Leite engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 02/01/2022

Como com a maioria dos debates sobre a perda de peso, a resposta para a pergunta se leite engorda ou emagrece não é um simples sim ou não.

Por um lado, aquele copo cheio do líquido cremoso está repleto de calorias e gorduras, pelo menos se você está bebendo leite integral.

  Continua Depois da Publicidade  

Em contrapartida, ele é recomendado em várias dietas, incluindo a dieta do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que permite três porções de laticínios por dia em uma dieta de 1800 calorias.

Calorias do leite

leite garrafa e copos
O leite desnatado é um ótimo aliado em uma dieta de emagrecimento

Você consegue calorias a partir de três fontes: proteínas, carboidratos e gorduras.

Carboidratos e proteínas são boas opções de macronutrientes, a cada grama que você consome, seu corpo recebe 4 calorias.

Entretanto, não é assim com a gordura. Cada grama de gordura que você come oferece 9 calorias ao seu corpo. Então uma grama de gordura te dá mais do que o dobro das calorias de uma grama de proteína ou carboidrato. É por isso que alimentos ricos em gordura são muito calóricos.

Portanto nem todo leite possui a mesma composição nutricional.

  Continua Depois da Publicidade  

O leite integral tem muito mais calorias, são 150 calorias e 8 gramas de gordura por porção de 240 ml. Já o leite desnatado contém apenas 80 calorias e zero gordura nessa mesma porção. Ou seja, o leite integral tem mais do que o dobro de calorias em comparação ao leite desnatado.

Por isso que na forma desnatada os especialistas consideram que o leite emagrece.

Ingestão de leite dentro de uma dieta para perda de peso

Se você consumir 4 copos de leite integral por dia, você está adicionando 600 calorias à sua ingestão diária, ou 4200 calorias à ingestão semanal, o que é bastante para te fazer ganhar mais de meio quilo por semana.

Isso porque se uma pessoa com um metabolismo normal começasse a ingerir 3500 calorias a mais por semana, ela provavelmente ganharia meio quilo por semana.

É preciso ingerir 3500 calorias para ganhar meio quilo de peso, que é automaticamente armazenado como gordura.

Então, tecnicamente, sim, um aumento na sua ingestão de leite pode te fazer engordar.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, vamos dizer que você escolheu leite desnatado. Você teria que adicionar quase sete copos por dia para alcançar uma ingestão de calorias que te faria engordar.

E já que seu leite desnatado estaria te oferecendo calorias de carboidratos e proteína, seu corpo teria que trabalhar um pouco mais para converter essas calorias em gordura.

Muitas pessoas restringem sua ingestão de laticínios, incluindo leite, baseadas na suposição de que eles engordam.

Muitas pessoas também acreditam que leite não é mais tão importante assim para a saúde de seus corpos após a adolescência.

O leite, especialmente as versões com pouca gordura, como parte de uma dieta balanceada, oferece diversos benefícios para adultos, incluindo a absorção de uma proteína de alta qualidade que pode contribuir para o controle do peso.

Controle do peso

balança digital
O aumento de cálcio em uma dieta está relacionado a uma redução de gordura corporal

O Journal of the American College of Nutrition publicou uma análise em 2005 apontando que o aumento de cálcio na dieta estava ligado a uma redução geral de gordura corporal.

  Continua Depois da Publicidade  

Os participantes do estudo também demonstraram uma menor probabilidade de ganhar peso após um período de perda de peso enquanto mantinham o consumo maior de cálcio.

Esses estudos sugerem que o benefício máximo é derivado do consumo da quantidade recomendada de cálcio para um indivíduo, não sendo necessário exceder essa quantidade.

Neste caso, o leite emagrece por ser capaz de fornecer essa quantidade recomendada de cálcio com facilidade.

Leite e estudos de perda de peso

Beber quantidades maiores de leite ou comer outros produtos derivados do leite podem te ajudar a vencer a batalha contra a gordura, de acordo com uma nova pesquisa publicada online no American Journal of Clinical Nutrition.

Em outras palavras, o leite engorda dependendo da situação. Mas, no entanto, também pode ajudar a emagrecer!

Adultos que ingeriam as maiores quantidades de leite e derivados (laticínios) por dia, cerca de 2 dois copos (480 ml) de leite ou equivalente a 580 mg de cálcio, perderam cerca de 5,5 Kg ao fim do estudo de 2 anos.

Pessoas que consumiram as menores quantidades de laticínios, equivalente a cerca de 150 mg de cálcio, ou meio copo de leite por dia, perderam 3 quilos depois de 2 anos. Níveis mais altos de vitamina D no sangue também foram ligados à perda de peso, mostrou o estudo.

Mais de 300 homens e mulheres acima do peso, entre 40 e 65 anos, seguiram uma dieta com poucas gorduras, poucos carboidratos ou uma dieta estilo Mediterrâneo por 2 anos. Todos os alimentos estavam disponíveis na cafeteria de seus trabalhos.

Os participantes responderam questionários sobre a quantidade de laticínios (e outros alimentos) que eles comiam ou bebiam.

A seção de laticínios continha 12 alimentos, como leite normal e desnatado, leite com chocolate, iogurte normal e desnatado, e queijos brancos e amarelos. Os pesquisadores também mediram os níveis de vitamina D no sangue dos participantes e seu índice de massa corporal (IMC).

Nosso estudo sugere que tanto uma ingestão maior de leite e seus derivados, quanto níveis mais altos de vitamina D [no sangue] estão relacionados a uma maior perda de peso, concluem os pesquisadores da Universidade Ben-Gurion em Israel, liderados por Danit R. Shahar.

Ainda não existe uma comprovação científica quanto ao fato dos laticínios contribuírem com a perda de peso. No entanto, várias teorias existem, incluindo a possibilidade de que comer mais cálcio resulta em perder mais gordura, dizem os pesquisadores.

Vitamina D e perda de peso

Alimentos ricos em vitamina D
Estudos mostram que a ingestão de vitamina D favorece a perda de peso

No estudo citado acima, os participantes acima do peso tinham níveis mais baixos de vitamina D quando o estudo começou, no entanto, os níveis de vitamina D aumentaram naqueles que perderam mais peso.

Quanto mais altos os níveis de vitamina D no sangue, maior a perda de peso, concluiu o estudo.

Vitamina D também é conhecida como a vitamina do sol porque nossos corpos a produzem quando são expostos à luz do sol.

Estudos recentes ligaram a deficiência de vitamina D a vários problemas de saúde, incluindo ataques cardíacos e certos tipos de câncer.

“A falta de vitamina D é associada ao ganho de peso, e aumentar a vitamina D parece, cada vez mais, ser capaz de ajudar com a perda de peso,” diz Vincent Pera, diretor do Programa de Controle de Peso do Hospital Miriam, em Providence, Rhode Island.

Ainda segundo Vincent Pera, “O leite é uma ótima fonte de vitamina D, e ele também está tomando o lugar de outros alimentos que contêm mais gordura e calorias.”

Vídeo

Fontes e referências adicionais

Você gosta muito de leite? O que gosta de colocar nele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média 4,42)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

6 comentários em “Leite engorda ou emagrece?”

  1. Adoro leite, mas não consigo tomar só um copo por dia e mais que isto, me faz engordar e estufar, fora a flatulência. Em relação a vitamina D, 15 minutos por dia (pelo menos) é o suficiente e fazendo caminhada, melhor ainda.

    Responder
  2. Amo leite, sou super viciada.
    Eu pesava 107 kg já consegui emagrecer 28 kg em 1 ano, acredito que até agora só não consigo emagrecer mais pq não deixo de tomar café com bastante Leite Integral.
    #Amoleite

    Responder