Nariz de grávida: afinal, essa condição existe realmente?

publicado em

Recentemente, uma postagem no Instagram viralizou deixando muitos internautas curiosos. 

Na verdade, Ary Mirelle, grávida de João Gomes, resolveu compartilhar, nos stories do Instagram, seu “novo nariz”. Pois é, segundo Mirelle, ele teria inchado muito durante sua gravidez, o que acabou divertindo muito seus seguidores.

Mirelle não só comentou o seu inchaço, como compartilhou uma foto mostrando seu nariz antes e depois de ter engravidado. 

Ary Mirelle
Reprodução: via Instagram

Nariz de grávida

Mas, afinal, essa condição “nariz de grávida” existe realmente? E por quê?

Então, a resposta é SIM, a condição é real e a explicação para seu surgimento está associada ao aumento da circulação sanguínea durante a gravidez, o que pode levar ao inchaço de algumas extremidades do corpo, inclusive, do nariz.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora até seja um fenômeno comum, não significa que seja uma regra, visto que muitas grávidas não apresentam nenhum tipo de inchaço. 

Vale saber que esse tipo de alteração, no entanto, geralmente, começa a dar os sinais lá pela 28ª semana de gravidez, e mais, muitas grávidas, além de apresentarem alteração no tamanho do nariz, também podem apresentar inchaços nos dedos das mãos, nos pés, tornozelos… 

Veja também: Quanto engordar na gravidez – mês a mês e dicas

É preciso considerar que o corpo da mulher passa por muitas alterações durante a gestação, as quais vão além da questão hormonal, já que a circulação também é afetada, com o aumento de sangue nos primeiros meses de gravidez e, posteriormente, com a compressão da veia cava, conforme o útero vai crescendo e se expandindo.

  Continua Depois da Publicidade  
Mãe mostra como o seu nariz inchou durante a gravidez
Reprodução: via TikTok

Portanto… como podemos ver, o nariz de grávida é real e pode, SIM, acometer qualquer grávida, independentemente de idade, raça e condição social.

Marília Mendonça
Reprodução: via Twitter

Como esquecer da icônica e saudosa Marília Mendonça que, durante sua gravidez, em 2019, mostrou, de forma super bem humorado, o antes e depois de seu nariz, divertindo seus seguidores?

Cláudia Leitte
Reprodução: via Instagram

Até Cláudia Leite acabou sendo afetada pelo inchaço durante sua gravidez e, inclusive, quando estava à espera de seu terceiro filho, em 2019, postou alguns vídeos em seu Instagram para falar, justamente, sobre as mudanças que tem notado em seu corpo por conta da gestação, como o tal “nariz de grávida”.

Mas, atenção, mesmo sendo comum, é sempre bom investigar o inchaço, conversar com seu médico para tirar qualquer dúvida, principalmente, descartar a hipótese de algumas doenças, como hipertensão, diabetes, pré-eclâmpsia, entre outras.

E é isso, a dica é curtir ao máximo essa fase linda que passa muito rápido, tendo em mente que inchar durante a gravidez é normal, e que o “nariz de grávida” é até bem charmoso e, se isso for um incômodo, saiba que ele volta ao normal com o fim da gestação.

  Continua Depois da Publicidade  

No mais, vale saber que é possível amenizar os sintomas durante esse período e melhorar a circulação sanguínea. Basta praticar exercícios físicos, ingerir bastante líquido e apostar em uma alimentação leve e saudável.

Você já tinha ouvido falar no nariz de grávida? Percebeu essa alteração durante a sua gravidez? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário