13 sucos para gestantes saudáveis e nutritivos – Como fazer!

Especialista da área:
atualizado em 18/07/2021

A gravidez é um momento muito importante na vida de uma mulher, por isso é extremamente importante que ela esteja saudável física e mentalmente para evitar complicações durante este momento. Aproveite para conferir todos os alimentos essenciais para grávidas e também aqueles alimentos proibidos na gravidez.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma maneira de cuidar da saúde e complementar a ingestão de nutrientes é através dos sucos, afinal, depois de engravidar, você não está se alimentando apenas para si mesma. A mulher grávida precisa de nutrientes, vitaminas e minerais para fortalecer o crescimento do bebê, e esses sucos para gestantes são perfeitos para isso.

Portanto, veja 13 opções de sucos para gestantes que são saudáveis e nutritivos para apoiar a saúde da própria mãe e a do bebê que está por vir.

Os 13 melhores sucos para gestantes

1. Suco de uva

suco de uva

O suco de uva está entre os melhores sucos para gestantes devido a sua grande quantidades de resveratol, que ajuda a controlar os níveis elevados de colesterol, e também magnésio, que ajuda a aliviar as cólicas na gravidez.

A fibra presente na fruta também facilita a digestão e trata a constipação, enquanto que os antioxidantes ajudam a combater infecções e aumentam a imunidade. A fruta ainda é útil na redução do estresse.

Como fazer: Mergulhe as uvas em uma vasilha cheia de água e lave-as bem. Coloque as frutas no liquidificador, adicione água e açúcar se achar necessário. Bata e em seguida coe o suco e ele está pronto para tomar. Se preferir, você pode adicionar uma pitada de sal e/ou limão.

2. Suco de abacaxi

A bromelina presente no abacaxi age como um anticoagulante natural e por isso ajuda a baixar a pressão sanguínea e evita a formação de coágulos, enquanto que o manganês fortalece os ossos e reduz o risco de osteoporose.

  Continua Depois da Publicidade  

Por ser uma rica fonte de vitamina C, este suco ajuda a aumentar a imunidade, produz colágeno e repara o dano celular. O cobre ajuda na produção de glóbulos vermelhos, que é essencial para a formação do coração do feto.

A vitamina B1 presente no abacaxi contribui para o bom funcionamento do coração, sistema nervoso e também ajuda no funcionamento muscular. Já a fibra dietética presente na fruta previne a constipação e o aroma deste suco melhora o humor e diminui os sinais de depressão e ansiedade.

Como fazer: Descasque o abacaxi, pique em pedaços pequenos e bata no liquidificador. Em seguida coe e caso o suco esteja muito grosso, adicione um pouco de água. Se quiser, você pode adicionar algumas folhas de hortelã fresca ao suco.

3. Suco de morango

Suco de morango

Trata-se de um suco rico em vitamina C que aumenta a imunidade e contribui para normalizar a pressão arterial. Ele contém vitaminas A e E, que são conhecidas como “vitaminas da beleza” e dão brilho e vida à pele. As endorfinas presentes neste suco melhoram o seu estado emocional, o manganês age como um agente anti-inflamatório e combate os radicais livres.

Já o potássio ajuda no funcionamento normal do coração, enquanto que o iodo é útil para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê e os açúcares naturais estimulam a atividade mental e a memória.

Como fazer: Primeiramente, você deve lavar os morangos e picá-los em pequenos pedaços. Adicione açúcar a gosto e bata tudo no liquidificador com um pouco de água para obter uma consistência suave. Você também pode adicionar um pouco de suco de limão fresco para realçar o sabor. Coe e tome o suco fresco imediatamente.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Suco de cranberry ou oxicoco

O suco de cranberry é composto de 90% de água, e por isso sua ingestão regular irá mantê-la hidratada. Seus altos níveis de antioxidantes ajudam a combater inflamações e protegem o corpo dos danos dos radicais livres.

Consumir esse suco irá ajudar a impedir o crescimento de bactérias no intestino gastrointestinal e aumentar a imunidade. A alta concentração de fibras ajuda contra a constipação, que é comum no início da gravidez. Ele também atua como um diurético natural, previne edemas e trata problemas dentários, como cáries e formação de placas.

Como fazer: Em uma panela, coloque água, as cranberries ou oxicoco (como também são conhecidas no Brasil) e ferva até que as frutas fiquem macias e comecem a abrir. Filtre o suco usando um pedaço de pano ou um filtro. Se o suco estiver azedo, você pode adicionar açúcar ou mel, ou também poderá combiná-lo com o suco de outra fruta para melhorar o seu sabor.

5. Suco de limão

suco de limão com casca

O suco de limão é repleto de vitamina C, que ajuda a prevenir gripes, resfriados e combater infecções, além de ser muito refrescante e manter a hidratação. Também possui nutrientes que ajudam a cuidar da pressão arterial e colesterol, estimula o fígado, ajuda a regular os movimentos intestinais e facilita a digestão, além de ser rico em antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do organismo.

