Lesão por esforço repetitivo – Como tratar e como prevenir

Especialista da área:
atualizado em 17/06/2021

No dia a dia, fazemos muitos movimentos repetitivos que podem levar a lesões. Saiba então como tratar e como prevenir a lesão por esforço repetitivo.

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Para começar, as lesões causadas por esforço repetitivo geralmente afetam a parte superior do corpo, principalmente:

  • Pulso;
  • Mãos;
  • Pescoço;
  • Ombros;
  • Antebraços;
  • Cotovelos.

Além de atletas que executam sempre os mesmos movimentos, esse tipo de lesão também pode afetar os músicos e as pessoas que trabalham com atividades manuais repetitivas – como o artesanato e o uso do computador, por exemplo.

Os sintomas podem variar bastante, mas em geral as pessoas com lesão por esforço repetitivo observam:

  • Dor;
  • Sensibilidade;
  • Fraqueza;
  • Cãibras frequentes;
  • Formigamento ou dormência;
  • Rigidez muscular ou articular.

Como tratar a lesão por esforço repetitivo

Lesão na mão

A lesão por esforço repetitivo (LER) ou distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) é um problema bastante comum hoje em dia.

Apesar de causar muito desconforto e até limitações do movimento ao longo do tempo, a lesão por esforço repetitivo não é considerada uma doença, mas sim um conjunto de sintomas causados por movimento repetitivos que causam problemas como por exemplo:

  • Tendinite;
  • Bursite;
  • Epicondilite;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Mialgia;
  • Tenossinovite.

Aproveite para conferir os melhores exercícios para tendinite no ombro.

Aliás, esse tipo de lesão associada ao trabalho é muito comum por causa do uso do computador (ou qualquer outra atividade que se repete ao longo do dia)  por muitas horas seguidas. 

Por isso, ela também é conhecida como uma doença ocupacional que pode afetar músculos, nervos e tendões – além de sobrecarregar todo o sistema musculoesquelético causando desvios posturais e outros problemas.

Assim, se você sente dor durante atividades de digitação, por exemplo, é importante buscar melhorar a sua postura e fazer mais pausas durante o dia. 

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Além de identificar a causa do problema e fazer ajustes posturais, é importante tratar a dor e o desconforto com a ajuda de remédios indicados pelo seu médico. Dessa forma, o tratamento pode contar com:

  • Analgésicos como o paracetamol;
  • Compressas frias ou quentes para aliviar a dor;
  • Anti-inflamatórios como o ibuprofeno;
  • Corticosteróides para inflamações mais graves e dores intensas.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de talas para imobilizar o local da lesão – favorecendo a recuperação.

Por fim, a ajuda de um fisioterapeuta também pode ser importante para te ajudar na correção da postura e no fortalecimento muscular.

Como prevenir

Dor na mão

Se você trabalha em um escritório, é provável que a sua equipe já tenha te dado dicas de ergonomia para manter uma postura adequada enquanto faz suas atividades diárias.

De fato, ter um local confortável e adequado para trabalhar faz toda a diferença para prevenir lesões por esforço repetitivo.

Além disso, outras medidas que ajudam a prevenir esse tipo de lesão incluem:

  1. Usar uma cadeira com um encosto confortável e que permita uma boa postura;
  2. Fazer pausas ao longo do dia para quebrar os movimentos repetitivos;
  3. Procurar incluir alguns alongamentos na sua rotina;
  4. Usar apoios ergonômicos para o teclado e mouse se você trabalha com o computador;
  5. Praticar exercícios físicos fora do horário de trabalho;
  6. Lidar melhor com o estresse e praticar exercícios de respiração diafragmática.

Se você tem um problema específico que não melhora com esses pequenos ajustes, é possível que o seu médico indique uma cirurgia para corrigir a lesão. Esse é o caso da síndrome do túnel do carpo, por exemplo.

Mas, na maioria dos casos, é provável que alguns ajustes no seu estilo de vida sejam suficientes para reduzir ou evitar lesões causadas por movimentos repetitivos. 

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Vídeo

Sem dúvidas, as articulações são as que mais sofrem com as lesões por esforço repetitivo. Por isso, confira as dicas da nossa nutricionista sobre suplementos para fortalecer as articulações:

Fontes e referências adicionais

O seu trabalho envolve movimentos repetitivos? Isso já te causou alguma dor ou problema de saúde? Comente abaixo!

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Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

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