Gel de Linhaça para Cabelos Funciona? Como Fazer e Benefícios

Especialista:
atualizado em 19/07/2018

Pode ser que você ainda não conheça, mas usar o gel de linhaça para cabelos pode ser uma alternativa barata e natural. A maioria dos géis de alta qualidade são mais caros e os mais baratos acabam deixando os cabelos pesados e com aspecto endurecido.

Aqui você vai ficar sabendo sobre como funciona o gel de linhaça para cabelos e todos os seus benefícios para os fios, além de aprender como fazer o seu próprio gel em casa a partir das sementes de linhaça.

Linhaça

A linhaça é uma semente do linho, planta chamada cientificamente de Linum usitatissimum. Muito utilizada na dieta por seus diversos benefícios para a saúde, ela também pode ser aplicada diretamente sobre os cabelos na forma de óleo ou gel.

Ela promove diversos benefícios para a saúde capilar devido à presença de ácido graxo do tipo ômega 3 e outros nutrientes como vitamina E, magnésio, cobre, ácido fólico, ferro, cálcio, vitamina B6, zinco, potássio e proteínas.

A semente de linhaça pode ser amarelada ou marrom, sendo que a versão mais escura apresenta mais ácidos graxos essenciais do tipo ômega 3, que são os principais responsáveis pelo efeito hidratante observado em cabelos cacheados, além de propriedades anti-inflamatórias importantes para proteger os cabelos de danos.

Gel de linhaça

O gel de linhaça é um produto natural e barato que pode ser usado nos cabelos para obtenção de vários benefícios. Para preparar esse gel, basta ter em mãos água e sementes de linhaça – o resto do preparo você vai conferir mais abaixo.

Esse gel é ainda mais incrível para cabelos cacheados ou ondulados, pois ajuda a definir os cachos. O gel de linhaça é um dos produtos mais fáceis de aplicar boas quantidades de óleos essenciais topicamente nos fios. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios de usar o gel de linhaça para cabelos.

Benefícios

1. Cabelos condicionados e macios

Ao contrário da maiorias dos géis e produtos para fixação do cabelo, o gel de linhaça não contém álcool (a menos que você adicione na receita ou compre um que apresenta esse ingrediente). O álcool não é interessante, principalmente para cabelos secos e cacheados que ficam ressecados por causa da substância.

Dessa forma, ao usar o gel de linhaça, o seu cabelo não fica com aspecto duro e ressecado. Ao contrário, mesmo os cabelos cacheados ficam macios e brilhantes após a aplicação do gel de linhaça.

Além disso, a linhaça ajuda a condicionar os fios, deixando-os suaves e com mais movimento. Isso porque o gel de linhaça ajuda a reter a umidade no cabelo, controlando problemas comuns como quebra, pontas duplas, fios secos e frizz.

2. Nutrição

A linhaça é uma fonte abundante em ácido graxos do tipo ômega 3. Esses óleos essenciais são indispensáveis para uma boa nutrição. Eles são responsáveis por nutrir os fios e também os folículos capilares, deixando-os mais fortes e menos suscetíveis a danos. Além da nutrição, o ômega 3 ajuda a melhorar a elasticidade dos cabelos.

3. Crescimento do cabelo

A vitamina E presente na linhaça é uma das melhores quando se trata de crescimento do cabelo. Isso ocorre devido às suas propriedades antioxidantes que protegem os fios e o couro cabeludo de danos. O gel de linhaça também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que faz com que os folículos capilares recebam mais nutrientes e oxigênio, ficando mais fortes. 

4. Redução de oleosidade

O gel de linhaça ajuda a equilibrar o pH no couro cabeludo, reduzindo a produção de óleo. Dessa forma, os cabelos ficam menos oleosos e com aspecto agradável. Além disso, um pH inadequado e sebo em excesso podem prejudicar o crescimento e a saúde dos fios.

5. Definição dos cachos

Devido aos seus nutrientes, usar o gel de linhaça para cabelos condiciona e define os fios. Em alguns casos, o cabelo pode ficar um pouco endurecido, mas isso não é prejudicial. Ao observar esse efeito, tente diminuir a frequência de aplicação ou usar menor quantidade de gel por porção. 

6. Prevenção de caspas

O uso regular de gel de linhaça para cabelos pode prevenir alguns problemas como perda de cabelo por queda, eczemas no couro cabeludo e o surgimento de caspas. Isso porque a linhaça apresenta propriedades anti-inflamatórias que reduzem o risco de desenvolvimento de inflamações e outros problemas no couro cabeludo.

7. Redução da quebra e queda

A grande quantidade de ácidos graxos ômega 3 na linhaça aumenta a elasticidade do cabelo e isso o torna mais forte e menos propenso à quebra e as pontas duplas. O gel de linhaça também é capaz de melhorar condições como a alopecia cicatricial, que danifica os cabelos e resulta em perda de cabelo e isso também se deve às propriedades anti-inflamatórias da semente.

8. Prevenção contra a calvície em homens

A calvície masculina geralmente é causada por alterações hormonais em que a testosterona é convertida em dihidrotestosterona (DHT), que é responsável por encolher os folículos capilares, levando à calvície.

O ácido alfa linolênico presente na linhaça consegue inibir a enzima 5-alfa redutase (responsável por essa conversão hormonal) e em conjunto com outros óleos essenciais como o ácido linoleico e o ácido oleico são usados como um tratamento natural para tratar a calvície masculina.

Como fazer

Existem vários métodos para fazer gel de linhaça e vamos ensinar alguns deles abaixo.

1. Gel de linhaça no fogão 

Para preparar o gel de linhaça usando o fogão, é necessário deixar a linhaça submersa em um pote com água durante uma noite. Esse passo é opcional e é feito para aumentar o rendimento do gel e também para facilitar o cozimento e tornar o processo mais rápido.

Em seguida, coloque as sementes de linhaça e a água em uma panela e cozinhe em fogo alto mexendo de vez em quando.

Quando a mistura começar a ferver, mexa de modo suave e constante e abaixe um pouco o fogo quando a consistência ficar como de uma gelatina fina e espumosa.

Quando as sementes de linhaça ficarem suspensas na geleia formada e não afundarem mais no fundo da panela, já é hora de desligar o fogo e drenar a mistura através de uma peneira.

Nesse momento, é possível acrescentar algumas substâncias ao gel caseiro de linhaça peneirado para necessidades específicas dos seus cabelos como aloe vera, óleos essenciais ou outro ingrediente de sua preferência. Bata toda a mistura até obter uma consistência de clara de ovo em neve. Guarde o produto em um recipiente com tampa.

2. Gel de linhaça no micro-ondas

Para fazer o gel de linhaça no micro-ondas, você vai precisar dos mesmos ingredientes, mas o procedimento é muito mais fácil e rápido do que feito no fogão.

Reserve cerca de 2 xícaras de água, um quarto de xícara de sementes de linhaça, um recipiente para micro-ondas, um recipiente para reservar o gel e uma peneira.

Coloque em um recipiente próprio para micro-ondas a água e as sementes de linhaça e deixe em potência máxima por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe as sementes com uma peneira em um recipiente e guarde.

Armazenamento

O gel de linhaça feito em casa pode ser armazenado naturalmente por duas semanas na geladeira. Para durar mais que isso, é preciso congelar o produto ou adicionar conservantes.

Como usar

Ao usar o gel de linhaça para cabelos, ele deve ser aplicado diretamente nos cabelos molhados ou úmidos. O gel deve ser passado em todo o comprimento do cabelo e em abundância. O cabelo deve ficar completamente coberto pelo gel como em uma hidratação profunda. Se você aplicar muito pouco, os benefícios não serão observados.

Deixe o cabelo secar completamente ou use um secador com difusor. Ele ficará bem macio e definido sem aquele peso de alguns produtos para o cabelo.

Também é possível aplicar o gel para uma lavagem, o que ajuda a reduzir o frizz, ou para ajudar a moldar e fixar alguns penteados.

Você pode usar o gel de linhaça para cabelos todos os dias se julgar necessário.

Gel de linhaça para cabelos funciona?

Sim. O gel de linhaça realmente funciona, principalmente no que se diz respeito ao condicionamento e definição dos fios.

Os problemas relatados em relação ao seu uso têm a ver com a formação de pequenos flocos, que deixam o cabelo com aspecto endurecido. Porém, vários relatos mostram que isso só ocorre quando o gel é reaplicado sem lavar o cabelo antes. Assim, basta lavar os cabelos antes de aplicar o gel para evitar esse problema e evitar o acúmulo de resíduos no couro cabeludo.

Dicas para potencializar os efeitos

É possível adicionar óleos essenciais durante o preparo de gel de linhaça para potencializar efeitos hidratantes, por exemplo. Você pode usar qualquer óleo de sua preferência. Exemplos incluem óleo de amêndoa, óleo de coco, óleo de semente de uva e aloe vera. Algumas gotas ou no máximo uma colher de sopa são o suficiente.

Você também pode misturar o gel de linhaça com produtos como mel, vinagre de maçã ou suco de limão para passar nos cabelos, o que pode ser uma ótima solução de limpeza profunda natural que ajuda a remover resíduos presentes no couro cabeludo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou usar gel de linhaça para cabelos? Como fez a aplicação? Teve bons resultados nos benefícios esperados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

12 comentários em “Gel de Linhaça para Cabelos Funciona? Como Fazer e Benefícios”

  1. Estou utilizando o gel de linhaça nos cabelos o gel da brilho ,definição e os Cachos ficam mais saudaveis.

    • Bom dia tenho um muito nada da certo não cresce fico triste tudo que não da certo posso usar linhaça obrigado

  2. Ameeeiiii o resultado, mesmo eu fazendo diferente! Potencializei o gel fazendo um copo de água para 3 colheres de sopa cheias de linhaça marrom, o gel ficou bem consistente! Depois Q esfriou passei ele todinho no meu cabelo seco! O resultado foi muito brilho mas um pouco duro, mesmo assim ficou muito lindo.

  3. Eu passei o gel de linhaça e amei! Meus cachos ficaram super definidos, com um brilho de arrasar, e muito leves. Eu recomendo a todas cacheadas e crespas a fazerem sem medo, pois eu amei.

  4. Não encontrei nada melhor para o meu cabelo. Esse gel me deixou apaixonada pelos meus cachos. Fico com o cabelo lindo por mais de 4 dias.
    Recomendo a todas as cacheadas e crespas a experimentar. Na minha casa não pode mais faltar. Bjs

  5. Comecei a usar o gel de linhaça ontem e vi uma diferença enorme . meu cabelo ficou mais brilhoso, mesmo depois que secou ainda ficou parecendo estar molhado de tanto brilho. Os cachos definiram e ficou muito macio. Eu passei o gel diretamente nos fios depois de lavar e deixei secar naturalmente. Amei o resultado

  6. Fiz o uso do gel de linhaça e já no primeiro dia notei a diferença. Meua cabelos ralos e muito fininho. Por ser um produto natural resolvi experimentar. Os cachos ficaram bem mais definidos do que com o uso do creme e no dia seguinte manteve se com brilho e bem leves. Hiper recomendo.

  7. Nossa na primeira aplicação eu ja vi o resultado e foi magnífico o q eu vi
    Mas gostaria de saber se posso colocar o vinagre de maçã no gel e passar nos cabelos e deixar não vai agredir meus cabelos cacheados no uso diário ou so durante a noite q devo fazer isso?

  8. Comecei a utilizar o gel da linhaça e gostei muito q já estou indicando para amigas e familiares os cachos ficaram definidos e brilhantes com aspecto saudável .