Seus altos níveis de potássio auxiliam no desenvolvimento ósseo, enquanto que também facilita o fluxo da bile e trata a náusea. Quando ingerido morno, ele alivia o inchaço nos pés.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer: Corte o limão em duas metades e o esprema para extrair o seu suco. Adicione um pouco de água e se preferir coloque um pouco de açúcar ou mel. Tome-o fresco.

6. Suco de goiaba

O suco de goiaba é um dos melhores sucos para gestantes porque serve para cuidar dos níveis de pressão arterial e também reduz o risco de partos prematuros e aborto espontâneo.

Rico em vitamina C, melhora a imunidade e o metabolismo e as suas fibras desempenham um papel fundamental na prevenção da constipação e outros problemas digestivos, enquanto que o magnésio que está presente em grandes quantidades ajuda a relaxar os músculos e nervos.

Esse suco ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para prevenir a diabetes gestacional. Também contém vitamina A, que ajuda a melhorar a visão da mãe e do bebê, além de ser rico em licopeno e vitamina C.

Como fazer: Descasque e pique as goiabas em pequenos pedaços. Em seguida, coloque no liquidificador com um pouco de água e açúcar a gosto. Coe o suco e tome imediatamente. Se quiser, você também pode adicionar um pouco de suco de limão fresco ou gengibre para dar um sabor adicional.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Suco de maçã

suco de maçã

O seu consumo regular ajuda a reduzir o risco de câncer de esôfago, cólon, laringe e pulmões, e por conter poderosos antioxidantes, elimina os radicais livres e toxinas do corpo.

O seu teor de ferro aumenta a quantidade de hemoglobina e ajuda a prevenir a anemia, e a fibra solúvel ajuda a diminuir a indigestão e melhora os movimentos intestinais. Já a vitamina C contribui para prevenir infecções e aumentar a imunidade.

Como fazer: Descasque as maçãs e corte-as em pequenos pedaços. Em seguida, adicione a quantidade suficiente de água e coloque para ferver. Deixe esfriar e misture com água. Em seguida bata no liquidificador. Sirva o suco fresco e se quiser, adicione o limão.

8. Suco de beterraba

Rico em vitamina C, esse suco está entre os melhores sucos para gestantes porque ajuda na absorção de ferro, melhora os níveis de hemoglobina e com isso reduz o risco de anemia durante a gravidez.

O ácido fólico presente na beterraba ajuda no desenvolvimento do feto e reduz o risco de defeitos congênitos. Por ser carregado em betalaína, ele reduz a dor causada por edemas. É também uma excelente fonte de cálcio e por isso ajuda a prevenir a osteoporose, enquanto que o potássio ajuda a equilibrar os eletrólitos e a regular o metabolismo.

Como fazer: Lave bem as beterrabas e descasque-as. Em seguida, corte em pequenos pedaços, coloque em um liquidificador e bata até ficar um purê homogêneo. Adicione água e açúcar a gosto e misture novamente. Se desejar, pode adicionar um pouco de limão. Tome esse suco fresco.

9. Suco de laranja

suco de laranja

O suco de laranja é uma fonte muito rica de vitamina C, um potente antioxidante que estimula o sistema imunológico. Ele também fornece potássio e sódio, que equilibra os níveis de fluídos no corpo, e fornece vitamina B6 e folato, muito importante para o desenvolvimento cerebral do feto.

Já o seu alto conteúdo de fibras auxilia nos problemas do estômago e intestinais que são comuns durante a gravidez, como o inchaço, constipação entre outros. Este suco também aumenta o valor do pH da urina, protegendo o rim e a bexiga, faz bem para a pele e contém vários carotenoides que protegem contra estresse oxidativo, inflamação e a visão.

Como fazer: “Amasse” levemente com as mãos ou role as laranjas na pia ou mesa com as palmas das mãos, descasque-as e corte em quatro partes. Bata os pedaços em um liquidificador ou triturador. Se as frutas estiverem muito secas, adicione um pouco de água e adoce a gosto. Se você não gostar da polpa, coe o suco. Para aproveitar todos os benefícios do suco de laranja, você deve tomar o suco de laranja natural e não o pasteurizado.

10. Suco de pêssego

Trata-se de um suco muito rico em vitamina C que ajuda na absorção de ferro e no desenvolvimento fetal, e possui propriedades antieméticas que proporcionam alívio do enjoo matinal.

Devido ao seu conteúdo de fibras, ele facilita os movimentos intestinais, ajudando a tratar problemas de digestão. O ácido fólico previne defeitos do tubo neural e o potássio ajuda a minimizar a tontura, fadiga, ansiedade e inchaços nos tornozelos e pés. Esse suco também atua como agente natural de desintoxicação e contém níveis saudáveis de betacaroteno que estimulam o sistema imunológico.

Como fazer: Retire o caroço, descasque e retire a polpa da fruta. Coloque no liquidificador com um pouco de água e misture para obter uma consistência suave. Adicione açúcar a gosto e misture novamente. Coe o suco e o consuma fresco.

11. Suco de romã

suco de romã

O suco de romã oferece níveis perfeitos de ferro, que ajuda a prevenir a anemia, contém vitamina K, que fortalece os ossos e é ótima para a coagulação do sangue. Além disso, fornece vitamina C, que absorve o ferro dos alimentos, ajudando a reparar os tecidos, formar os ossos e desenvolver a estrutural cerebral do bebê.

Essa fruta também contém grandes quantidades de fibras que ajudam a tratar a constipação, e folato, que protege contra defeitos do tubo neural, além de manter a hidratação.

Como fazer: Coloque as sementes de romã no liquidificador e bata até que estejam devidamente trituradas. Coe o suco. Você também pode usar uma espátula para pressionar a polpa contra a peneira. Consuma fresco.

12. Suco de ameixa seca

A ameixa seca, bem como o seu suco, é uma excelente fonte de fibra dietética, o que é muito importante durante a gravidez. Por conter sorbitol e componentes fenólicos, este é um dos melhores sucos para gestantes, oferecendo propriedades laxantes que ajudam os movimentos intestinais, prevenindo a constipação e outros problemas relacionados.

É uma boa fonte de ferro e por isso ajuda a combater a deficiência deste mineral, prevenindo a anemia, e o potássio ajuda a controlar a pressão arterial, tensão e a depressão. Esse suco é bom no tratamento de dores e cãibras comuns durante a gravidez, além de afastar a fadiga.

Como fazer: Pegue uma xícara de ameixas secas e retire os caroços das frutas. Ferva cinco xícaras de água e adicione as ameixas sem caroço, deixe submerso por aproximadamente 24 horas e bata com a água no liquidificador. Coe o suco e ele estará pronto para beber. Esse suco pode ficar na geladeira por até uma semana e permanecer fresco.

13. Suco de cenoura

Suco de cenoura

Entre os melhores sucos para gestantes também está o suco de cenoura, que é uma fonte muito rica de betacaroteno e ajuda a melhorar a visão, tanto da futura mamãe como do bebê.

O potássio presente neste suco melhora a circulação sanguínea, normaliza os batimentos cardíacos e previne as cãibras musculares. Por ser uma bebida rica em fibras, ajuda a tratar a constipação e ajuda na digestão. A vitamina C ajuda na produção de colágeno, favorecendo os ossos e a pele, além disso é um antioxidante que combate os radicais livres.

Como fazer: Lave bem e esfregue as cenouras para remover toda a sujeira bem como qualquer outro detrito. Corte em pequenos pedaços e coloque em um liquidificador. Adicione água para que o liquidificador possa bater as cenouras. Bata por aproximadamente 1 minuto e tome o suco fresco.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os melhores sucos para gestantes? Pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “13 sucos para gestantes saudáveis e nutritivos – Como fazer!”

  1. Então percebi, que só a mistura de água a certas frutas ou legumes, o suco de laranja pode substituir a água, se não qual o motivo. Grata.

    Responder
  2. Boa noite Dra. Patricia! Tudo bem?

    Doutora, meu nome é Ricardo Leite, sou da área de alimentos, mais especificamente fabricante de alguns sucos de frutas raros no Brasil. Raros pelo processo de fabricação manter o sabor in-natura das frutas e a grande maioria de seus nutrientes, coisa rara no mercado varejista brasileiro (Ig: sucos.desfruta).

    Patricia, li na íntegra seu Post “13 Sucos para Gestantes” e duas coisas me chamaram atenção. A primeira é a ausencia do Suco de Acerola por ser a fruta brasileira de maior Vitamina C, 30 vezes mais Vitamina C que laranja. Há algo na acerola contra indicado para Gestantes? É a outra coisa Patrícia é que li numa outra nota que frutas que aqui consta como benéfico para a gestante, lá eles não indicam, como por exemplo a Uva e Abacaxi. Segundo a Nota diz que resveratol existente nas Uvas, pode ser tóxico para as mulheres grávidas e enfraquecer seu sistema digestivo, embora tenha contra pontos positivos.

    Queŕia saber da doutora, essa informação faz sentido?

    Minha pergunta Patricia é única e exclusivamente para me informar melhor, pois iniciaremos uma série de Posts interessantes e o tema “Sucos na Gravidez” será um deles.

    Parabéns Patricia pelo trabalho. ??????

    Desde já, agradeço sua resposta.

    Um abraço e fica com Deus! ??

    Responder