Filho de LeBron James sofre parada cardíaca em treino. Doença pode afetar jovens?

publicado em

O filho mais velho do famoso astro da NBA LeBron James, Bronny James, passou por uma experiência angustiante na segunda-feira (24/07). Durante um treino com o time de basquete da Universidade do Sul da Califórnia (USC), o jovem de 18 anos sofreu uma parada cardíaca e precisou ser internado.

De acordo com o comunicado emitido pela família James, na terça-feira seguinte, ele estava fora da unidade de terapia intensiva e em condição estável. Já na quinta-feira (27/07), Bronny recebeu alta do hospital onde estava internado.

Doenças do coração também afetam jovens? 

Bronny James sofre parada cardíaca em treino.
Imagem: Reprodução Instagram/ via: @bronny

O incidente traz à tona uma questão: as doenças do coração também afetam os jovens? Embora não tenham sido revelados detalhes específicos sobre o caso de Bronny, é importante destacar que a literatura médica apresenta relatos de problemas cardíacos em crianças, adolescentes e jovens. 

Por exemplo, estimativas indicam que aproximadamente 3% a 5% das pessoas em idade pediátrica têm hipertensão, enquanto de 10% a 15% apresentam pressão arterial elevada.

Parada cardíaca

Bronny, filho do astro LeBron James.
Imagem: Reprodução Instagram/@bronny

Mas o que exatamente é uma parada cardíaca? Ela ocorre quando o coração deixa de bater ou não pulsa eficientemente, resultando na interrupção do fluxo sanguíneo para o corpo e, consequentemente, na falta de oxigênio para os órgãos e tecidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, sem oxigênio suficiente, o cérebro e outros órgãos vitais podem sofrer danos irreversíveis em apenas alguns minutos.

Existem diferentes causas possíveis para uma parada cardíaca, incluindo o infarto do miocárdio, popularmente conhecido como “ataque cardíaco“. Além disso, arritmias cardíacas, traumas e o abuso de substâncias podem aparecer entre as possíveis explicações para uma parada cardíaca.

Arritmia

O cardiologista Sérgio Rassi, membro do Conselho Deliberativo e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) explicou ao G1 que é comum confundir infartos com arritmias cardíacas, as quais podem ter várias causas, sendo quase todas predisposições genéticas.

Rassi destacou algumas condições genéticas que podem levar a arritmias, tais como: 

  Continua Depois da Publicidade  
  • Síndrome de Wolff-Parkinson-White
  • Dispalsia arritmogênica de ventrículo direito
  • Hipertrofia assimétrica septal
  • Síndrome de Brugada
  • Síndrome do QT longo
  • Fibrilação ventricular primária
  • Intervalo QT curto (repolarização precoce)

Essas situações podem desencadear taquicardias ventriculares, que, em última instância, podem levar à morte súbita, sendo confundidas com infarto do miocárdio, muito raro na faixa etária, completou o cardiologista.

Além disso, o especialista apontou a existência de uma possível relação entre essas alterações cardíacas e picos de estresse ou ataques de pânico.

Essas situações em que ocorrem descargas de adrenalina no sangue podem servir como gatilhos para arritmias, mas somente em indivíduos que já possuem predisposição para o problema, afirmou Rassi. As informações são do G1.

Você já estava sabendo do caso do filho do LeBron James? Conhece algum jovem que teve problemas cardíacos? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário