A glucosamina e a condroitina são substâncias muito usadas para o tratamento de artrites e artroses, embora existam algumas controvérsias sobre para que esse suplemento serve e se ele realmente é bom para as articulações.
Entretanto, apesar dessas dúvidas, seu uso é recomendado por muitos ortopedistas como tratamento dessas condições de saúde, uma vez que seus efeitos colaterais tendem a ser raros e leves, e os resultados parecem ser animadores.
Por isso, a seguir vamos entender melhor o que é a condroitina e a glucosamina, como elas funcionam e quais os seus efeitos colaterais.
Importante: Esse artigo tem um caráter meramente informativo, e não tem como objetivo substituir o diagnóstico e as orientações de um médico. Então, caso apresente sintomas de problemas articulares, procure atendimento médico, para que ele possa te examinar e solicitar exames para realizar um diagnóstico adequado.
Veja também: Quais são as diferenças entre artrite e artrose?
O que são glucosamina e condroitina?
A glucosamina e a condroitina são substâncias, vendidas na forma de suplemento, muito usadas no tratamento de osteoartrite, osteoartrose ou artrose. Esses compostos estão presentes nas cartilagens, e participam da proteção das articulações.
Assim, o uso do suplemento pode ajudar a melhorar a qualidade da cartilagem e impedir a sua degeneração, aliviando assim os sintomas de algumas doenças articulares.
Para que serve?
Como a glucosamina e a condroitina ajudam a proteger e a lubrificar as articulações, a combinação é indicada para tratar sintomas de alguns problemas que atingem as articulações, e seus efeitos ajudam a:
- Reduzir as dores causadas por problemas articulares
- Diminuir a degeneração e o desgaste articular
- Estimular a regeneração das cartilagens
- Melhorar a lubrificação das articulações
- Diminuir a inflamação local
Por isso, muitos ortopedistas e reumatologistas prescrevem esse suplemento para casos de condições de saúde que atingem as articulações.
Vale a pena tomar esse suplemento?
Os estudos sobre a associação de glucosamina e condroitina possuem resultados bastante conflitantes, com alguns pesquisadores afirmando que o suplemento é benéfico para o tratamento de condições articulares, enquanto outros dizem que o seu uso não traz diferença para os pacientes.
Entretanto, a maioria dos estudos mostram que o uso da glucosamina pode reduzir a inflamação, e, quando usado em conjunto com a condroitina, seu efeito anti-inflamatório parece ser mais significativo.
Outro ponto positivo é que algumas pesquisas demonstraram também que o suplemento ajuda ainda na produção e na manutenção da cartilagem, o que seria útil no tratamento de doenças articulares.
Entretanto, existem outros tratamentos eficazes para a artrite e para a artrose, e os pacientes devem conhecê-los antes de utilizarem qualquer suplemento.
Por isso, muitos médicos inicialmente recomendam algumas mudanças de estilo de vida, com o objetivo de reduzir o peso corporal e assim evitar a sobrecarga das articulações.
Tais tratamentos incluem:
- Fisioterapia, para melhorar a mobilidade e ajudar na redução da inflamação
- Uso de anti-inflamatórios nas crises de dor
- Terapias alternativas, como acupuntura, que podem ajudar a melhorar os sintomas dolorosos.
Assim, é possível melhorar a qualidade de vida e diminuir, ou mesmo reverter, a degeneração das articulações.
Veja também: 10 remédios caseiros para tratar dor e inflamação nas articulações
Efeitos colaterais
O uso de glucosamina e condroitina não costuma causar efeitos colaterais, quando o suplemento é utilizado da forma correta. Mas, quando eles ocorrem, incluem:
- Náusea e vômitos
- Diarreia ou constipação
- Azia
- Dor abdominal
- Aumento dos gases intestinais
- Dor de cabeça
- Reações cutâneas
- Sonolência.
Entretanto, esses efeitos normalmente desaparecem com o tempo, conforme o corpo vai se adaptando ao uso dessas substâncias.
Contraindicações
A associação de glucosamina e condroitina é contraindicada para alguns grupos de pessoas. São eles:
- Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação
- Crianças e adolescentes
- Pessoas com histórico de úlcera gástrica ou intestinal.
Além disso, pessoas com diabetes mellitus devem consultar um médico antes de começar a usar o suplemento, pois existem alguns estudos menores que sugerem que a glucosamina e a condroitina podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Como usar?
O uso do suplemento de sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina é feito de acordo com a forma farmacêutica:
- Cápsulas: Uma cápsula, três vezes ao dia
- Pó granulado: Um envelope ao dia, diluído em 250 ml de água
A recomendação de uso pode ser diferente, dependendo do fabricante e da concentração dos princípios ativos. Portanto, observe as informações constantes no rótulo com relação às dosagens e formas de uso.
Além disso, para que os efeitos sejam sentidos, o uso deve ser feito por ao menos três semanas. Por isso, o seu uso não deve ser interrompido, mesmo que, no início, os sintomas continuem os mesmos.
Por fim, é importante ressaltar que o uso de suplementos e medicamentos deva sempre ser indicado por um profissional de saúde, após a realização de exames físicos e, quando necessário, laboratoriais e de imagem.
Preços e onde encontrar
Os suplementos de glucosamina e condroitina são facilmente encontrados na maioria das farmácias e drogarias. Além disso, existem diferentes marcas do produto, o que leva a uma grande variação do preço:
- 30 cápsulas de glucosamina 500mg + condroitina 400mg: 60 a 130 reais
- 30 sachês de 1500 mg de glucosamina + 1200 mg de condroitina: 110 a 190 reais.
Mas é importante lembrar que as cápsulas devem ser tomadas três vezes ao dia, enquanto o sachê é de dose única diária, o que justificaria a diferença nos preços.
Dicas e cuidados
Apesar de ser um suplemento de uso seguro, alguns cuidados devem ser tomados com relação a glucosamina e condroitina. São eles:
- O uso do suplemento deve ser sempre orientado por um médico, uma vez que ele pode mascarar sintomas de outros problemas que podem causar dores articulares
- O uso da glucosamina com condroitina não foi estudado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim, o uso deve ser evitado nesses casos, salvo sob a orientação e o acompanhamento de um especialista.
Além disso, o suplemento pode ainda interagir com alguns medicamentos, como:
- Varfarina, um anticoagulante
- Alguns quimioterápicos, usados no tratamento do câncer
Por fim, os estudos só demonstram a segurança deste suplemento por um período de 3 anos. Então, caso precise utilizá-lo por mais tempo, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do tratamento prolongado.
Fontes e referências adicionais
- Glucosamine and Chondroitin for Osteoarthritis. National Center for Complementary and Integrative Health.
- Do glucosamine and chondroitin supplements actually work for arthritis? Harvard Health Publishing.
- The Cleveland Clinic Department of Rheumatic and Immunologic Diseases.
- National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM).
Fontes e referências adicionais
- Glucosamine and Chondroitin for Osteoarthritis. National Center for Complementary and Integrative Health.
- Do glucosamine and chondroitin supplements actually work for arthritis? Harvard Health Publishing.
- The Cleveland Clinic Department of Rheumatic and Immunologic Diseases.
- National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM).