Fazer Esteira Emagrece? Andar ou Correr?

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

É tão fácil perder peso em uma esteira porque os músculos das pernas – um dos maiores do corpo – passa por um exercício. Quando músculos grandes são trabalhados regularmente, eles queimam calorias e ficam mais fortes. Fazer esteira emagrece, mas é preciso entender o processo!

A Eficácia

A esteira é muito fácil de usar e uma corrida para emagrecer é sempre uma boa pedida. Esteiras geralmente têm um timer e calculam a distância caminhada no painel frontal. Esteiras de academia são bem mais complexas e oferecem um exercício mais motivador. Sensores especializados de batimentos cardíacos permitem que você descubra se está exercitando a zona queimadora de gordura ou a cardiovascular durante seus exercícios. Algumas esteiras também têm uma variedade de exercícios, por exemplo exercícios em subida, personal trainer, para queimar gordura, etc, para te motivar a tentar algo novo.

Dependendo da velocidade da sua caminhada, espere queimar cerca de 100 calorias a cada 1,5 quilômetros. Quando maior seu peso, mais você queimará no total. Quanto mais rápido você caminhar, mais calorias serão queimadas. É importante tentar manter um ritmo que te deixa com a respiração um pouco difícil, mas você ainda deve ser capaz de conversar com outra pessoa.

Exercícios

A esteira é a forma perfeita de perder peso devido à sua simplicidade. Se você tem dificuldades para subir nela na academia, peça ajuda a alguém que trabalha ali. Um dos melhores exercícios – especialmente se você é novo – é a caminhada básica. Encolha a barriga, coloque os ombros para trás e caminhe em um ritmo em que você se sinta confortável. Se caminhada na esteira for feita de forma consistente, você sentirá melhoras definitivas no seu ritmo de respiração e de caminhada. Os benefícios da caminhada incluem:

  • Metabolismo acelerado, mesmo depois de o exercício ter sido feito;
  • Baixa natural da pressão arterial;
  • Pernas, nádegas e abdômen tonificados.

Demais?

Não tente fazer muito, muito cedo, também, especialmente se você não está acostumado com exercícios. Uma esteira é perfeita para correr – especialmente quando o clima está úmido ou com muito vento – mas caminhar também faz bem. Treinos em intervalos é um exercício perfeito para usar com a esteira para perder peso. Tente começar caminhando a 5 km/h por 1 a 2 minutos, e depois aumente o passo para trabalhar o coração. Depois de um minuto, volte ao ritmo mais lento. Iniciantes que usam a esteira não devem usar o treino de intervalos logo de cara, já que pode ser difícil de manter e pode até desmotivar alguns indivíduos de continuarem com os exercícios a longo prazo.

Sempre há uma melhora na forma física quando exercícios são feitos consistentemente. A esteira é a forma perfeita de perder o excesso de peso do corpo todo. Se você vai começar a academia sozinha, leve um MP3 player. A música é extremamente motivadora e pode levar sua mente a novas fronteiras.

4 Exercícios na Esteira para Queimar Gordura

Fazer esteira emagrece porque é um aparelho de exercícios que, como todos sabemos, pode te ajudar a queimar gordura e calorias no conforto da sua casa. Baseada em uma premissa simples, a esteira é uma faixa que se move a uma velocidade estabelecida, e quer caminha ou corre durante exercícios na esteira para acompanhar a velocidade da faixa. Inclinar a rampa adiciona resistência extra e um exercício mais pesado.

Aqui estão 6 exercícios na esteira que você pode usar para queimar gordura:

1. Caminhada Simples

Usando esse método, você estabelece uma velocidade baixa na esteira e começa a caminhar. Esse exercício é especialmente bom se você quer assistir TV enquanto se exercita. Assim você não está pulando muito e você ainda queima calorias e gordura. Uma boa duração para esse exercício é cerca de 45 minutos em um bom ritmo.

