Leite de Amêndoas Emagrece?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

O leite de amêndoas é um substituto do leite muito popular, usado desde a idade média devido à sua validade maior sem necessidade de refrigeração. Muitas pessoas que fazem dieta trocam o leite de vaca ou de soja pelo leite de amêndoas. Vamos descobrir agora se o leite de amêndoas emagrece mesmo.

Calorias

Um copo de 240 ml de leite de amêndoas sem açúcar tem cerca de 50 calorias. Em comparação, a mesma quantidade de leite desnatado tem 83 calorias, o leite de soja tem cerca de 100 calorias e o integral tem 150 calorias.

Em uma dieta de perda de peso, é necessário consumir menos calorias do que se gasta. Se você está ou quer começar uma dieta com restrição de calorias, substituir o leite por leite de amêndoas pode se uma boa opção. Se você toma três copos de leite de soja por dia, por exemplo, e o substitui por leite de amêndoas, você já está deixando de consumir 150 calorias por dia. Mais algumas substituições e exercícios e você alcança o déficit de 550 calorias diárias necessário para perder meio quilo em uma semana.

Macronutrientes

  • Carboidratos 

O leite de amêndoas tem uma quantidade de carboidratos menor que a do leite de vaca. Enquanto o leite de vaca tem 12 gramas de carboidratos por copo, o leite de amêndoas tem apenas 2 gramas. Isso pode ajudar muito se você está seguindo uma dieta com poucos carboidratos. Além disso, também ajuda a evitar picos de açúcar no sangue, e assim, picos de insulina, o hormônio que leva o açúcar para as células do corpo e que ajuda no armazenamento de gordura. Por esses motivos é fácil afirmar que o leite de amêndoas emagrece.

  • Gordura

O leite de amêndoas possui cerca de 3 gramas de gordura por copo. Apesar de que isso é mais do que o leite desnatado, que não contém gordura, as gorduras presentes no leite de amêndoas são gorduras saudáveis, que ajudam a proteger o coração e o sistema cardiovascular. Além disso, o leite de amêndoas não contém colesterol, e pode, na verdade, ajudar a baixar os níveis desse marcador com suas gorduras saudáveis. Assim, beber leite de amêndoas diariamente ajuda a manter o coração saudável.

  • Proteína

É aqui que entra uma possível desvantagem do leite de amêndoas: ele contém apenas 1 grama de proteína por copo, contra 8 gramas do leite de vaca. A proteína é um nutriente que ajuda a aumentar a saciedade, fazendo com que você fique cheio mais rápido e por mais tempo. Isso pode ser compensado, entretanto, pela adição de um alimento rico em proteínas na mesma refeição que o leite de amêndoas.

Benefícios do Leite de Amêndoas

  • Rico em Antioxidantes

O leite de amêndoas é uma boa fonte de vitamina E, então ajuda a prevenir câncer e o envelhecimento da pele. Os flavonoides no leite de amêndoas ajudam a eliminar toxinas do corpo, protegendo-o de várias doenças que podem ocorrer, como osteoporose e diabetes tipo 2. 

  • Saudável para o Coração

O leite de amêndoas contém gorduras saudáveis, entre elas o ômega 3, que ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom, protegendo a saúde do coração. Outro benefício do ômega 3 na dieta é a melhora da função cognitiva.

  • Rico em Vitaminas e Minerais

Comparado aos leites de soja e arroz, o leite de amêndoas tem a maior concentração de vitaminas e minerais. Ele contém cobre, zinco, ferro, magnésio, manganês, cálcio, fósforo, potássio e selênio, além de 10% da necessidade diária de vitamina A, 25% da necessidade de vitamina D e 50% da necessidade de vitamina E.

  • Fibras

Enquanto o leite de vaca não contém qualquer fibra, o leite de amêndoas contém 1 grama de fibras por copo. Pode parecer pouco, mas essa quantidade te ajuda a alcançar sua quantidade necessária de fibras por dia. Além disso, as fibras ajudam a te manter cheio por mais tempo.

  • Prevenção do Alzheimer

O leite de amêndoas é rico em vitamina D, conhecida por melhorar o funcionamento de células e do sistema imune, e pode ajudar a diminuir o risco do Mal de Alzheimer.

Como Fazer o Leite de Amêndoas em Casa

Talvez você tenha se convencido de que o leite de amêndoas emagrece e queira incluí-lo na sua dieta. Ele pode ser difícil de encontrar, e seu preço também pode ser um pouco desencorajador.

Mas não se preocupe. Há uma alternativa: fazer seu leite de amêndoas em casa. É fácil e rápido, e você pode escolher não incluir o açúcar que alguns fabricantes colocam, deixando-o ainda mais saudável.

Preparo:

Deixe uma xícara e meia de amêndoas de molho em água por 6 a 10 horas, depois escorra. Bata as amêndoas em um liquidificador com quatro xícaras de água até que a mistura adquira uma consistência leitosa. Peneire para retirar possíveis grãos, coloque em um recipiente e guarde na geladeira.

Essa é uma forma prática e fácil de conseguir seu leite de amêndoas e aproveitar seu delicioso sabor acastanhado.

Você conhece o leite de amêndoas? Seria possível, para o cotidiano seu e da sua família, substituir o leite de vaca pelo de amêndoas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,44 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário