão fácil perder peso em uma esteira porque os músculos das pernas – um dos maiores do corpo – passa por um exercício. Quando músculos grandes são trabalhados regularmente, eles queimam calorias e ficam mais fortes. Fazer esteira emagrece, mas é preciso entender o processo!

A Eficácia

A esteira é muito fácil de usar e uma corrida para emagrecer é sempre uma boa pedida. Esteiras geralmente têm um timer e calculam a distância caminhada no painel frontal. Esteiras de academia são bem mais complexas e oferecem um exercício mais motivador. Sensores especializados de batimentos cardíacos permitem que você descubra se está exercitando a zona queimadora de gordura ou a cardiovascular durante seus exercícios. Algumas esteiras também têm uma variedade de exercícios, por exemplo exercícios em subida, personal trainer, para queimar gordura, etc, para te motivar a tentar algo novo.

Dependendo da velocidade da sua caminhada, espere queimar cerca de 100 calorias a cada 1,5 quilômetros. Quando maior seu peso, mais você queimará no total. Quanto mais rápido você caminhar, mais calorias serão queimadas. É importante tentar manter um ritmo que te deixa com a respiração um pouco difícil, mas você ainda deve ser capaz de conversar com outra pessoa.

Exercícios

A esteira é a forma perfeita de perder peso devido à sua simplicidade. Se você tem dificuldades para subir nela na academia, peça ajuda a alguém que trabalha ali. Um dos melhores exercícios – especialmente se você é novo – é a caminhada básica. Encolha a barriga, coloque os ombros para trás e caminhe em um ritmo em que você se sinta confortável. Se caminhada na esteira for feita de forma consistente, você sentirá melhoras definitivas no seu ritmo de respiração e de caminhada. Os benefícios da caminhada incluem:

  • Metabolismo acelerado, mesmo depois de o exercício ter sido feito;
  • Baixa natural da pressão arterial;
  • Pernas, nádegas e abdômen tonificados.

Demais?

Não tente fazer muito, muito cedo, também, especialmente se você não está acostumado com exercícios. Uma esteira é perfeita para correr – especialmente quando o clima está úmido ou com muito vento – mas caminhar também faz bem. Treinos em intervalos é um exercício perfeito para usar com a esteira para perder peso. Tente começar caminhando a 5 km/h por 1 a 2 minutos, e depois aumente o passo para trabalhar o coração. Depois de um minuto, volte ao ritmo mais lento. Iniciantes que usam a esteira não devem usar o treino de intervalos logo de cara, já que pode ser difícil de manter e pode até desmotivar alguns indivíduos de continuarem com os exercícios a longo prazo.

Sempre há uma melhora na forma física quando exercícios são feitos consistentemente. A esteira é a forma perfeita de perder o excesso de peso do corpo todo. Se você vai começar a academia sozinha, leve um MP3 player. A música é extremamente motivadora e pode levar sua mente a novas fronteiras.

4 Exercícios na Esteira para Queimar Gordura

Fazer esteira emagrece porque é um aparelho de exercícios que, como todos sabemos, pode te ajudar a queimar gordura e calorias no conforto da sua casa. Baseada em uma premissa simples, a esteira é uma faixa que se move a uma velocidade estabelecida, e quer caminha ou corre durante exercícios na esteira para acompanhar a velocidade da faixa. Inclinar a rampa adiciona resistência extra e um exercício mais pesado.

Aqui estão 6 exercícios na esteira que você pode usar para queimar gordura:

1. Caminhada Simples

Usando esse método, você estabelece uma velocidade baixa na esteira e começa a caminhar. Esse exercício é especialmente bom se você quer assistir TV enquanto se exercita. Assim você não está pulando muito e você ainda queima calorias e gordura. Uma boa duração para esse exercício é cerca de 45 minutos em um bom ritmo.

2. Caminhada Energizada

Essa é um pouco diferente da caminhada normal. Ela envolve um ritmo mais rápido e muito mais movimento dos braços e do torso. É um exercício mais intenso e deve ser feito por cerca de 30 minutos, seguidos de 15 minutos de caminhada normal para desacelerar.

3. Esteira e Musculação Juntos

Se você quer mais da esteira, você pode incorporar um pouco de musculação em conjunto com a caminhada. Não estamos falando de pesos muito pesados, mas adicionar alguns quilos nos pulsos e canelas, assim você pode construir músculos assim como fazer um exercício cardio para o coração e pulmões. Se certifique de se alongar, especialmente antes de usar os pesos. Isso aumentará a quantidade de calorias e gordura que você queima durante os exercícios na esteira.

4. Sessões Específicas

Um exemplo de exercício na esteira é fazer o seguinte por 45 minutos:

  • Caminhada 5 minutos
  • Caminhada Energizada 5 minutos
  • Corrida 2 minutos
  • Repita 3 vezes
  • Caminhada para desacelerar por 10 minutos

Se você quer aumentar o efeito do exercício na esteira, você pode adicionar de meio a um quilo nos pulsos e canelas durante o exercício para aumentar o efeito e os resultados. Ou, como alternativa, você pode, se a sua esteira pode inclinar, adicionar uma inclinação leve para simular uma subida. Isso aumenta a quantidade de energia e esforço que você tem que fazer para caminhar a mesma distância.

Outro exemplo de uma sessão típica na esteira seria esse exercício, por um total de 30 minutos:

  • Caminhada para aquecer por 4 minutos em um ritmo acelerado
  • Caminhada energizada por 2 minutos
  • Corrida por 2 minutos
  • Repetir os primeiros 2 segmentos 6 vezes
  • Desacelerar com uma caminhada leve por 3 minutos

Por fim, um exercício simples, e ainda assim muito eficaz, de esteira e musculação, que dura 50 minutos seria algo assim:

  1. Caminhada acelerada por 30 minutos
  2. Musculação por 20 minutos

Como qualquer exercício bem feito, fazer esteira emagrece, mas você deve fazê-lo todos os dias para conseguir o máximo de resultados. O único dia da semana que você pode descansar completamente e pular os exercícios é o domingo. Sempre se lembre de se alongar antes e depois de cada exercício na esteira para proteger seus músculos e beba bastante água enquanto se exercita.

Você gosta de frequentar as aulas de academia? O que acha da esteira? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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98 comentários em “Fazer Esteira Emagrece? Andar ou Correr?”

  1. ANDO 5 MINUTOS A 4KM POR HORA, DEPOIS AUMENTO PARA 6 KM/H E ANDO MAIS 5, CORRO EM 8KM/H POR MAIS CINCO E VOLTO A 6 KM/H POR MAIS CINCO E ASSIM VOU FAZENDO ATE CHEGAR A 30 MINUTOS. TA CORRETO?

  2. Olá tenho 52 anos faço esteira todos os dias,10 minutos 1 andando e 1 correndo. Depois faço 10 minutos de ilimitado acelerando a cada 30 segundos. E finalizo com 15 minutos de bicicleta isto está correto

  3. Boas, ótimo, tudo explicado 🙂
    Tenho 23 anos, 1,60 e 76 kg queria chegar aos 70 kg até ao natal. Sigo uma nutricionista que me passou um plano de 1000 kcal, adaptei bem. Andava num ginásio mas aqui são muito caros. Portanto comprei uma passadeira e uns pesos para as pernas e halteres de 5 kg para os braços. Quantas horas, velocidades recomenda por dia?
    Visto que de seguida farei musculação por 30 min
    Obrigado desde ja

  4. fiz gastroplastia ha 3 anos, uma hernia incisional ha 2 anos e uma abdominoplastia ha 7 meses. Começei academia ha 3 meses, mas só estou fazendo aeróbico, por enquanto, e devo começar incluir aparelhos agora. Faço 30 minutos esteira caminhada energica e moderada, 20 minutos de bike, peso 2, 20 minutos de Eliptico, peso 01. Por sentir dores nos quadris, o medico pediu para evitar exercícios de impacto. Será que desta forma está bom? esta semana devo começar os aparelhos para fortificar pernas e braços. Não quero mais fazer cirurgias reparadoras para braços e pernas, nem seios. Tenho pele flacida, não muita, mas tenho. Tks

  5. Boa tarde, tenho 1,59 e 63.7, estou na acadêmica há 3semanas, faço diariamente 15 min de esteira ou elíptico, e 40 a 50 min de musculação, estou tentando melhorar meu condicionamento antes de partir para o spining eo junp, eestou fazendo reeducação alimentar, tenho muita gordura e abdominal, é possível perder desta forma?

  6. ola faco esteira pelo menos 4 vezes na semana 1:30 por dia ando 10 minutos numa velocidade de 6 km por hora e corro 5 minutos numa velocidade de 10 km por hora faco isso ate dar 1 hora e 15 minutos,os outros 15 minutos restante ando na velocidade de 6 km por hora.estou fazendo certo ou errado

  7. Bom dia, tenho 39 anos 1.51 e 56 kg, preciso perder 4 kg
    Estou fazendo academia a dois meses mas ainda na perdi peso, faço uma hora de esteira de segunda a sexta, com corrida e caminhada, uma hora jump na segunda, uma hora de alongamento na terça e quinta, e uma hora e step na quarta e musculação com pesos leves. O que pode estar errado pra não conseguir perder peso?

  8. ola, eu fiz redução de estomago(bariátrica) ha quase 3 anos, e abdominoplastia ha 4 meses. Com a liberação médica iniciei, ontem, academia, com objetivo de enrijecer pernas e braços e, também, perder mais umas gordurinhas extras do culote e não forma mais barriga, já que não fiz lipoaspiração, só abdominoplastia (tirei excesso de pele). A treinadora da academia, ontem na primeira aula, me passou 30 minutos caminhando normal na esteira, mais 20 minutos pedalando na ergométrica e 10 minutos num aparelho que parece que vc está pedalando em pé, não me lembro o nome. Me senti bem. Ela disse que iniciou com aeróbico para eu poder ativar meu metabolismo, que é lento e, hoje, começarei, também, aparelhos de enrijecimento. Tenho 49 anos, quase 50 anos, e não tenho nenhuma comorbidade. É isso mesmo???? este treino. Pq a gente acha que já tem que chegar e sentar nos aparelhos, quer sair na primeira aula toda durinha, e não é assim. Me responda, esta sequência, inicialmente, está certa? Abraço, seu site é otimo

  9. estou entrando no segundo mês de academia, faço de segunda a sexta das 16 as 18, o primeiro aparelho que uso é a esteira, primeiro mês fiz 5 km entre caminhas e corridas, a partir de hoje fiz 6 km, sendo que corro 1 km e caminho outro, ta certo? só to fazendo aparelhos aeróbicos, pq preciso eliminar pelo o menos 6 kilos pra iniciar na musculação…. 6 km, calculei uma queima de 400 calorias por dia só na esteira, se eu continuar assim, será se conseguirei perder pelo o menos 10 kilos daqui pra julho??? cortei alguns alimentos e inclui outros mais saudaveis tbm…. me ajuda… tenho 1.61, to pesando 73 kgs, 34 anos, 1 filha de 4 anos e meio…. obrigada!!!

  10. Ola bom dia retornei a academia faz um mês então faco esteiras todos dias eu que uma aerie de exercícios na esteira e termos de tempo de corrida e de caminhada

  11. Olá, estou caminhando já faz uma semana na velocidade 5km todos os dias por uma hora tenho 1,67 e pesava 60 kilos agora estou com 61,5 o que está aontecendo ?

  12. oi , eu gostaria de uma opniao, gosto muito de fazer exercicios aerobicos, duas vezes por semana eu faço 1 hora de esteira, alternando 30 minutos na esteira a uma velocidade de 8,5 e 30 minutos no elipdico, e 3 vezes na semana eu corro 15 minutos para aquecimento, e depois da musculação eu corro 25 minutos para finalizar o treino, as vezes quando estou mais animado corro 1 hora direto na esteira, alternando 5 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada, ta legal dessa forma? na esteira qual exercicio vc indicaria para perder mais calorias?

    • Quer perder peso gorduxa ? Tem que parar de comer DOCES E PIZZA.
      45 minutos na esteira na velocidade 5 está muito bom. 6 vezes por semana né preguiçosa
      Boa sorte, abraço

    • Olá Daniela ! Pára de comer doces e pizza, assim você pode perder até 6 kg por semana, fazendo 1 hojra por dia de esteira na velocidade 6.

    • Olá Luciano! Deixe de ser uma BICHA e CORRA na esteira sem se apoiar nas barras que nem mulherzinha.
      Velocidade 7 já está bom.

  13. ola adorei essa materia e gostaria de obter uma ajuda de vcs,é o seguinte;
    tenho 50 anos não faço caminhada e nem um tipo de exercicios,tenho hernia de disco,mas gostaria de fazer exercicios na esteira,ou seja caminhada leve,gostaria que vcs me orientasse quanto ao tipo de esteira devo comprar,e se possivel algumas dicas para mim de como usa-la . desde ja agradeço.

  14. Olá, estou fazendo 40 min de esteira, 10 de bicicleta e depois mais 20 de esteira!
    Está correto?
    Gostaria de perder 20 kilos, quando tempo mais ou menos eu consigo atingir esse objetivo?

    • Apenas tome cuidado com o overtraining, mas seguindo assim você conseguirá atingir seus resultados. Cuide também da sua alimentação e boa sorte!

  15. Olá, estou fazendo 40 minutos de esteira, 10 de bicicleta e depois volto pra esteira e faço mais 20 minutos!
    Está correto ou acha que devo mudar algo?

    • Cuidado para não sobrecarregar e acabar cansando, mas se continuar assim você vai emagrecer. Apenas tome cuidado com a alimentação correta.

  16. Ola, tenho 1,74 de altura e peso atualmente 76 kl, comecei esta semana essa serie na esteira mas ao terminar estou transpirando bem pouco e não me sinto nem um pouco cansado, isto é normal ou eu devo fazer alguma alteração?

    • Tente dar uma cansada maior, Guilherme! Aumente a velocidade se você aguentar, ou a inclinação da esteira.