2. Caminhada Energizada

Essa é um pouco diferente da caminhada normal. Ela envolve um ritmo mais rápido e muito mais movimento dos braços e do torso. É um exercício mais intenso e deve ser feito por cerca de 30 minutos, seguidos de 15 minutos de caminhada normal para desacelerar.

3. Esteira e Musculação Juntos

Se você quer mais da esteira, você pode incorporar um pouco de musculação em conjunto com a caminhada. Não estamos falando de pesos muito pesados, mas adicionar alguns quilos nos pulsos e canelas, assim você pode construir músculos assim como fazer um exercício cardio para o coração e pulmões. Se certifique de se alongar, especialmente antes de usar os pesos. Isso aumentará a quantidade de calorias e gordura que você queima durante os exercícios na esteira.

4. Sessões Específicas

Um exemplo de exercício na esteira é fazer o seguinte por 45 minutos:

  • Caminhada 5 minutos
  • Caminhada Energizada 5 minutos
  • Corrida 2 minutos
  • Repita 3 vezes
  • Caminhada para desacelerar por 10 minutos

Se você quer aumentar o efeito do exercício na esteira, você pode adicionar de meio a um quilo nos pulsos e canelas durante o exercício para aumentar o efeito e os resultados. Ou, como alternativa, você pode, se a sua esteira pode inclinar, adicionar uma inclinação leve para simular uma subida. Isso aumenta a quantidade de energia e esforço que você tem que fazer para caminhar a mesma distância.

Outro exemplo de uma sessão típica na esteira seria esse exercício, por um total de 30 minutos:

  • Caminhada para aquecer por 4 minutos em um ritmo acelerado
  • Caminhada energizada por 2 minutos
  • Corrida por 2 minutos
  • Repetir os primeiros 2 segmentos 6 vezes
  • Desacelerar com uma caminhada leve por 3 minutos

Por fim, um exercício simples, e ainda assim muito eficaz, de esteira e musculação, que dura 50 minutos seria algo assim:

  1. Caminhada acelerada por 30 minutos
  2. Musculação por 20 minutos

Como qualquer exercício bem feito, fazer esteira emagrece, mas você deve fazê-lo todos os dias para conseguir o máximo de resultados. O único dia da semana que você pode descansar completamente e pular os exercícios é o domingo. Sempre se lembre de se alongar antes e depois de cada exercício na esteira para proteger seus músculos e beba bastante água enquanto se exercita.

Você gosta de frequentar as aulas de academia? O que acha da esteira? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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98 comentários em “Fazer Esteira Emagrece? Andar ou Correr?”

  1. Gosto de de fazer exercício de esteira faço todos os dias uma hora e musculação 40 minutos muito bom

  2. Não encontrei ainda nenhuma forma de calcular o gasto calórico utilizando esteira com inclinação. Como posso fazer esse cálculo? Por exemplo: eu tenho 45 anos e 75Kg, faço caminhada na esteira com inclinação de 15%, e caminho a 7,3Km/h. Ao final do exercício a contabilização da esteira é de 1000Calorias. Esse cálculo é confiável, pelo menos por aproximação?

  3. Faz algum tempo que estou fazendo esteira com inclinação de 15% e caminhada a 7,1Km/h durante 1:10hs, o que dá um pouco mais 8Km por dia, 4 dias por semana. Eu só não consegui calcular a perda calórica desse tipo de exercício. Tenho 45 anos e 170cm de altura e perto de 75Kg. Existe alguma maneira para se calcular essa perda com a esteira nessa elevação e com esse rítimo? Ou o que é calculado pela esteira é uma boa referência (cerca de 1000 por sessão)?

  4. Eu faço 20 minutos de corrida na esteira, 4 vezes por semana na velocidade entre 7,8,9 . Estou ficando com as pernas grossa , está certo .

  5. Olá, meu nome é Emanuel
    Faço academia a noite, musculação e esteira.
    Chego na academia e faço 10 min de esteira 5 correndo e 5 andando rápido, depois faço musculação e ao final de tudo faço novamente esteira corro 10 min 5 andando e 5 correndo, meu treino está correto? O que preciso mudar?

  6. ola
    meu nome é Eduardo, eu tenho 36 anos, 1,75m e infelizmente to com 140 kilos, pois vacilei demais e acabei engordando muito.
    eu queria saber uma coisa
    eu caminhei na esteira hoje, na velocidade 5.0 mas não aguentei mais que 20 minutos…porém, suei bastante..
    isto é normal ou tem algo de errado?
    eu conseguia caminhar 40 minutos antes normalmente, mas desta vez cansei demais.
    será que é pq eu fiquei muito tempo sem fazer exercicios, e dai meu corpo sentiu muito?
    em relação a perda, mesmo só com 20 minutos, eu perdi alguma coisa?

    • Com certeza é pelo tempo parado. Reacostumando-se a se exercitar, você voltará a aguentar. Você começará a perceber resultados em algumas semanas.

      • valeu pela dica Julio.
        vou seguir isto e indo devagar mesmo
        acho que fazendo isto ate o final do ano vou perder muito e voltar a ter o condicionamento de antes

    • Olá Eduardo.
      Tenho 1,80m e também 36 anos. Em julho do ano de 2017 me encontrei com 125 quilos. Eu sempre fui muito ativo, corria umas duas a três vezes por semana, jogava futebol mas no ano de 2016 dei uma relaxada e praticamente me tornei um sedentário. Em resultado, ganhei quilos de gordura e diminui consideravelmente o meu condicionamento físico. Em julho do ano passado retornei para as atividades físicas, voltando a correr no solo. Só que como eu acredito que ocorre na maioria das pessoas, fui com muita sede ao pote e acabei que em novembro tive uma lesão na coxa e sofri muito com canelite. Consegui baixar o peso (hj com 106 + ou -). Atualmente estou quase 100% sarado da lesão da coxa, faço 5k facilmente. um modo que encontrei de evitar a canelite foi correr na esteira da academia, pois possuem molas e amortecem bastante a aterrizagem. Ainda estou no processo de perda de peso (meta abaixo dos 100 quilos) e hoje efetuo treinos de HIIT. Um conselho que eu te dou é o seguinte: respeite o seu corpo e suas limitações, vá com calma pq nada irá acontecer de forma instantânea, você conseguirá alcançar seus objetivos se tiver comprometimento, competência e motivação. Ainda estou no processo e sei que não é fácil, mas é muito prazeroso vestir roupas que antes eram apertadas e sentir soltas no corpo, isso é uma das coisas que muito me motivam a manter o foco. Grande abraço e sucesso aí na sua empreitada.

      • muito obrigado pelo conselho Mayckel…
        eu to fazendo o dieta e saudade, aquele app famoso.
        quando me pesei, fiquei um pouco triste, mas se tiver persistencia, isto vai sumir rapidinho…
        a ultima vez q me pesei tava com 125 kilos…sei bem o que é relaxar rsrsrs.
        mas valeu pelo conselho…
        vou continuar seguindo a dieta e fazendo exercicio devagar que sei que vou conseguir perder tudo que preciso tendo paciencia e perseverança

  7. olá, preciso de uma dica de exercicio na esteira, o maximo que consigo correr são 2 minutos, como iniciante, posso fazer 3 vezes por semana. posso tentar intercalar com a bicicleta ergometrica,mas gostaria de saber uma dica de exercicio especificando o km e tempo.preciso perder 5 kg , tenho 69kg,

  8. Faço musculação e esteira dia sim, dia n, gostaria de saber como faço pra ajudar na musculatura das pernas e glúteos?

  9. Olá! Tenho 1,70 e peso 70 kg estou caminhando na esteira durante 40 min , 5 vezes na semana. Corro 20 minutos e ando 10 minutos. Estou fazendo corretamente? Quero muito emagrecer.
    Obrigada.

  10. Olá tenho 33 anos 68kg pretendo perder 5 kilos quanto tempo de esteira eu preciso três vezes por semana e quanto tempo consigo alcança esse objetivo? Com uma alimentação saudável