Guttalax emagrece? Para que serve?

Especialista da área:
atualizado em 16/12/2020

Confira para que serve e entenda se o medicamento Guttalax emagrece mesmo ou se a mudança de peso não é um de seus possíveis efeitos colaterais.

  Continua Depois da Publicidade  

Guttalax (picossulfato de sódio) é um medicamento que pode ser prescrito pelo médico para o tratamento da prisão de ventre e como forma de facilitar a evacuação intestinal, em certas condições quando for necessário.

O medicamento atua localmente na mucosa (revestimento interno) do intestino, estimulando as contrações normais e promovendo o acúmulo de água e substâncias como o sódio e o potássio no intestino.

Isso então estimula a eliminação das fezes na região mais baixa do intestino e não altera a digestão ou a absorção de calorias ou nutrientes essenciais.

O remédio pode ser encontrado na forma de solução oral, em embalagens contendo 20 ml ou 30 ml e o seu uso é oral, adulto e pediátrico. As informações são da bula de Guttalax, disponibilizada pelo bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Guttalax emagrece?

Agora que já vimos para que serve o medicamento, chegou a hora de discutirmos se Guttalax emagrece ou não. A fim de descobrirmos isso, a primeira coisa que decidimos fazer foi consultar o que a bula do medicamento nos conta a esse respeito.

Pois bem, o documento não apresenta em sua lista de efeitos colaterais reações que poderiam provocar de maneira direta a diminuição do peso. Portanto, a bula do remédio não afirma que Guttalax emagrece.

Este medicamento é um laxante e não deve ser utilizado para fins de emagrecimento. No entanto, mesmo os médicos reprovando que a prática, muita gente teima e procura usar laxantes como Guttalax como uma forma de diminuir o peso, uma atitude perigosa.

Qual é o problema em usar laxantes para emagrecer?

Constipado

Nutricionistas afirmam que os laxantes não emagrecem, apenas desincham, limpando o intestino e dando a impressão de que a barriga está menor. Isso graças ao fato do intestino estar vazio.

Ou seja, tomar laxantes para emagrecer é uma furada, já que os medicamentos não reduzem o peso. Por isso, o seu uso inadequado, exagerado e sem acompanhamento médico pode prejudicar seriamente a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, a bula de Guttalax alerta que o uso do medicamento em quantidades maiores que as indicadas pode provocar uma série de problemas, como: diarreia, cólicas abdominais e perda considerável de líquido, potássio e outras substâncias importantes pelas fezes.

Também foram registrados casos de isquemia da mucosa do cólon (falta de sangue no revestimento interno do cólon – parte do intestino), por conta de doses consideravelmente mais altas do remédio do que as recomendadas para o controle habitual da prisão de ventre.

Já a administração por tempo prolongado do medicamento em dose maior que a indicada pode provocar:

  • diarreia de longa duração;
  • dor na barriga;
  • falta de potássio (que pode levar a fraqueza muscular);
  • hiperaldosteronismo secundário (alterações de hormônios ligados à produção de urina),;
  • cálculos renais;
  • problemas graves dos rins.

Entenda melhor como um laxante pode fazer mal

Portanto

Se você deseja emagrecer, nada de utilizar Guttalax ou qualquer outro tipo de laxante sem necessitar, especialmente em doses exageradas ou durante muito tempo.

Quem necessita ou deseja diminuir o seu peso corporal deve procurar a ajuda do médico e do nutricionista para encontrar uma dieta nutritiva e equilibrada. Assim, pode emagrecer de maneira saudável, fornecendo os nutrientes que o organismo requer para funcionar bem.

Posologia, efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados

Leia a bula completa de Guttalax disponibilizada no bulário da Anvisa para conhecer a posologia do medicamento, entender melhor as suas indicações e ficar alerta quanto aos efeitos colaterais, contraindicações e cuidados que devem ser observados durante o uso do remédio.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o Guttalax emagrece? Recebeu indicação desse medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média 4,50)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário