Especialista da Área:

Limão e Gengibre Emagrece? Como Usar?

Será que juntar limão e gengibre pode auxiliar em relação ao processo de perda de peso? Como usar essa combinação em sua dieta para emagrecer? Confira nossa análise e algumas dicas!

Nutritivo, o limão é conhecido como fonte de nutrientes que a gente precisa para funcionar nos conformes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, vitamina A, vitamina B9 (folato/ácido fólico) e vitamina C.

Já o gengibre é apresentado como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que pode auxiliar em relação à náusea e ajudar quem sofre com indigestão.

Veja em maiores detalhes os benefícios do limão e os benefícios do gengibre para a saúde e boa forma.

Limão e gengibre emagrece?

Para sabermos se essa combinação de limão e gengibre emagrece realmente, vamos conhecer os efeitos que cada um, separadamente, pode proporcionar em relação à perda de peso.

Começando pelo limão, a fruta serve como fonte de fibras, um nutriente conhecido por ajudar em relação à saciedade do organismo. Uma unidade da fruta apresenta 1,6 g do nutriente.

Entretanto, para aproveitar as fibras do limão, é necessário certificar-se de que a forma de consumir a fruta não descarta o nutriente. Isso porque a casca do limão serve como sua principal fonte de fibras.

Logo, para aproveitá-las é necessário manter a casca da fruta na hora de consumi-la. Outro estímulo para manter a casca da fruta é que um estudo associou os polifenóis encontrados no limão, cuja maioria está presente na casca do alimento, à diminuição do peso em ratos.

Esse estudo trata-se de uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Biochemistry (Jornal de Bioquímica Clínica, tradução livre) que investigou a ação desses polifenóis em relação à obesidade e ao metabolismo de gorduras em ratos que seguiam uma dieta rica em gorduras.

O resultado obtido foi que os polifenóis do limão conseguiram suprimir o ganho de peso e de gorduras nos animais. Entretanto, não se sabe se esses polifenóis podem ter o mesmo efeito em seres humanos porque para isso é necessário que sejam realizados testes com pessoas.

Além disso, sem a casca do limão, certamente a quantidade de polifenóis presentes na fruta não será suficiente para auxiliar o emagrecimento.

O limão é rico em vitamina C e esse nutriente já foi estudado em associação à fadiga em uma pesquisa divulgada na publicação Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

O estudo avaliou os efeitos da suplementação de vitamina C em relação à tolerância para exercícios em um grupo de pessoas obesas. O resultado foi que o nutriente influenciou positivamente a sensação de fadiga e a tolerância aos exercícios, de maneira geral, nos participantes.

No entanto, a quantidade de vitamina C utilizada no estudo foi bem maior do que aquela que é encontrada no suco de limão, por exemplo. Vale ressaltar que sem a sua casca, o limão perde boa parte do seu teor de vitamina C.

O gengibre

As alegações de que o gengibre ajuda a perder peso referem-se ao fato do ingrediente ser associado ao efeito do estímulo ao metabolismo, algo que torna o processo de queima de calorias e gorduras mais eficiente.

Entretanto, mesmo ao ser consumido em dosagens altas, o gengibre não proporciona uma elevação do metabolismo maior do que 2% a 5% e esses benefícios são obtidos por meio de dosagens maiores da raiz, disponíveis em suplementos como extratos líquidos e cápsulas, em que o ingrediente vem misturado a outros componentes que têm a mesma ação de aceleração do metabolismo.

É preciso consultar um médico antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento, já que a superdosagem do gengibre – 2 g para cada kg de massa corporal – pode causar tremores e a superestimulação do sistema nervoso central.

Existem estudos que indicam que não se deve consumir mais do que 2 g a 4 g de gengibre diariamente.

A junção do limão e gengibre na prática

Uma maneira de unir os dois ingredientes em uma receita é preparar a água de limão com gengibre, por exemplo. Há relatos de que uma versão dessa receita foi adotada e ajudou pessoas a perderem peso.

No entanto, para conseguir isso, é importante se alimentar melhor como um todo, mas a receita ajuda a diminuir a sua fome, a desinchar e regular o seu intestino.

Ainda que seja verdade que a água de limão e gengibre emagrece, a bebida não pode ser a única responsável pela perda de peso.

É preciso também mudar a sua alimentação e praticar exercícios físicos, até porque, a ideia de que a água de limão possui fibras que contribuem com o emagrecimento é considerada um mito.

Não existem evidências que a água de limão tenha mais benefícios para a perda de peso do que a água normal.

Suco de limão com gengibre

Com tudo que já aprendemos aqui, vimos que a dupla limão e gengibre não promove milagres em relação à perda de peso, não é mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Porém, podemos usar a dupla estrategicamente na dieta para auxiliar o emagrecimento. Como? A nossa dica é preparar um suco de limão com gengibre sem açúcar e utilizá-lo ocasionalmente nas refeições no lugar de bebidas calóricas e/ou cheias de açúcar como refrigerantes, sucos artificiais, achocolatados, cafés cremosos e milk-shakes, por exemplo.

Com isso, dá para cortar um pouco das calorias e/ou do açúcar ingerido no dia a dia e favorecer a perda de peso. Isso não vai operar milagres, porém, pode ser uma das pequenas estratégias que dão uma forcinha para expulsar os quilos em excesso do corpo.

Até porque…

Não existem bebidas ou comidas mágicas quando se trata da perda de peso. Como você provavelmente já deve saber, para emagrecer é necessário que toda a dieta seja saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Para quem tem dificuldades em seguir uma alimentação dentro desse padrão, vale a pena procurar o auxílio de um nutricionista, que indicará uma dieta que possa auxiliar a alcançar os objetivos, ao mesmo tempo em que fornece todos os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar corretamente.

O profissional também é o mais indicado para ensinar como utilizar o limão e o gengibre para favorecer a perda de peso.

Cuidados com o limão

Os ácidos presentes na fruta podem danificar o esmalte dos dentes ao longo do tempo, o que torna os dentes propensos ao desenvolvimento de cáries.

Para controlar esse efeito colateral, consuma as bebidas com limão com o auxílio de um canudinho, sempre que possível, como forma de evitar o contato do limão com os dentes.

Outra tática importante é lavar a boca com água depois de ingerir essas bebidas. Entretanto, é necessário aguardar o período de uma hora antes de escovar os dentes. 

“Escovar enquanto o esmalte dos seus dentes está em um estado ‘amolecido pelo ácido’ pode resultar em danos. Se você toma a água com limão no café da manhã, então é uma boa ideia escovar os dentes antes do café da manhã”, recomendam alguns especialistas.

Cuidados com o gengibre

A mestra em bioquímica Naomi Parks alertou que o chá de gengibre não pode ser consumido por pessoas que sofrem com a diabetes, por mulheres que estejam grávidas ou mulheres que se encontrem no processo de amamentação de seus nenéns.

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos alerta que pessoas que fazem uso de medicamentos diluidores do sangue (anticoagulantes) devem evitar os suplementos de gengibre. Mulheres que estejam amamentando e pessoas com distúrbios hemorrágicos, condições cardíacas e diabetes também devem evitar os suplementos de gengibre.

Da mesma forma, quem tem histórico de problemas na vesícula biliar deve consultar o médico antes de tomar o chá de gengibre.

Para crianças, adolescentes, idosos e pessoas que têm qualquer doença ou condição especial de saúde (além dos grupos já citados acima), vale a pena consultar o médico antes de utilizar qualquer forma do gengibre. Para os outros, é importante não exagerar no consumo de qualquer forma da raiz.

Outros cuidados e dicas

Além das receitas de água e de suco de gengibre com limão, a dupla pode ser utilizada na preparação de chás ou no tempero de saladas.

Entretanto, não se deve usar essas receitas mais do que três vezes ao dia e a ingestão deve ser evitada no período noturno para evitar que o sono seja perturbado.

As gestantes e as pessoas que sofrem com gastrite, refluxo ou pressão alta não podem utilizar essa mistura de gengibre com limão em suas receitas, devendo consultar o médico a respeito da utilização desses ingredientes.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar que consumir limão e gengibre emagrece? Já experimentou alguma receita com essa combinação? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário