Encontre aqui uma relação dos remédios para artrose mais usados e conheça opções de tratamento caseiro para a osteoartrite.
A artrose é uma doença caracterizada pelo desgaste normal das cartilagens (tecido que reveste os ossos) e inflamação das articulações (estruturas que conectam os ossos no corpo). Conhecida também como osteoartrite, a artrose é o tipo mais comum de artrite.
Embora exista certa confusão entre os termos artrose e artrite, a diferença é muito clara: a artrite é um termo genérico usado para descrever qualquer tipo de inflamação nas articulações, enquanto que a artrose é apenas um desses tipos de inflamações.
A osteoartrite também entra na lista de doenças reumáticas, que são doenças crônicas que costumam piorar com o tempo e que causam muita dor. Felizmente, existem remédios para vários tipos de reumatismo que também ajudam no tratamento da artrose.
Remédios para artrose mais usados
Quando a cartilagem é desgastada, os ossos acabam entrando em atrito entre si, o que pode gerar inflamação nas articulações e sintomas como dor, rigidez, vermelhidão, inchaço e mobilidade reduzida. Tudo isso caracteriza o surgimento da artrose.
Por ser uma doença progressiva, muita gente se pergunta se a artrose tem cura. Porém, o mais importante é que há várias opções de remédio para artrose e outros tipos de tratamento, que você vai conhecer a seguir:
1. Analgésicos
Casos leves e moderados de osteoartrite podem ser inicialmente tratados com analgésicos como o paracetamol (ou acetaminofeno).
Dessa maneira, analgésicos de uso tópico como cremes, géis ou pomadas contendo ingredientes como a capsaicina, o mentol e o salicilato também ajudam no alívio da dor localizada e podem ser usados junto de um analgésico de uso oral.
2. Opioides
Os opioides, chamados também de narcóticos, são remédios muito eficazes para a dor. Geralmente, combinam a ação analgésica do paracetamol com ingredientes derivados da morfina que geram um efeito anestésico.
São remédios como o tramadol, a codeína, a hidrocodona e a oxicodona que atuam reduzindo a percepção do cérebro em relação à dor.
Apesar da eficácia, esse tipo de remédio para artrose deve ser usado por pouco tempo porque pode causar dependência e efeitos colaterais como náusea, sonolência e constipação.
3. Anti-inflamatórios não esteroides
Os anti-inflamatórios do tipo não esteroide são eficazes no combate à dor e são mais seguros do que os opioides. Alguns conhecidos são a aspirina, o ibuprofeno, o diclofenaco, o celecoxibe e o naproxeno.
Eles podem causar certa irritação no estômago, mas a maioria das pessoas não sente nenhum efeito colateral relacionado ao uso de anti-inflamatórios, especialmente quando a dose correta é tomada.
4. Corticoides
A prednisona é um remédio para artrose extremamente eficiente. Outro bom exemplo é a cortisona. Tratam-se de corticosteroides capazes de trazer alívio imediato da dor associada à artrose.
Corticoides em geral – principalmente quando injetados localmente na articulação inflamada – diminuem a inflamação, o que resulta na eliminação do inchaço e da dor.
O efeito do corticoide injetável costuma durar várias semanas ou até meses, mas as injeções não devem ser aplicadas constantemente devido ao alto risco de efeitos colaterais.
O limite é de no máximo três ou quatro injeções por ano nas articulações inflamadas. Por isso, a aplicação é destinada para situações de extrema necessidade.
Entretanto, os corticosteroides de uso oral, na forma de comprimidos, podem ser prescritos para utilização por algumas semanas ou até por mais tempo, dependendo da orientação médica. A sua finalidade é controlar a inflamação.
Entretanto, o profissional de saúde deve monitorar de perto seu uso, já que a retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e ganho expressivo de peso são efeitos colaterais comuns.
5. Ácido hialurônico
Injeções de ácido hialurônico têm sido bastante eficazes no tratamento da osteoartrite. Isso porque a substância – que também é encontrada naturalmente no fluido das articulações – lubrifica o local, diminuindo o atrito entre os ossos.
Já foi constatado pelos médicos que a quantidade de ácido hialurônico em pessoas que têm artrose geralmente é mais baixa que a normal, e essa injeção pode ser uma importante aliada no tratamento.
A função do ácido hialurônico nas articulações contribui não só com a redução da dor, mas também com a melhora da mobilidade física.
No momento da injeção, pode ocorrer um aumento temporário da dor e do inchaço, que é considerado normal. Os benefícios são observados logo em seguida com a redução dos sintomas da artrose.
6. Antirreumáticos
Antirreumáticos são medicamentos que retardam ou impedem a ação do sistema imunológico contra as próprias articulações. Esses medicamentos são destinados a pessoas que não respondem aos outros remédios da lista, já que o seu uso pode trazer graves efeitos colaterais.
Exemplos de antirreumáticos usados para esse fim são o metotrexato e a hidroxicloroquina.
Recentemente, a hidroxicloroquina ficou conhecida na mídia como sendo uma alternativa ao tratamento de casos graves de infecção causada pelo coronavírus. Contudo, estudos demonstraram que os potenciais riscos do medicamento não superam os possíveis benefícios relacionados ao seu uso.
Por isso, ele não é recomendado em todos os casos da doença. Entenda melhor por que remédios como a hidroxicloroquina e a cloroquina não foram recomendados para o tratamento da Covid-19.
Outros remédios
Quando a dor crônica é muito difícil de tratar, o médico pode sugerir o uso de um antidepressivo. Embora não seja a função de um antidepressivo diminuir a dor, há evidências de que eles podem auxiliar no tratamento de doenças que causam dores crônicas e intensas.
Portanto, caso essa seja sua opção no momento, não deixe de tirar as dúvidas com um médico de confiança sobre os riscos e benefícios de tratar a artrose com antidepressivos.
Tratamento sem medicamentos
Além dos remédios para artrose mencionados acima, existem tratamentos que podem ser feitos em casa que ajudam no alívio dos sintomas.
Suplemento de glucosamina e condroitina
Não há evidências suficientes para atestar a eficácia, mas como a glucosamina e condroitina são substâncias que estão naturalmente presentes na cartilagem e no líquido articular, acredita-se que podem ajudar no tratamento da artrose.
Chá de ervas alecrim
O chá pode ser um bom remédio caseiro para artrose naqueles dias difíceis de dor. A combinação do poder relaxante de um chá quentinho com os ingredientes ativos de ervas como o alecrim, o salgueiro e a ulmária, podem contribuir para reduzir a sensação de dor e a inflamação.
Compressas
É preciso muito cuidado ao usar compressas para tentar aliviar a dor da artrose. Isso porque dependendo do estágio da inflamação, a recomendação varia entre usar compressas quentes ou frias.
Se a sua dor for aguda, provavelmente a aplicação de uma compressa fria será mais eficaz, já que o frio reduz a circulação sanguínea para o local da inflamação, o que diminui o inchaço.
Além disso, o frio também pode diminuir a sensibilidade da região e bloquear temporariamente os sinais de dor que viajam do local inflamado até o cérebro através dos nervos.
A compressa quente pode ser útil em outros momentos e ainda há casos de pessoas que se beneficiam da alternância entre os dois tipos de compressa. Portanto, veja como o seu corpo responde a cada tipo de compressa, e se notar uma piora na dor, interrompa a aplicação.
Massagem com óleos essenciais
Tanto a massagem quanto o uso de óleos essenciais promovem a sensação de relaxamento local que pode contribuir para o controle da dor.
Terapias complementares
Exercício físico
Segundo orientações da Arthritis Foundation (Fundação da Artrite nos Estados Unidos), exercícios como caminhada e hidroginástica são excelentes opções para pessoas com artrose.
As duas atividades físicas causam baixo impacto para as articulações e podem ser praticados por qualquer pessoa.
Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de exercícios físicos pode promover a perda de peso, que é importante para quem sofre de problemas articulares.
A fisioterapia e a terapia ocupacional podem ser importantes para pessoas que têm algum tipo de limitação física no dia a dia ou dificuldade para iniciar a prática de uma atividade. Além disso, terapias alternativas como a acupuntura também podem ser boas para algumas pessoas com artrose.
Intervenção cirúrgica
Quando há lesões articulares muito graves, limitação séria do movimento ou dor intensa que não melhora com nenhum outro tratamento, a cirurgia é a única solução para a osteoartrite.
Dessa forma, existem vários tipos de cirurgia, incluindo a cirurgia artroscópica, a substituição da articulação, a fusão da articulação e a osteotomia.
Essa opção é destinada aos casos mais graves, já que a artrose, quando tratada e monitorada por um bom médico, responde bem aos remédios que listamos.
Fontes e Referências adicionais:
- Mayo Clinic – Arthritis
- Arthritis Foundation – Medical Treatments for Osteoarthritis Pain
- Arthritis Foundation – 8 Natural Therapies for Arthritis Pain
- NHS UK – Osteoarthritis – Treatment and support
- Cleveland Clinic – Osteoarthritis: Management and Treatment
- WebMD – What Are the Treatments for Osteoarthritis?
- WebMD – What Complementary Therapies Help With Osteoarthritis?
Tem 6 anos que tenho condromalacia patelar e artrose ,faz 3 meses que fiz infiltração com ácido hilarionico Synolis e piorou pois meu joelho está travado. Não sei mais o que fazer para melhorar. Gratidão!
Infelizmente no meu caso, só não sinto dor quando não estou andando, pois no joelho esquerdo não há cartilagem mais.
Enfim, já começo sentir incômodo no joelho direito ou seja,estalando e uma dor leve más incomoda pois me apóio na perna direita e as vezes uso muleta do lado direito pra aliviar um pouco.
Tenho muitas dores nas mão,depois que completei 50 piorou sinto dores no calcanhar e nas mão,fiz uma ultrasom no dedo e deu artrose.
Estou sofrendo de osteoartrite com dificuldade de levantar o braço eu acredito que foi causado apois o uso do medicamento anastrozol pois eu não tinha isso tem com alguém me ajuda