Kóide D engorda? Dá sono? Para que serve?

Especialista:
atualizado em 19/10/2020

Confira se é verdade que o medicamento Kóide D engorda, veja se ele dá sono, para que serve esse xarope e qual é a sua principal indicação.

Kóide D (maleato de dexclorfeniramina + betametasona) é um medicamento encontrado na forma de xarope, que pode ser utilizado por adultos e crianças a partir dos dois anos de idade.

Sua indicação é para o tratamento adjuvante (auxiliar) das seguintes condições:

  • Doenças alérgicas do aparelho respiratório como asma brônquica grave e rinite alérgica;
  • Doenças alérgicas da pele como dermatite atópica (eczema), dermatite de contato, reações medicamentosas e doença do soro;
  • E doenças alérgicas inflamatórias oculares como ceratites (inflamações da córnea), conjuntiva (conjuntivite) e das porções internas do olho (irite não-granulomatosa, coriorretinite, iridociclite, coroidite e uveíte).

Para comprar o remédio Kóide D, é necessário apresentar a receita médica branca comum.

Será que Kóide D engorda?

Agora que já vimos para que serve o medicamento, podemos conferir analisar se é verdade que Kóide D engorda.

Pois bem, a bula do Kóide D relata que ele pode provocar a retenção de líquidos, uma condição que pode provocar o inchaço e dar a impressão de que o corpo aumentou de volume.

A bula também informa que o medicamento pode causar efeitos colaterais endócrinos e metabólicos, entretanto, não especifica se isso pode incluir um aumento do peso.

De qualquer forma, caso você perceba que engordou durante o tratamento com o remédio, principalmente se isso acontecer de maneira expressiva, consulte o médico que o prescreveu para você como forma de saber o que fazer para reverter a situação.

Porém, não interrompa bruscamente o uso de Kóide D porque isso pode ser perigoso para a sua saúde. De acordo com a bula do medicamento, a retirada rápida do remédio pode provocar a insuficiência suprarrenal secundária.

Portanto, o tratamento deve ser finalizado somente conforme as indicações seguras do médico.

Kóide D dá sono?

Com sono

Acabamos de conferir se o Kóide D engorda. Mas e quanto ao sono excessivo? Ele faz parte das reações que podem ser provocadas pelo medicamento?

É possível, sim, que o medicamento provoque o sono. Isso porque a sua bula informa que a sonolência de nível leve a moderado é uma das reações adversas comuns do medicamento, ou seja, que atingem 1% a 10% das pessoas que tomam o remédio.

Se durante o seu tratamento com Kóide D você ficar sonolento, tome o cuidado de não executar atividades perigosas, que exigem o alerta. Se essa sonolência te incomoda muito, então procure a ajuda do seu médico.

Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados com Kóide D

Quando usamos um medicamento, mais do que saber se ele engorda ou dá sono, é de fundamental importância conhecer seus efeitos colaterais, contraindicações e demais cuidados ao longo do tratamento com o remédio.

Por isso, não deixe de ler toda a bula de Kóide D disponibilizada pela Anvisa.

Você já ouviu falar que Kóide D engorda? Conhece alguém que faz uso desse remédio e tenha sentido efeitos colaterais? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário