Glucomannan emagrece? Para que serve e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 13/09/2021

O glucomannan ou glucomanano é um tipo de fibra vegetal não digerível, solúvel em água e extraído de uma planta nativa da Ásia. Esta fibra funciona como um inibidor natural de apetite, pois quando se junta à água forma um gel no sistema digestivo. Ele também é bastante usado para regular o trânsito intestinal, para controlar os níveis de açúcar no sangue e para baixar o colesterol.

  Continua Depois da Publicidade  

As fibras solúveis encontradas no glucomannan promovem uma sensação de saciedade, uma vez que retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal, auxiliando no processo de emagrecimento. Ele pode ser encontrado nas formas de comprimido, cápsula e em pó.

Além disso, o glucomanano também possui um efeito anti-inflamatório no organismo, regulando o funcionamento do sistema imunológico.

Para que serve o glucomannan?

glucomannan

Vários estudos sugerem que o glucomannan pode oferecer diversos benefícios à saúde. Confira abaixo alguns deles:

Colesterol

O glucomanano ajuda a regular o metabolismo das gorduras, auxiliando na redução dos níveis de ácidos graxos livres e de colesterol no sangue.

Um artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition em 2008, analisou 14 estudos clínicos sobre o glucomannan e concluiu que ele pode ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Prisão de ventre

O glucomannan é considerado uma fibra, então, consequentemente, ele ajuda a promover a regulação do trânsito intestinal, favorecendo o aumento do volume das fezes e auxiliando no crescimento da microbiota intestinal, contribuindo assim, para o combate da prisão de ventre.

  Continua Depois da Publicidade  

Artrite reumatóide

Estudos preliminares sugerem que o glucomannan possui certos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar no tratamento da artrite reumatoide, amenizando os sintomas desta doença.

Diabetes

Estudos sugerem que o glucomannan pode desacelerar a absorção de açúcar pelo corpo, controlando o nível de açúcar presente no sangue, ajudando a evitar o diagnóstico de diabetes tipo 2.

O seu uso pode favorecer a melhoria da atuação da insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, com importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue. Veja outras dicas sobre diabetes.

Outros usos comum

O glucomannan é muito usado como uma ferramenta para desintoxicação e tratamento da asma, tosse e problemas de pele. Além disso, estudos sugerem que o glucomannan pode combater o envelhecimento precoce, melhorar a saúde da tireoide e até mesmo combater algumas formas de câncer.

O glucomannan emagrece? Como ele pode ajudar a emagrecer?

mulher magra

O glucomannan é muito usado como um suplemento de perda de peso, e quando ingerido, ele absorve a água no trato digestivo, promovendo uma sensação de saciedade e plenitude estomacal. Além disso, ele ajuda a reduzir a absorção de gorduras e colesterol, diminuindo a quantidade de calorias absorvida pelo seu corpo.

Ademais, o glucomannan ajuda a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos, diminuindo assim o índice glicêmico das refeições, o que evita que ocorram picos de açúcar e insulina no sangue, evitando que a pessoa tenha desejo por comer alimentos doces e gordurosos e de quebra acumule mais gorduras no corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

A FDA, órgão de regulação de medicamentos e alimentos americano, ainda não reconheceu as alegações de perda de peso ligadas ao glucomannan, mas os estudos preliminares são positivos. Um estudo, publicado no British Journal of Nutrition em 2007, deu aos participantes uma mistura de glucomannan e psyllium, outro tipo de fibra. Aqueles que tomaram essa combinação por dezesseis semanas perderam 4,5 quilos, enquanto o grupo de placebo perdeu apenas cerca de 0,8 quilos.

Outro estudo que usou apenas o glucomannan mostrou que após oito semanas, os participantes que tomaram a substância perderam 2,5 quilos. Há também uma análise publicada no Alternative Therapies in Health and Medicine em 2005 que descobriu que tomar doses de duas a quatro gramas de glucomannan diariamente resulta em perda de peso significativa em indivíduos acima do peso e obesos. Os cientistas acreditam que esse efeito se deve ao aumento da sensação de saciedade.

Efeitos colaterais e precauções

O glucomannan não apresenta efeitos colaterais graves, apenas casos de inchaço e gases. Mulheres grávidas e que estejam amamentando não devem ingeri-lo, uma vez que não há estudos que comprovem a eficácia e a segurança deste suplemento.

Se você for fazer cirurgia, é recomendado parar de tomar o glucomannan por pelo menos duas semanas antes da data. Caso a pessoa seja diabética e tome este suplemento, é recomendado monitorar os níveis de açúcar no sangue, para que eles não caiam demais.

Quando se toma o glucomannan, a pessoa deve ingerir junto uma grande quantidade de água, pelo menos 240 ml, pois a água é fundamental para a ação das fibras. Se não houver água suficiente, o glucomannan pode se tornar uma massa mais dura e causar bloqueios no esôfago, estômago ou intestino.

  Continua Depois da Publicidade  

Outra coisa à qual deve-se prestar atenção é a quantidade de glucomannan ingerida. Isso porque, se você ingere uma quantidade elevada de glucomannan com bastante água, ele pode acabar formando uma massa grande demais. Se isso acontece no intestino, por exemplo, a pressão que a massa exerce nas paredes deste órgão podem causar rupturas e sangramentos.

A dose máxima permitida para o consumo do glucomannan é de 4 gramas por dia e de preferência de 30 a 60 minutos antes das refeições principais. O uso de suplementos alimentares deve ser, preferencialmente, acompanhado por um profissional de saúde, como um nutricionista. 

Fontes e referências adicionais

Você já experimentou tomar glucomannan para emagrecer? Quais suplementos para perda de peso são os seus preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (208 votos, média 3,70)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Glucomannan emagrece? Para que serve e efeitos colaterais”

  1. Eu tenho tomado Super Cha SB + Tiroyde Prime, Maravilha da Terra, mum mix de Ervas o qual traz um excelente resultados melhorando o Fluxo intestinal e Diuretico.

    Responder
  2. Essa substância é simplesmente horrível. Bebo muita água durante o dia e comecei a tomar em cápsulas, fiquei inchada demais e meu intestino que funciona bem começou a me dar constipação. Gastei dinheiro em vão. Não recomendo.

    Responder
    • Quando não se toma água suficiente, o bolo fecal pode se tornar muito seco e duro, causando grave prisão de ventre, e até mesmo, obstrução intestinal, uma situação muito grave, que rever intervenção médica imediata, mas para evitar esta complicação deve-se tomar cada cápsula com 2 copos grandes de água.

      Responder