10% das mulheres acima de 40 anos e 20% das mulheres com mais de 60 anos de idade manifestam algum tipo de problema na tireoide. A informação é da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). E segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% da população é atingida por complicações na tireoide.
O hipertireoidismo
O hipertireoidismo é uma condição causada pela liberação de hormônios em excesso por parte da tireoide e a doença é mais comum em mulheres. Além disso, o excesso da ingestão de alimentos ricos em iodo como ostras, moluscos, mariscos, peixes de água salgada e algas pode desenvolver a doença em pessoas com predisposição ao hipertireoidismo.
De acordo com informações da SBEM, o hipertireoidismo apresenta sintomas como dificuldades para dormir, aceleração dos batimentos cardíacos, intestino solto, agitação, muita energia, queda de cabelos, calor e suor exagerado e menstruação irregular em mulheres.
- Veja também: Hipertireoidismo – sintomas, tratamento e causas.
Outros sinais apresentados pela condição são tremores nas mãos, intolerância ao calor, aumento do tamanho da tireoide, fadiga, fraqueza muscular, contração dos músculos, acne, oleosidade na pele, ansiedade, dificuldade de concentração, inquietude e irritabilidade.
O hipertireoidismo engorda?
Ao pensar se o hipertireoidismo engorda ou não, é importante não confundir a doença com outra condição associada ao mau funcionamento da tireoide, o hipotireoidismo, caracterizado pela liberação de quantidades insuficientes de hormônios por parte da tireoide, e que é mais comum que o hipertireoidismo.
Isso porque, de acordo com a SBEM, o ganho de peso é um dos sintomas do hipotireoidismo e não do hipertireoidismo. O hipotireoidismo ainda vem acompanhado do cansaço excessivo e de dores musculares, dois fatores que podem reduzir a frequência e regularidade de execução de atividades físicas e, assim, diminuir a quantidade de calorias queimadas ao longo do dia, contribuindo indiretamente para o aumento de peso.
- Veja também: Hipotireoidismo engorda ou emagrece?
É importante tomar cuidado para não fazer tal confusão porque os sintomas do hipertireoidismo em relação ao peso costumam vir justamente no sentido contrário do hipotireoidismo. Ou seja, por este sentido é um equívoco pensar que o hipertireoidismo engorda, já que ele tem como alguns de seus sinais, além dos que foram mencionados no tópico acima, a perda de peso acentuada sem intenção, a diminuição da taxa de massa muscular, mesmo que a doença também venha acompanhada de um aumento no apetite.
Isso quer dizer então que o hipertireoidismo emagrece, além de que outro sintoma da condição é a aceleração do metabolismo. Quando o metabolismo funciona de maneira rápida, o processo de queima de gorduras e calorias torna-se mais eficiente. Assim é possível que aqueles que sofrem com a doença eliminem peso mesmo que não façam dieta ou exercícios e comam mais que o normal, motivados pelo crescimento de seus apetites.
Por outro lado
No entanto, por mais que não seja comum, não é impossível que o hipertireoidismo também apresente o ganho de peso como um de seus sintomas.
Ainda precisamos considerar que sinais como fadiga e dificuldade para dormir podem tornar bastante difícil que a pessoa diagnosticada com hipertireoidismo seja ativa e pratique exercícios físicos com frequência, gastando um número menor de calorias, o que pode trazer um efeito indireto em relação ao aumento de peso.
Por outro lado, a condição também pode causar um crescimento na energia do indivíduo, o que pode trazer um efeito contrário no que se refere ao nível de prática de atividades.
Assim, em relação aos sintomas da doença, podemos afirmar que o aumento de peso é pouco provável, porém, não impossível. Portanto, podemos entender que são muito raros casos em que o hipertireoidismo engorda.
O diagnóstico do hipertireoidismo
Os sintomas podem indicar a presença da doença, porém, para ter certeza do diagnóstico e dar início ao tratamento é fundamental consultar-se com um médico de confiança, que investigará o histórico do paciente e solicitará a realização de exames.
Tratamento para hipertireoidismo
O médico responsável pelo tratamento poderá indicar o uso de remédios para diminuir a quantidade de hormônios produzidos pela glândula tireoide. Eles controlam o hipertireoidismo, entretanto, não trazem a cura para a condição.
Também pode ser indicado o uso de drogas betabloqueadoras, que não diminuem os níveis dos hormônios da tireoide, no entanto, controlam sintomas graves da doença como frequência cardíaca acelerada, tremores e ansiedade.
Outra possibilidade é a terapia com iodo radioativo, que cura o problema, porém, destrói a tireoide e exige o uso de medicamentos pelo resto da vida para manter os níveis hormonais do organismo normalizados. Além disso, mulheres grávidas não podem submeter-se a esse tipo de tratamento.
Existe ainda a possibilidade de cirurgia para remoção da tireoide, que pode ser recomendada pelo médico quando a prescrição de medicamentos ou a terapia com iodo radioativo não são apropriados. Entretanto, o procedimento não é o preferido por trazer riscos de danos às glândulas para tireoides que controlam os níveis de cálcio no organismo e de prejuízos aos nervos da laringe.
O tratamento do hipertireoidismo engorda?
De acordo com a médica Susan Braithwaite, que também é professora da Universidade de Illinois em Chicago, nos Estados Unidos, é possível que o aumento de peso seja experimentado depois do início do tratamento do hipertireoidismo.
O tratamento pode desacelerar o metabolismo, diminuindo a quantidade de gorduras e calorias queimadas pelo corpo. Segundo a professora Braithwaite, a quantia de peso que será ganha depende de quantos quilos foram perdidos antes de começar o tratamento e se o paciente possui ou não uma tendência para engordar.
Conforme o que ela explicou, algumas pessoas não somente recuperam o peso que foi perdido em decorrência da doença, como engordam ainda mais. Entretanto, a informação não pode servir de estímulo para não tratar a condição, já que não buscar lidar com o problema pode trazer sintomas graves à saúde.
Para quem não deseja engordar ao se tratar contra o hipertireoidismo, a melhor saída é conversar com o médico, pedindo orientações para que o aumento de peso não seja alto, seguir uma dieta saudável, controlada e equilibrada e inserir a prática de atividades físicas na rotina, como maneira de promover o gasto calórico. Obviamente, sempre com o acompanhamento do profissional de saúde.
Vídeo:
Gostou das dicas?
Tenho hipertireoidismo. Segundo o medico tapazol não engorda. E sim quando regula a tireoide ,você recupera o peso que perdeu. Tenho 1 semana tomando,mas estou muito chorosa e ansiedade. Vou fazer caminhada pra ve se ajuda e tomando chá para insônia
Olá, meu último exame de sangue o TSH está em 0,05 uUI/ml e T4L 0,93.
Isso indica hipertiroidismo? Se sim, é possível que esteja engordando por conta dessa alteração?
Tenho me alimentado bem, mas engordando significativamente.
Sim,engorda bastante .Estou com hipertireoidismo, e estou engordando demais,já fiz exames e constataram o hipertireoidismo.
Passaram Tapazol,e engordei muito mais.Mais creio que tudo isso vai passar.
Gente eu tenho hinpertireoidismo não engordo de geito nenhum espero com o tratamento consigo o peso q tanto desejo ,vi umas meninas dizer que está engordando sem fazer o tratamento e no outro problema de vcs são o hinportireoidismo que faz a pessoa engorda, fico feliz
de saber com o tratamento resolvo meu problema
Eu tenho hipertireoidismo e não foi usado o tapazol 10mg e não ganho um quilo se quer quando percebo já pedir queria ganhar uns quilinhos será q tem como?
Olá, Meninas! Quantos depoimentos !! Tenho híper. Emagreci uns 18 kilos. Pergunto: o ganho de peso começa depois de quanto tempo tomando tapazol? Vi que muitas engordaram e incharam, já estou começando a ficar preocupada. Gostaria de participar do grupo do Whats.
Eu tomo tapazol 2 vezes ao dia 10 mg, estou ficando muito redonda , com as bochechas bem rosadas e roliças. Todas as pessoas que me conhecem falam que ganhei peso mas a pele do meu rosto rejuvenesceu. Estou ficando muito estranha, nem me reconheço. Tenho a doença de graves e meus olhos estão bem saltados. Parei de tomar o tapazol, emagreci um pouco mas meus olhos ficam bem vermelhos e esbugalhados. Não sei o que faço.
Vou dar uma dica passa no
Oftalmologista e fala q tem hiper, no meu caso fiz uma tomografia dos olhos, medi a pressão dos olhos e fiz dilatação minha médica solicitou retorno em seis meses
Vc parou por conta própria , quantos quilos perdeu ?
Menina e chamo juliana pouco aos de um ano descobrir que tavai com hipertireoidismo pois no meu caso perdir 8 kilos rápido o meu olho tava estufando pra fora ta sendo, mas tomeo o corticoide e voltou ao normal agora em relação a magresa continuo super magra tomo 4 tapazol de 10 MG mas o vejo melhora em nada no meu caso.
OLÁ SOU UM EDUCADOR FISICO E TENHO UMA ALUNA COM HIPOTIROIDISMO MAS NAO ENTENDO PORQUE ELA ESTA TENDO GANHO DE MASSA MAS NAO REDUZ A MASSA GORDA.
Olá Rodrigo não sou uma especialista, mas acredito se ela faz uso de medicamento, pode ser efeito do remédio, eu tomo tapazol de 10 mg , engordei 16k e fora que deixa a pessoa inchada e muito!
Estou tomando tapazol a 6 mesmo engordei uns 16 quilo estou comendo tudo natural tudo cozido ao vapor .não como pão Ben massa . melhorou as tremedeira cansaço estava 50 quilos.. hoje estou 69 quilos vou fazer meu exames el fevereiro espero esteja regulada.para de toma este remédio
Oi, tenho um problema semelhante só que fui diagnosticada com hipertiroidismo devido a um adenoma tóxico que está produzindo hormônios em excesso, treino, faço dietas e uso Tapazol 5%. CONSIGO ganhar massa magra com facilidADE, porém não consigo reduzir o índice de gordura corporal aliando cardio e musculação.
ola meninas estou aqui novamente, em janeiro descobri que tinha a hiper, quase morri muitos sintomas fortes pois não sabia que tinha, então comecei o tratamento, entre em risco de morte, o meu médico pediu um acompanhamento onde td mês é exames e passo nele, é muito sofrimento, já emagreci porem agora com o tratamento engordei 15 kg, essa semana fiz uma tomografia dos olhos pois afetou minha visão, como fiquei três meses sem enxergar, sofri muito mesmo!Depois de muita luta esse mês o médico retirou minha medicação e não estou sentindo nada, segundo o médico estou curada, porem vou realizar uma ultra e mais um exame para saber qual o caminho q vou seguir estou confiante pois me sinto bem, tirando minha visão, acreditem que a cura acontece! é um pouco demorado o tratamento , mas já estou preste da alta do médico
Olá… Deus te Abençoe, muita sorte ficar tão rápido curada!!!
Eu me trato há mais de dois anos, estou com os hormônios normais, porém sinto tremor ainda, o meu hipertireoidismo é pela Doença de Graves autoimune, continuo tomando Tapazol 5mg e o propranolol às vezes porque achava que estava me deixando mal!
Alguém fez dose terapêutica de iodo radioativo?
Nossa descobri hipertireoidismo no começo do ano já vinha desde 2015tenho 09 nódulos na minha tireóide mais a hipertireoidismo só veio agora e estou tomando remédio,tapazol de 10mg e como não emagreci nada com a doença estou comendo de engordar agora.gostaria muito da opinião de vocês,pois estou meio preocupada
Entao… eu descobri que tenho hipertireoidismo a mais de um ano e não emagreci nadinha, controlo a alimentação para não engordar. Não iniciei o tratamento com remédios específicos. Como estava sofrendo bastante com sintomas como ansiedade, taquicardia e pressão alta estou tomando remédios para controlar esses sintomas e fiz uma cintilografia com captação de iodo, mas não ficou pronta ainda. O médico disse que diante do resultado vai avaliar qual a melhor conduta.
Mas já estou com medo, além de não emagrecer será que vou engordar?? Kkkk
Ola ,eu tenho um caso parecido com o seu,tenho hipertireoidismo e vivia me cuidando pra nao engordar ,minha médica achou super estranho eu está acima do peso e ter hiper..Entao começei o tratamento com tapazol 5mg e começei a desinchar.Hoje estou 25kg mais magra e faço acompanhamento com endrocrinologista para conter os tremores e taquicardia.Entao acredito q a regra não se aplica a todos,vai de organismo pra organismo.
Oi Gleici, eu também tenho um quadro desses. Tenho nódulos benignos na tireóide, tenho hipertireoidismo e sobre peso. Comecei hoje tomar o Tapazol . Vendo os depoimentos, fiquei desesperada com medo de engordar muito. Tomara que meu corpo reaja como o seu. Rsrs
Estou em tratamento para hipertireoidismo há 5 meses e já ganhei 30 quilos. Estou desesperada!!! E meu peso só aumenta. Minha médica me pede calma mas estou entrando em depressão porque não reconheço mais meu corpo. ?
Qual remédio vc está usando?
Qual o remédio q vc toma ? po favor
Olá pessoal também estou notando esse ganho de peso com um mes de uso, vocês notaram que o apetite esta maior, sinto muita fome o que não acontecia antes, acredito sr esse apetite o responsável pelo ganho de peso, me digam se vocês estão assim também.
A minha tireoíde ja está aumentada e sinto dores constantes.O meu endocrinologista suspendeu o tapazol para eu fazer uma cintilografia da Tireóide.Temho febre todos os dias..insônia, cansaço exagerado,crise de choro,irritabilidade eu diminuí a minha quantidade de alimentos mas mesmo assim estou engordando, e meu cabelo caí bastante.?????????
Olá estou olhando os depoimentos e identifiquei com muitas de vocês, em setembro tive convulsões e perdi minha visão por três meses tenho 35 anos e depois de uma bateria de exames descobri que tenho hiper, sofro muito com os sintomas, Meu médico trocou a dosagem para 10mg do tapazol, e tomo três vezes ao dia, no início emagreci horrores agora estou engordando muito estou desesperada com essa doença! Vamos montar um grupo no zap para relatar as experiências de hipertireoidismo
Aparecida,boa noite!
Eu tb estou engordando muito tenho falta de ar,voltei a ter batimento cardíaco acelerado.Meu whatt (96)98418-8027
Me adiciona para trocarmos experiencias.Me sinto muito sozinha e conversar com pessoas que teem a mesma doença que eu faz eu me senti melhor.
Eu tbm descobri a hipertireoidismo e só estou engordando