Fisioton engorda? Quais são seus efeitos e benefícios?

Especialista da área:
atualizado em 03/04/2021

O Fisioton é um medicamento feito a partir da plante Rhodiola Rosea, e seu uso, assim como acontece com outros medicamentos naturais, vem sempre acompanhado da dúvida: Ele engorda ou emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

Essa planta, também conhecida como raiz de ouro é utilizada como um remédio natural há séculos, e recentemente seus efeitos vem sendo estudados por pesquisadores de todo o mundo.

Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre esse medicamento, seus efeitos no organismo e descobrir também se ele engorda ou não.

O que é Fisioton?

fisioton

O fisioton é um medicamento muito usado para tratar problemas como:

  • Fadiga;
  • Esgotamento;
  • Diminuição da força física;
  • Problemas de concentração.

Além disso, ele ajuda a melhorar a capacidade de trabalho físico, tanto para atletas quanto para pessoas que não realizem atividades físicas tão intensas.

Como usar?

A dose usual de fisioton é de um comprimido de 400 mg ao dia, usado preferencialmente pela manhã. E quanto ao tempo de uso, este irá depender do problema que estiver sendo tratado.

Mas é importante lembrar que as recomendações de uso devam ser feitas sempre por um profissional habilitado.

Fisioton engorda?

Não, o Fisioton não é um medicamento que leva ao ganho de peso. Além disso, seus efeitos podem ajudar no emagrecimento, já que ele pode aumentar a disposição e melhorar a performance nos exercícios, como veremos mais adiante.

Principais efeitos e benefícios do Fisioton

O Fisioton pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, e seus efeitos são alvo de uma série de estudos em todo o mundo. A seguir vamos conhecer os efeitos que já foram comprovados pela ciência:

1. Pode reduzir o estrese

A Rhodiola rosea contém substâncias que ajudam o corpo a lidar melhor com o estresse, diminuindo o aparecimento de sintomas do problema, como fadiga e ansiedade.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve ao seu efeito na liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, como demonstrado em um estudo publicado no periódico International journal of psychiatry in clinical practice.

2. Pode melhorar a função cerebral

Além de melhorar o funcionamento físico, o Fisioton pode contribuir para a melhora das funções cognitivas e de memória, principalmente em situações estressantes.

Por isso, o medicamento pode ajudar pessoas que trabalham ou estudem à noite, desde que seu uso seja feito de forma correta, e sempre orientado por um profissional de saúde.

3. Ajuda a melhorar a performance em exercícios

Outro efeito do Fisioton é a melhora da capacidade física, devido principalmente ao aumento do tempo de exaustão, ou seja, o corpo consegue suportar o exercício por mais tempo.

4. Pode ajudar no tratamento da diabetes

Por fim, a Rhodiola rosea pode ajudar a controlar a glicemia e evitar complicações de saúde em pessoas com diabetes tipo 2.

Entretanto, esse efeito, que foi demonstrado em um estudo publicado na revista Frontiers in pharmacology, ainda precisa ser mais bem estudado, para avaliar as doses necessárias e a melhor forma de utilizar o medicamento.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Fisioton são raros, mas quando ocorrem incluem:

  • aumento dos batimentos cardíacos;
  • insônia;
  • agitação;
  • dores de cabeça;
  • palpitações;
  • tremores;
  • desconfortos gástricos, como gases ou diarreia.

Contraindicações

Embora seja um medicamento considerado seguro, o Fisioton não deve ser usado por alguns grupos de pessoas, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Pessoas com alergia à Rhodiola rosea ou aos componentes da fórmula;
  • Crianças menores de 12 anos de idade.

Além disso, grávidas ou mulheres que estejam amamentando devem sempre consultar um médico antes de iniciar o tratamento com Fisioton.

Quanto custa e onde encontrar?

O Fisioton pode ser facilmente encontrado em farmácias e drogarias, e seu valor pode variar de 30 a 100 reais, dependendo da quantidade de comprimidos.

Dicas e cuidados

  • O Fisioton é um medicamento natural que pode causar efeitos colaterais. Então, antes de começar a usá-lo, procure a orientação de um profissional de saúde;
  • Sempre siga a orientação de seu médico sobre o uso do Fisioton, e não modifique a dose ou horários, e nem pare de usar sem o conhecimento dele;
  • Por fim, o Fisioton pode interagir com outros medicamentos, principalmente aqueles usados para tratamento de transtornos mentais. Por isso, é importante informar ao seu médico sobre o uso de qualquer remédio ou suplemento que esteja usando.
Fontes e referências adicionais

Você tem algum sintoma que justifique o tratamento com Fisioton? Já tomou esse medicamento? Por que motivo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (299 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

38 comentários em “Fisioton engorda? Quais são seus efeitos e benefícios?”

  1. Estou no 6 comprimido de Fisioton , e estou tendo pesadelos a noite , não estou dormindo bem por isso . Sono conturbado. Alguém mais ?

  2. Já é a terceira vez que tento fazer tratamento com o fisioton, por indicação médica mas não consigo tomar mais que 15 dias. Meu apetite aumenta muito, fico inchada e acabo engordando. Também me dá muita palpitação e fico mais agitada , além do que já sou. Faço o tratamento pra aumentar meu cortisol e melhorar meu sono, mas em nenhuma das vezes que tomei melhorei.

    • Se vc for ansiosa como eu , realmente ela piora , eu até parei de usar . Mas se vc tomar com óleo de krill aí é melhor pois o óleo de krill ele tira ansiedade. O krill vc acha no mercado livre , tomo a 3 anos . Melhor que antidepressivo , oxalato de escitalopram , paroxetina etc… Boa sorte .

  3. Eu estou tomando, pra mim está sendo ótimo,o único problema é que tá me fazendo reter líquido,em questão do apetite, não alterou em nada.

  4. Fisioton pra mim regulou meu apetite , tirou a vontade de comer doces . Aconselho a vcs a não tomar nada derivado de café ou cafeína que o resultado será bem melhor.

  5. É incrível como um fitoterápicos pode trazer tantos benefícios, Fisioton na primeira semana sentir uma leve ansiedade , conforme foi passando tempo a ansiedade diminuiu o cansaço na falta de memória também , mais o que me chamou a atenção foi a questão de regular o apetite , gente ele tirou minha vontade de comer doce , e parece que ele regula a fome , antes eu conseguia comer além da conta , agora parece que ele bloqueia e se eu insisti em comer mais aí eu vômito . É interessante pois já sou magra e não preciso emagrecer muito menos ter controle , então pra mim teve efeitos positivos .
    Coisas que eu percebo que abrem o apite ; café e bebida a base de cafeína , evite essas bebidas que teu apetite vai melhorar .

  6. Comecei tomar hoje pois me sinto cansada muita ansiedade não tenho vontade de fazer nada em fim vou tomar com fé pra da tudo certo em nome de Deus vai da certo

  7. Tomo Fiisioton a dois meses. No meu caso fez grande efeito. O cansaço, o stress, meu humor realmente mudou . Me sinto muito melhor! E não tive mudança no apetite. Indico pois me fez muito bem