Existem vários alimentos que a grávida não pode comer, mas será que a gelatina é um deles?
É muito comum voltar do obstetra com várias restrições alimentares quando se está grávida. Algumas delas servem para garantir o desenvolvimento saudável do feto, enquanto outras têm como objetivo prevenir o ganho excessivo de peso da gestante.
No caso da gelatina, o único cuidado a ser tomado tem a ver com o teor de açúcar que não pode ser muito elevado na dieta da grávida.
Esse cuidado pode parecer excessivo, mas o consumo de açúcar e de muitas calorias na gravidez pode aumentar o risco de complicações como por exemplo a diabetes gestacional e a hipertensão.
Saiba então como consumir a gelatina com segurança durante a sua gestação e conheça alguns benefícios que a gelatina pode trazer para você neste período.
Grávida pode comer gelatina?
Grávida pode sim consumir gelatina. De fato, o alimento é nutritivo e pode beneficiar a saúde durante o período gestacional.
A gelatina é obtida do processamento dos tecidos conjuntivos de bovinos e suínos. Por isso, ela é rica em proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos.
Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados, principalmente no que diz respeito aos açúcares adicionados para evitar altos níveis de açúcar no sangue.
Dessa forma, é preciso evitar as versões ultra processadas que contêm aditivos alimentares e açúcares que podem prejudicar a saúde e aumentar a ingestão calórica. Além disso, a gelatina deve ser consumida com moderação.
Como consumir gelatina na gravidez
Para deixar a gelatina mais saudável, você pode usar uma gelatina simples sem sabor e incolor e misturá-la com um suco de frutas natural sem açúcar.
Desta forma, você terá uma sobremesa caseira sem açúcar e sem aditivos artificiais. Veja a seguir uma sugestão de preparo.
Receita de gelatina caseira sem açúcar
Ingredientes
- 1 sachê de gelatina sem sabor
- 250 mL de água quente
- 250 mL de suco de fruta no sabor de sua preferência
Modo de preparo
Primeiramente, prepare o suco de frutas e reserve. Então, aqueça a água e dissolva a gelatina. Em seguida, adicione o suco previamente reservado e misture bem.
Por último, despeje o líquido no recipiente de sua escolha e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir.
Uma boa dica é usar uma fruta que seja bem doce como por exemplo a melancia, o melão ou a uva.
Benefícios da gelatina para a mulher grávida
Além de fornecer nutrientes essenciais para uma gravidez saudável, incluindo aminoácidos, vitaminas e minerais, a gelatina também pode trazer os seguintes benefícios.
Ajuda a evitar o ganho de peso
Por conter poucas calorias, a gelatina pode ajudar a prevenir o ganho de peso em excesso na gestação. Além disso, ela ajuda a saciar a fome na hora que dá vontade de comer algo doce.
Deixa a pele e o cabelo mais bonitos
Por ser rica em aminoácidos e em colágeno, a gelatina pode deixar a pele e os cabelos mais saudáveis.
De fato, esses nutrientes estimulam a regeneração celular, reduzindo o risco de estrias e manchas na pele ao longo da gestação. Além disso, a gelatina ajuda a hidratar e a fortalecer os cabelos.
Diminui as náuseas
A gelatina pode aliviar o mal estar e as náuseas que ocorrem principalmente no início da gravidez. Por ser um alimento leve e de fácil digestão, a gelatina ajuda a reduzir sintomas como náusea e vômito.
Além disso, ela tem um efeito anti-inflamatório que ajuda a reduzir a irritação no estômago.
Facilita a digestão
A gelatina pode ajudar a neutralizar o excesso de ácidos estomacais, diminuindo assim a azia e o refluxo que são desconfortos bem comuns na gravidez.
Devido à fácil digestão, é possível que a gelatina ajude a reduzir a prisão de ventre. Aliás, um sistema digestivo mais eficiente pode melhorar a absorção de alguns nutrientes, prevenindo deficiências nutricionais.
Ajuda a hidratar o corpo
Por conter bastante água, a gelatina previne a desidratação. Além disso, ela fornece minerais importantes para a hidratação e diversas funções, como o cálcio, o fósforo e o magnésio.
Além de fazer bem, a gelatina ainda é uma opção de sobremesa saudável e refrescante.
Fontes e referências adicionais
- Dietary Change during Pregnancy and Women’s Reasons for Change. Nutrients. 2018; 10(8): 1032.
- Shaw G, Lee-Barthel A, Ross ML, Wang B, Baar K. Vitamin C-enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr. 2017;105(1):136-143. doi:10.3945/ajcn.116.138594
- Nutrition during pregnancy, Johns Hopkins Medicine
- Gelatin, WebMD
Fontes e referências adicionais
- Dietary Change during Pregnancy and Women’s Reasons for Change. Nutrients. 2018; 10(8): 1032.
- Shaw G, Lee-Barthel A, Ross ML, Wang B, Baar K. Vitamin C-enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr. 2017;105(1):136-143. doi:10.3945/ajcn.116.138594
- Nutrition during pregnancy, Johns Hopkins Medicine
- Gelatin, WebMD