Jenipapo emagrece mesmo?

Especialista da área:
atualizado em 18/10/2021

Algumas pessoas costumam afirmar que o Jenipapo emagrece. Não se sabe se é por uma questão cultural, mas se de fato a fruta tem um papel relevante na perda de peso. Portanto, saiba se isso é verdade ou se não passa de mais um mito.

  Continua Depois da Publicidade  

Aproveite para conhecer os benefícios do jenipapo e para que serve essa fruta, que tem sua origem na América Tropical e Índia Ocidental, e embora seja muito popular nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, em outras regiões do país não é muito conhecida. Na região Nordeste, principalmente na Bahia, ele é muito consumido nas festas de São João.

O que é o jenipapo

jenipapo

O jenipapo que o nome vem do tupi-guarani e significa “fruta que serve para pintar” e tem o nome científico de Genipa americana L., é o fruto do Jenipapeiro que se parece com o figo, porém um pouco maior.

Este fruto pode ser consumido ao natural, mas também é utilizado em várias receitas, como compotas, na manteiga, para se fazer suco, refresco, vinho, polpa, vinagre, aguardente, álcool, xarope, etc.

Além de ser usado como um alimento, quando ele está em sua cor verde acinzentada e com a pele áspera, o jenipapo fornece uma substância corante chamada de genipina.

O seu suco, que tem a consistência do nanquim, é de cor azulada e utilizado como corante para cerâmica, tecidos e até mesmo tatuagem.

Como medicina natural, ele é muito utilizado em regiões do Acre, Pará e Amazonas como purgante, vomitório, remédio para asmáticos, antidiarreico, desobstruente, tônico para o estômago e diurético.

  Continua Depois da Publicidade  

Valores nutricionais do Jenipapo

O Jenipapo possui cálcio, ferro, proteína, e vitaminas C e do complexo B, etc. Por isso, muitas pessoas o consomem para combater a anemia.

Cada 100 gramas de Jenipapo contêm:

  • 113 calorias;
  • 25,7 g de carboidratos;
  • 9,4 g de fibras
  • 5,2 g de proteínas;
  • 0,3 g de gorduras;
  • 58 mg de Fósforo;
  • 40 mg de Cálcio;
  • 3,6 mg de Ferro;
  • 33 g de Vitamina C;
  • 40 mcg de Vitamina B2;
  • 0,5 mg de Vitamina B3.

Fonte: INCT – Frutos Tropicais

Jenipapo emagrece?

Como você pode ver, o jenipapo oferece bastantes nutrientes e pode ser muito bom para a saúde. Porém, ao mesmo tempo, é rico em carboidratos. Por isso, não podemos afirmar que o jenipapo emagrece, embora seu consumo moderado não vá causar ganho de peso.

É claro que manter uma dieta à base de frutas é muito saudável e uma boa opção para as pessoas que querem perder peso e manter um estilo de vida saudável. Uma fruta é sempre melhor do que um doce, mas se você está procurando emagrecer, o jenipapo talvez não seja a opção mais indicada.

Pelo contrário, essa fruta é recomendada para pessoas que precisam ganhar peso, principalmente as crianças. Isso porque ele tem a propriedade de estimular o apetite, o que não é o mais recomendado para as pessoas que querem perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

Ao pesquisar pela internet, você irá encontrar algumas “receitas milagrosas” relacionadas ao jenipapo. Uma delas é que tomar o suco de jenipapo com guaraná zero emagrece e baixa o colesterol. Isso não é verdade e não há nenhum fundamento científico sobre isso.

Se você deseja perder peso, basta manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, sem milagres ou segredos.

 Se você deseja se beneficiar das propriedades dessa fruta, alguns dos seus benefícios são:

  1. Estimula o apetite;
  2. Bom para grávidas;
  3. Ajuda a controlar as plaquetas do sangue;
  4. Combate à anemia;
  5. Melhora a circulação sanguínea.

Você pode ver estes e outros benefícios do jenipapo e receitas com esta fruta.

Como utilizar

O jenipapo é uma fruta que pode ser utilizada por inteiro, e cada parte tem alguns benefícios específicos para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Além do fruto, que é mais comumente consumido, suas folhas podem ajudar na redução da glicose e no tratamento da sífilis.

Sua raiz pode ser usada para fazer chás que ajudam no tratamento da catarata e a casca pode ajudar a diminuir o colesterol ruim.

E embora seja uma fruta bastante saudável e utilizada na medicina natural, lembre-se sempre de procurar o seu médico antes de consumi-la como remédio natural.

Você já tinha ouvido falar que jenipapo emagrece? Tem costume de consumir essa fruta na sua alimentação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média 4,14)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Jenipapo emagrece mesmo?”

  1. Sim eu conheço, mas sinceramente estranhei as sementes deste aí das fotos, pois já fiz geleias, licor com ele maduro e ainda pretendo fazer bolo colorido de azul e tbm licor de jenipapo azul com as frutas verdes, mas não reconheço como uma fruta que emagrece!!!

    Responder
    • Acho que emagrece por ser diurético, comi uma fruta a noite, e não dormi, fiz xixi a noite toda, ele como diurético realmente desincha e não é pouco não tá.

      Responder