Fruta Pão Engorda? Calorias e Análise

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

A fruta pão é uma fruta tropical e nativa da Polinésia. Ela tem uma textura parecida com a do pão e é por isso que ela se chama assim. Mas será que a fruta pão engorda ou será que ela é boa para a sua dieta? Veja a seguir uma análise completa sobre essa fruta e suas calorias.

Sua polpa é verde amarelada ou marrom amarelada com uma textura macia, cremosa e sabor doce. Em muitas regiões tropicais, a fruta pão é um alimento básico e é consumido crua, cozida no vapor, assada ou até mesmo frita. Quando cozida, a fruta ganha uma textura semelhante à da batata ou parecida com pão amolecido.

Se você gosta ou se interessa por ela, vale a pena conhecer também os 6 benefícios e propriedades da fruta-pão, que pode ser uma fonte de energia, de aminoácidos e muitos outros.

Também é importante conhecer e aprender a fazer as receitas light com a fruta-pão, que podem ser ainda mais gostosas do que a própria fruta em si, além de serem fáceis e práticas de serem feitas.

E talvez você também se interesse por conhecer e experimentar outras frutas exóticas e seus benefícios, já que você gosta e se interessa pela fruta-pão. Não deixe de conferir.

Algumas pessoas que já ouviram falar dessa fruta e estão em dieta voltada para a perda de peso se perguntam se a fruta pão engorda ou pode ser adicionada a sua dieta. Para saber mais sobre essa fruta e se ela pode ser inserida no seu cardápio sem medo, veja as informações abaixo.

Calorias da fruta pão

É importante saber os valores nutricionais para entendermos se a fruta pão engorda ou não. Em uma fruta pão crua de 100 gramas existe:

  • Calorias totais – 103
  • Carboidratos – 27,12 gramas
  • Proteína – 1,07 gramas
  • Água – 70,65 gramas
  • Fibra dietética – 4,9 gramas
  • Gordura – 0,23 gramas
  • Potássio – 490 miligramas 

Fruta pão engorda?

A fruta pão pode ter mais calorias do que muitas frutas, mas não é das mais calóricas existentes, como o abacate por exemplo. Obviamente não se pode abusar da fruta, mas pode ser consumida de vez em quando, preferencialmente crua, para obter os benefícios advindos de suas vitaminas e minerais sem sofrer alterações do cozimento.

Se você engordar, não necessariamente o problema está no consumo da fruta, mas sim nos outros alimentos que possa ter ingerido ou no sedentarismo. Se você estiver consumindo calorias em excesso e não estiver gastando isso como energia, todos os alimentos que consumiu podem ser convertidos em gordura. Portanto, a fruta pão pode ser usada em uma dieta de perda de peso, pois é saudável, nutritiva e rica em fibras.

Aliás, a fibra é vital para as pessoas que querem perder peso, pois tem a função de regular a atividade intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e prevenindo assim a constipação, que é um dos inimigos da perda de peso, pois gera inchaço e desconforto. A fibra também é indicada para consumo por ter efeito saciante no organismo, evitando que uma pessoa coma por gula.

Ao ingerir a fruta pão antes das refeições você pode se sentir mais satisfeitos e comer pequenas porções nos pratos principais. Assim, você irá manter uma quantidade baixa de calorias ingeridas, sem passar fome. Além disso, a fibra também retarda o processo de digestão e acelera o metabolismo, o que ajuda a queimar gordura.

Valores nutricionais

O alto teor de potássio presente na fruta pão é essencial para as pessoas que se exercitam regularmente. O potássio é um eletrólito, um mineral que tem uma carga elétrica que é dissolvida na água. Quando as pessoas se exercitam, perde-se eletrólitos no suor como potássio e sódio. Estes eletrólitos perdidos devem ser substituídos, e consumir a fruta pão após os treinos pode ser tão ou mais saudável do que as bananas.

Além disso, o potássio pode também prevenir cãibras musculares, é eficaz para a manutenção de um sistema cardiovascular saudável e em manter a função correta das células e órgãos do corpo. Com o seu elevado teor de água, a fruta pão pode manter seu corpo hidratado, prevenindo problemas de desidratação.

A fruta pão tem uma boa quantidade de carboidratos ricos em amido e potássio, e algumas pessoas consomem a fruta pós-treino para repor os estoques de glicogênio (energia) perdidos e para substituir eletrólitos perdidos.

Sendo assim, fruta pão engorda apenas se você consumir em grandes quantidades e não queimar as calorias como energia nos treinos ou outras atividades físicas. Você pode consumir algumas fatias de fruta pão todos os dias, antes do almoço ou após o treino para usufruir dos seus benefícios para a saúde, melhora do desempenho e emagrecimento.

Benefícios da fruta pão

  1. A fruta pão é uma rica fonte de energia, pois grande parte da sua polpa são carboidratos, sendo assim, é um alimento calórico, mas que pode ser útil na substituição de pães ou para uso após atividades físicas. As frutas maduras são mais doces, ou seja, possuem mais teor de amido, que é convertido em sacarose e açúcares simples, como frutose e glicose, sendo uma fonte natural de açúcar e energia para o corpo;
  2. Sua polpa tem mais fibra do que a jaca, o que a torna um bom laxante natural. A fibra dietética ajuda a reduzir o colesterol no sangue, impedindo a absorção pelo intestino, reduzindo a obesidade, pressão arterial e ajudando a proteger a membrana mucosa do cólon por afastar substâncias químicas causadoras de câncer de cólon;
  3. Tem pequenas quantidades de antioxidantes flavonoides, sob a forma de xantina e luteína. As frutas pão em cores amareladas possuem mais destes compostos;
  4. A fruta pão tem mais vitamina C do que a jaca e a banana. Fornece cerca de 29 mg ou 48% do RDA. Vitamina C (ácido ascórbico) é um antioxidante solúvel em água. O consumo de frutas ricas em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e elimina os radicais livres nocivos;
  5. A fruta tem níveis moderados de vitaminas essenciais e minerais. Como outras delícias tropicais, é rica em vitaminas essenciais do complexo B. A fruta é uma fonte moderada especialmente de tiamina, piridoxina e niacina;
  6. A fruta fresca é uma excelente fonte de potássio. O potássio é um componente importante de células e fluidos corporais que ajudam a regular a frequência cardíaca e pressão arterial. A sua polpa é rica em cobre, ferro, magnésio e fósforo;
  7. As sementes da fruta pão contêm níveis médios de proteína; 100 g de sementes fornecem 7,4 g ou 13% dos valores diários recomendados. No entanto, eles são excelentes fontes de minerais como potássio, ferro, cálcio, zinco, selênio, manganésio, etc.

Seleção e armazenamento

A temporada da fruta pão coincide com outras frutas tropicais como manga, jaca, etc que é a partir de maio até setembro. Algumas de suas variedades podem estar disponíveis durante todo o ano. Nas feiras e mercados locais, a fruta pão está disponível em diferentes tamanhos, formas e cores. Você pode se deparar com frutas sem sementes ou com sementes nos mercados, bem como versões mais maduras.

A fruta pode ser usada em receitas diversificadas, inclusive salgadas. Ela continua a amadurecer mesmo após a sua colheita. Sua cor se transforma gradualmente de verde claro a castanho claro conforme vai amadurecendo. As frutas maduras, quando assadas, exalam um aroma perfumado e sabor azedo-doce. O processo de amadurecimento, de fato, converte o amido em açúcar, intensificando o aroma frutado.

Em casa, coloque a fruta em um local bem ventilado. Se não for utilizado imediatamente, ele irá amadurecer nos 2 ou 3 dias, assim como a jaca. As frutas maduras se deterioram rapidamente, por isso devem ser consumidas logo depois de compras.

Algumas pessoas em ilhas do Pacífico têm dominado algumas técnicas exclusivas e antigas para preservar a fruta pão fora de temporada. A técnica leva a fruta ao Sol para secar e depois é triturada para usar como pó em receitas das ilhas Samoa. A fruta não deve ser armazenada dentro da geladeira, pois sofre alterações quando armazenada a baixas temperaturas.

Preparação e conservação

A fruta pão é usada juntamente a outros alimentos básicos tropicais, como banana, inhame, batata e arroz na região do Pacífico como uma importante fonte de amido. Os frutos podem ser utilizados em diferentes fases de maturidade; verde, maduro ou plenamente maduro. Sementes de fruta pão são ricas em proteína e, por isso, podem ser consumidas assadas ou cozidas, assim como lentilhas. As sementes nunca devem ser consumidas cruas, pois têm sabor amargo e podem sufocar.

Para preparar a fruta pão, coloque-a em uma superfície limpa e descasque sua pele usando uma faca. Retire a polpa assim você faz com legumes e frutas como abóbora e melões. Corte em cubos ou fatias. Em geral, a fruta é cortada em pedaços e o seu núcleo rico em fibra é descartado. Em algumas partes, todo o fruto é torrado intacto, convertido em pó e adicionado como tempero a diferentes receitas. A fruta madura é usada de forma semelhante à jaca.

Dicas de receitas

  • Os cubos de fruta pão podem ser adicionados a guisados, sopas e batatas assadas;
  • Quando cortadas em fatias finas e mais duras, podem ser assadas no forno e consumidas como batata crocante;
  • A fruta fresca e madura é consumida como sobremesa ou lanche entre as refeições;
  • Pode ser usada para fazer pão doce, bolos, tortas, etc;
  • A semente de fruta pão, após ser seca ao Sol, pode ser consumida com nozes e amêndoas em lanches rápidos;
  • Apesar das dicas e variedades de uso da fruta pão, prefira consumi-la crua (exceto as sementes) quando madura para não perder nenhuma propriedade e para reduzir os níveis de calorias das refeições. Nunca consuma a fruta verde crua, pois pode sufocar o aparelho respiratório.

Você acreditava que a fruta pão engorda, principalmente pela sua denominação e textura? Tem o costume de consumi-la? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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12 comentários em “Fruta Pão Engorda? Calorias e Análise”

  1. Eu comi hoje no almoço com salada de cenoura, o fruta pão é uma delícia substitui bem o feijão com arroz.amei

  2. Amei as dicas e o esclarecimento exato da fruta sem sufisma ou superticoes, obrigada valeu muito!!! Bom dia!

  3. Eu tenho comido fruta Pão todos os dias no almoço e depois de praticar atividades fisica. Desde criança q eu adoro. Eu compro na feira e coloco na geladeira e viu cozinhando uma de cada vez. Compro umas quatro pq se ficar fora ela amadurece rapidamente e estraga. Aprendi q posso cozinhar ela é depois congelar por meses e frito ela congelada e ñ altera o sabor. Estou fazendo dieta e substitui ela pelo arroz e o feijão. Fiquei muito feliz com esta matéria agora mais apaixonada ainda.

  4. Parabéns pela excelente matéria sobre o fruta pão. Gosto muito da fruta e sempre quis saber um pouco mais sobre ela. Obrigada! ?

    • Bom dia! Si al quem suber aonde encontrar a fruta pão,aqui em São Paulo! Por favor! Mim passa o inderesso 🙄 obrigada