Glucomannan Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 18/11/2019

O glucomannan é um tipo de fibra extraído de uma planta nativa da Ásia. O glucomannan é uma fibra solúvel, tipo que absorve água e se torna um gel durante a digestão. Usado para constipação, diabetes tipo 2, controle do açúcar no sangue e para baixar o colesterol, o glucomannan emagrece também e pode ser encontrado nas formas de comprimido, cápsula e em pó.

Usado há muito tempo na medicina tradicional chinesa, hoje em dia o glucomannan é visto principalmente como um suplemento de perda de peso. Ele age no estômago e nos intestinos, absorvendo água para formar uma massa de fibras. Ele também pode desacelerar a absorção de açúcar e colesterol nos intestinos.

Veja Também: Como Diminuir o Apetite Naturalmente

Para que serve o glucomannan?

Vários estudos sugerem que o glucomannan pode oferecer certos benefícios. Aqui estão alguns deles.

  • Colesterol

O glucomannan pode ajudar a controlar os níveis de colesterol. É o que sugere um relatório de 2008 publicado no American Journal of Clinical Nutrition, que analisou 14 estudos clínicos sobre o glucomannan e concluiu que ele pode baixar o colesterol total e o LDL (colesterol ruim). O glucomannan também pareceu baixar os níveis de triglicérides, mas não tiveram qualquer efeito sobre o HDL (colesterol bom) ou pressão arterial.

  • Prisão de Ventre

Um estudo publicado em 2004 na revista Pediatrics sugere que o glucomannan pode ajudar a tratar a prisão de ventre infantil. Ao final do estudo com 31 crianças que tomaram glucomannan ou um placebo por quatro semanas, os pesquisadores descobriram que o glucomannan é mais eficaz para o alívio da prisão de ventre. Ele também reduziu a dor abdominal.

  • Artrite reumatoide

Estudos preliminares sugerem que o glucomannan possui certos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar no tratamento da artrite reumatoide.

  • Diabetes

Não há muitos estudos sobre o efeito do glucomannan na diabetes, mas alguns estudos pequenos sugerem que ele pode ajudar, já que pode desacelerar a absorção de açúcar pelo corpo, podendo fazer com que os níveis de açúcar no sangue fiquem mais controlados. Veja outras dicas sobre diabetes.

  • Outros usos comuns

O glucomannan é muito usado como uma ferramenta para desintoxicação e tratamento da asma, tosse e problemas de pele. Além disso, também se diz que o glucomannan pode desacelerar o envelhecimento, melhorar a saúde da tireoide e combater algumas formas de câncer.

O glucomannan emagrece? Como ele pode ajudar a emagrecer?

O glucomannan é muito usado como um suplemento de perda de peso, e está presente em alguns compostos que dizem ajudarem a emagrecer. Mas será que o glucomannan emagrece mesmo?

Quando é consumido, o glucomannan absorve água no trato digestivo, o que faz com que você se sinta mais cheio, e também reduz a absorção de carboidratos e colesterol, diminuindo a quantidade de calorias absorvida pelo seu corpo.

Além disso, como também tem um efeito de baixar os níveis de açúcar no sangue, o glucomannan evita que ocorram picos de açúcar no sangue e insulina, fazendo com que você tenha menos vontade de comer alimentos doces e gordurosos, que é o que acontece quando, após um pico, seus níveis de açúcar no sangue caem novamente.

A FDA, órgão de regulação de medicamentos e alimentos americano, ainda não reconheceu as alegações de perda de peso ligadas ao glucomannan, mas os estudos preliminares são positivos. Um deles, publicado no British Journal of Nutrition em 2007, deu aos participantes uma mistura de glucomannan e psyllium, outro tipo de fibra. Os participantes que tomaram essa combinação por dezesseis semanas perderam 4,5 quilos, enquanto o grupo de placebo perdeu apenas cerca de 0,8 quilos.

Outro estudo que usou apenas o glucomannan mostrou que após oito semanas, os participantes que tomaram o glucomannan perderam 2,5 quilos. Há também uma análise publicada no Alternative Therapies in Health and Medicine em 2005 que descobriu que tomar doses de duas a quatro gramas de glucomannan diariamente resulta em perda de peso significante em indivíduos acima do peso e obesos. Os cientistas acreditam que esse efeito se deve ao aumento da sensação de saciedade.

Efeitos colaterais e precauções

O glucomannan não apresenta efeitos colaterais graves, apenas casos de inchaço e gases. Como não há evidência de sua segurança em mulheres grávidas e amamentando, é melhor não tomá-lo se você se encontra em uma dessas condições. Se você for fazer cirurgia, deve parar de tomar o glucomannan pelo menos duas semanas antes da data. Como pode interferir nos níveis de açúcar no sangue, é bom monitorar bem esses níveis caso você tome medicamentos para diabetes, para que eles não caiam demais.

Embora seja um produto seguro para se usar, há algumas coisas importantes a se dizer. Quando se toma o glucomannan, você deve ingerir junto com ele uma grande quantidade de água, pelo menos 240 ml. Se não houver água suficiente, o glucomannan pode se tornar uma massa mais dura e causar bloqueios no esôfago, estômago ou intestino. No caso de bloqueio no esôfago, você pode sentir dificuldades para respirar. Em alguns casos de bloqueio, é necessário procurar um médico para resolver o problema.

Outra coisa à qual deve-se prestar atenção é a quantidade de glucomannan ingerida. Isso porque, se você ingere uma grande quantidade de glucomannan e uma grande quantidade de água para que ele absorva, ele pode acabar formando uma massa grande demais. Se isso acontece no intestino, por exemplo, a pressão que a massa exerce nas paredes do intestino podem causar rupturas e sangramento.

Para evitar que problemas assim aconteçam, é sugerido que sempre se tome o glucomannan com uma grande quantidade de água, de preferência dissolvendo-o em água ou outro líquido para que se saiba exatamente o tamanho da massa que ele vai criar. Além disso, os comprimidos devem ser evitados, já que eles podem começar a absorver água antes de chegarem ao estômago, podendo causar bloqueios no esôfago mais facilmente.

Você já experimentou tomar glucomannan para emagrecer? Quais suplementos para perda de peso são os seus preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (194 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

7 comentários em “Glucomannan Emagrece? Para Que Serve e Efeitos Colaterais”

  1. Eu tenho tomado Super Cha SB + Tiroyde Prime, Maravilha da Terra, mum mix de Ervas o qual traz um excelente resultados melhorando o Fluxo intestinal e Diuretico.

  2. Essa substância é simplesmente horrível. Bebo muita água durante o dia e comecei a tomar em cápsulas, fiquei inchada demais e meu intestino que funciona bem começou a me dar constipação. Gastei dinheiro em vão. Não recomendo.

    • Quando não se toma água suficiente, o bolo fecal pode se tornar muito seco e duro, causando grave prisão de ventre, e até mesmo, obstrução intestinal, uma situação muito grave, que rever intervenção médica imediata, mas para evitar esta complicação deve-se tomar cada cápsula com 2 copos grandes de água.