Hixizine engorda? Para que serve?

atualizado em

Quem está procurando saber para que serve Hixizine pode ter se deparado com alguém que disse que Hixizine engorda. Mas será que isso é realmente verdade? 

Importantes para o tratamento de diversos problemas de saúde, os medicamentos também possuem um lado não tão bacana assim: os efeitos colaterais.

Enquanto algumas pessoas se preocupam com a possibilidade de ter tonturas, dores de cabeça, náusea ou diarreia enquanto tomam um remédio, outras se importam com a boa forma e questionam se o medicamento não pode aumentar o peso.

Enquanto uma pessoa não pode deixar de tomar um remédio indicado pelo médico, tendo em vista que ele é necessário para curar ou tratar uma doença ou um distúrbio, o que se pode fazer é obter mais informações sobre os efeitos colaterais que ele pode causar.

Assim, é possível se preparar para o que vem pela frente, tomando atitudes que previnam e amenizem essas reações.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, vamos ajudar aqueles que precisam tomar o remédio Hixizine e apresentar alguns dados sobre o medicamento. Para que serve Hixizine? Será que o Hixizine engorda? Aprenda tudo isso a seguir.

Será que é verdade que Hixizine engorda?

Remédios
As mudanças de peso não estão listadas como possíveis efeitos colaterais do Hixizine

Antes de saber para que serve Hixizine, vamos entender melhor se o medicamento pode causar ganho de peso ou não.

Não podemos afirmar que Hixizine engorda de modo direto porque o aumento de peso e o ganho de apetite, que pode levar a um crescimento no consumo de alimentos e calorias e resultar na elevação do peso, não são apontados como possíveis efeitos colaterais do remédio em sua bula.

No entanto, caso você perceba que o seu peso aumentou ao longo do tratamento com o medicamento, procure o auxílio médico para saber o que pode ter causado o problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Tenha em mente que uma série de outros fatores, além do uso de remédios, também podem estimular o ganho de peso. Entre eles estão: uma alimentação de má qualidade, ter uma vida sedentária, dormir mal e determinadas doenças. Até mesmo o estresse engorda.

Não interrompa o uso de Hixizine antes do tempo previsto sem consultar o seu médico para não prejudicar seu tratamento e saúde.

Hixizine: Para que serve?

Hixizine é um remédio que pode ser indicado para o alívio do prurido (coceira) causado por condições alérgicas da pele, como urticária, dermatite atópica e de contato, e do prurido decorrente de outras doenças sistêmicas.

Este é um medicamento que faz parte da classe dos anti-histamínicos e a sua substância ativa é o dicloridrato de hidroxizina. Considerado um anti-histamínico potente, Hixizine se liga aos receptores H1 presentes em células de defesa e inibe a liberação da histamina.

É importante notar que a histamina é o mais importante mediador produzido por essas células em quadros alérgicos, sendo responsável pelo prurido (coceira) relacionado aos quadros alérgicos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a atividade da hidroxizina sobre o sistema nervoso central também pode contribuir para o seu efeito anti-coceira. A ação de Hixizine inicia-se em 15 a 30 minutos após a sua administração e dura de quatro a seis horas.

O remédio pode ser vendido apenas com a apresentação de receita médica branca comum, portanto, o seu uso só deve acontecer conforme orientação médica. As informações são da bula de Hixizine da Theraskin, disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Efeitos colaterais de Hixizine 

Existem alguns efeitos colaterais associados ao uso deste medicamento, como:

Reações muito comuns (em mais de 10% dos pacientes)

  • Sedação
  • Sonolência
  • Secura na boca

Reações incomuns (entre 0,1% e 1% dos pacientes)

  Continua Depois da Publicidade  
  • Sintomas gastrointestinais como náusea, vômito, dor epigástrica (dor no estômago), diarreia ou constipação (prisão de ventre).

Reações raras (entre 0,01% e 0,1% dos pacientes)

  • Crises convulsivas
  • Tremor
  • Agitação.

Reações de frequência desconhecida (frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis) 

  • Ritmo cardíaco anormal
  • Ritmo cardíaco irregular com risco à vida (observado no eletrocardiograma [ECG]) 

Caso o produto entre em contato com a pele no momento da administração, a bula recomenda lavar o local abundantemente com água, pois o seu uso tópico pode causar sensibilização da pele e dermatite de contato. 

A bula ainda informa que as reações adversas podem ocorrer com maior frequência na população idosa, em comparação à população adulta. 

Além disso, as crianças pequenas são mais suscetíveis a reações relacionadas ao sistema nervoso central, como convulsões, vertigens (tonturas), alterações motoras, cefaleia, insônia, sedação, sonolência e tremores. As convulsões foram relatadas com maior frequência em crianças do que em adultos. 

Contraindicações 

Hixizine é contraindicado para:

  • Pessoas que têm histórico de hipersensibilidade aos componentes da fórmula da medicação
  • Pessoas que nasceram com ou tiveram algum episódio de ritmo cardíaco anormal (observado em exames de eletrocardiograma) ou que estão usando outros medicamentos que podem causar efeitos parecidos no coração
  • Gravidez e amamentação

Adicionalmente, Hixizine é contraindicado em associação ou ao mesmo tempo em que remédios conhecidos por prolongar o intervalo QT ou induzir torsades de pointes, como: 

  • Antiarrítmicos (quinidina, disopiramida, amiodarona e sotanol)
  • Alguns anti-histamínicos
  • Antipsicóticos (haloperidol)
  • Antidepressivos (citalopram, escitalopram)
  • Antimaláricos (mefloquina)
  • Antibióticos (eritromicina, levofloxacino, moxifloxacino)
  • Antifúngicos (pentamidina)
  • Remédios para o trato gastrointestinal (prucaloprida)
  • Medicações anti-câncer (toremifeno, vandetanibe)
  • Metadona

Além disso, Hixizine deve ser usado com cuidado por quem estiver tomando outras medicações que diminuem o batimento do coração ou que reduzem o nível de potássio no sangue. 

As restrições de uso do medicamento também incluem as pessoas com maior risco de problemas no ritmo cardíaco e pacientes que utilizam substâncias depressoras do sistema nervoso central (medicamentos para tratamento da ansiedade, depressão e outros distúrbios psiquiátricos), anticolinérgicos (atropina, beladona, anisotropina) e álcool.

Assim, antes de começar o tratamento com Hixizine, é fundamental informar ao médico sobre todos os remédios que usa para verificar se não faz mal utilizá-los ao mesmo tempo.

Da mesma forma, o uso do remédio deve ser avaliado pelo médico quando o paciente apresentar as seguintes condições: 

  • insuficiência renal ou hepática
  • Epilepsia (convulsões)
  • Glaucoma (aumento da pressão ocular)
  • Doença de Parkinson
  • Obstrução da bexiga
  • Hipertrofia prostática (aumento da próstata)
  • Retenção urinária

Durante o tratamento, o paciente também não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Outros cuidados

Hixizine
Reprodução: via TheraSkin

Para saber mais sobre os efeitos colaterais, contraindicações e cuidados que o uso do remédio exige, leia a bula do medicamento na íntegra.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que Hixizine engorda? Precisa também do tratamento e tem medo deste efeito colateral? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Hixizine engorda? Para que serve?”

  1. Eu tomo Rivotril há anos e meu psiquiatra prescreveu Hixizine para tomar junto. Tomei por um ano e engordei 14 kg. Agora parei de tomar e já me sinto menos inchada.

    Responder
  2. Eu sempre fui bem magra e eu comecei com uma alergia terrível a médica me mando tomar Hixizine contínuo e estou engordando horrores , não me reconheço, estou apavorada 😭

    Responder
  3. Oi meu chamo eliana tomei o ixsine muito tempo posso afirmar não engorda não tenho dermatite tomei um ano só dá muito sonho

    Responder
  4. Eu tomei hixina é engordei muito,estou precisando tomar dnovo por alergia,tosse,estou com medo de ganhar mais peso

    Responder