Limão faz mal para gastrite?

atualizado em

Com suas 29 calorias a cada porção de 100 gramas, o limão não é vantajoso somente por ser utilizado em receitas de bebidas como a limonada ou de comidas como tortas, mousses, bolos, picolés, sorvetes e brigadeiros. Ele também é fonte de nutrientes e oferece benefícios à saúde do organismo humano.

A fruta é composta em 89% por água e também contém elementos como proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

O alimento ainda é relacionado a benefícios como o auxílio ao combate a doenças cardiovasculares e a contribuição com a prevenção da anemia, além de poder ajudar a prevenir o desenvolvimento de cálculos renais.

Mas será que a fruta faz bem em todos os casos, ou existem condições de saúde em que o seu consumo não é bem vindo? Por exemplo, será que o limão faz mal para gastrite?

Vamos descobrir isso agora, além de conhecer alguns cuidados relacionados à fruta e informações a respeito dessa condição de saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

O limão faz mal para gastrite?

cesta de limões

Antes de entendermos se o limão faz mal para gastrite ou não, vale a pena conhecermos melhor a condição, que se trata de uma doença caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago.

Sua origem pode estar associada a uma bactéria chamada Helicobacter pylori, a vírus, parasitas, fungos ou ao refluxo da bile para dentro do estômago. Existem formas diferentes da condição: a gastrite aguda – que tem uma duração de pouco tempo – e a gastrite crônica – cujo período de duração pode ser de meses e, inclusive, anos.

O que acontece em um quadro de gastrite é que a mucosa que protege a parede estomacal enfraquece. Com isso, os sucos digestivos produzidos pelo estômago danificam o tecido de revestimento do órgão.

O tratamento da doença inclui evitar ingerir alimentos que causem mais irritação ao estômago, como é o caso das bebidas ácidas. Comidas ricas em gorduras também devem ser afastadas do cardápios das pessoas diagnosticadas com a doença porque aumentam a inflamação do revestimento estomacal, de acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas onde o limão entra no contexto de um quadro de gastrite? O alimento entra na categoria das frutas cítricas que devem ser evitadas por pessoas que sofrem com gastrite ou úlcera. Outros alimentos que fazem parte da lista são as laranjas, as limas e as toranjas.

Para essas pessoas, as frutas cítricas podem causar desconforto e pesquisas já indicaram que elas podem ativar neurotransmissores que trabalham trazendo a dor em pessoas que sofrem com inflamação no estômago, justamente uma característica da gastrite.

Além disso, o hábito de tomar suco de limão com o estômago ainda vazio pode ser uma das causas para o desenvolvimento da forma aguda da condição.

Outros alimentos que devem ser evitados pessoas diagnosticadas com gastrite

Quem sofre com a doença também costuma ser aconselhado a ficar longe dos seguintes alimentos:

  • Leite com chocolate
  • Chocolate quente de cacau
  • Qualquer bebida com cafeína
  • Café descafeinado
  • Chá de hortelã
  • Chá preto
  • Bebidas alcoólicas
  • Sucos cítricos
  • Pimenta-do-reino e pimenta chili
  • Sementes de mostarda
  • Noz-moscada
  • Alimentos com corantes e conservantes
  • Gomas de mascar
  • Produtos laticínios feitos à base de leite integral
  • Chocolate
  • Queijos picantes ou com tempero forte
  • Embutidos como salame, salsicha e mortadela
  • Linguiça
  • Bacon
  • Carne vermelha
  • Outros alimentos apimentados
  • Comidas processadas e refinadas como pães, macarrão, produtos com açúcar adicionado, alimentos com gorduras trans, óleos vegetais refinados, frituras e produtos laticínios pasteurizados
  • Tomate e produtos à base de tomate como molhos de tomate, massas de tomate ou sucos de tomate

Atenção

Entenda que essa lista traz somente alguns exemplos de alimentos que podem prejudicar um quadro de gastrite. Caso já tenha sido diagnosticado com a doença, converse com seu médico para conhecer as recomendações completas de como uma alimentação para gastrite deve ser e siga integralmente o tratamento indicado por ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Os sintomas da gastrite 

estomago com queimação gastrite

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, os sintomas que um indivíduo que possui a condição pode apresentar são:

  • Azia
  • Perturbação no estômago
  • Indigestão
  • Dor abdominal
  • Diminuição do apetite
  • Náusea
  • Soluço
  • Fezes escuras
  • Vomito, possivelmente acompanhado de sangue ou substâncias que se assemelham com borras de café

Ao experimentar um ou mais desses sintomas, é fundamental que você busque ajuda do médico de sua confiança, que irá te examinar, identificar se você tem a doença ou não e, caso o diagnóstico seja confirmado, indicar qual o tratamento mais apropriado para o seu caso.

Outros cuidados com o limão 

Além de saber que o limão faz mal para gastrite, indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico também não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

A fruta é altamente ácida e por conta disso o seu consumo frequente pode causar prejuízos para a saúde dental caso o esmalte dos dentes venha a ser danificado. Outro problema refere-se às pessoas com dermatite, em quem o limão pode causar alergia de contato e irritações na pele.

Portanto, conclui-se que o consumo de limão faz mal para gastrite porque pode ativar neurotransmissores que trazem a dor e inflamação no estômago.

  Continua Depois da Publicidade  

O efeito do limão no pH do organismo

O pH do sangue fica em torno de 7,35 e 7,45. Quando está fora dessa faixa, seja para mais ou para menos, considera-se que a pessoa está com alcalose ou acidose metabólica, que são quadros associados a distúrbios sérios de saúde.

Por isso, o nosso organismo possui formas bastante eficientes de manter o sangue dentro dessa faixa ideal, chamado de sistema tampão, além da ação dos rins, que excretam o excesso de ácido ou base do sangue.

Assim, os alimentos não costumam afetar o pH do sangue, a não ser que sejam consumidos em quantidades extremamente altas. Nem mesmo o limão, com seu pH extremo.

Afinal, o limão é ácido ou básico?

Essa é uma dúvida frequente, que tomou conta dos debates tanto na área de nutrição como de medicina.

E a resposta para essa pergunta não é algo tão simples, uma vez que dentro do organismo todos os alimentos sofrem transformações químicas, seja pela digestão ou pela metabolização de seus nutrientes.

No caso do limão, ele é, de fato, uma fruta bastante ácida, com pH variando entre 2 e 3. Mas ao ser digerido, absorvido e metabolizado, ele acaba gerando alguns componentes alcalinos

Entretanto, o pH geral do organismo não é afetado pelo limão, já que o excesso de compostos básicos (e ácidos também) são eliminados na urina.

Assim, a ingestão de limão pode até mudar o pH da urina, mas essa mudança não afeta o sangue ou outras partes do corpo.

O efeito do limão no pH do estômago

Outro ponto importante a se ter em mente é que o suco do limão, mesmo quando diluído em água, possui um pH ácido, e não existem estudos de qualidade mostrando que essa mistura ajuda a reduzir os sintomas de gastrite e refluxo gástrico.

No entanto, muitas pessoas afirmam que tomar água com limão em jejum melhora os sintomas gástricos dos problemas citados acima.

Nesses casos, o uso recomendado, em geral, é o seguinte:

  • Em um copo com água filtrada ou mineral, dilua uma colher de sopa de sumo de limão
  • Misture delicadamente e beba logo em seguida, sem adicionar açúcar ou qualquer outro adoçante
  • Beba a água com limão usando um canudo, para evitar o contato da bebida com os dentes, já que isso poderia desgastar o esmalte dos dentes

Essa bebida, de acordo com seus defensores, ajudaria a alcalinizar o estômago. Entretanto, como citado acima, não existem estudos que demonstrem isso, muito menos os efeitos benéficos em distúrbios gástricos.

O limão e a bactéria H. pylori

A bactéria Helicobacter pylori é uma das principais causas de gastrites e outros distúrbios estomacais, e o tratamento para eliminá-la inclui o uso de antibióticos e de protetores gástricos.

Mas, em estudos recentes, os pesquisadores vêm observando que o consumo de frutas cítricas, incluindo o limão, pode ter um efeito benéfico nestes casos.

Isso se deve ao fato de essas frutas inibirem o crescimento da H. pylori, contribuindo assim para a prevenção de gastrite, refluxo gástrico e mesmo câncer de estômago.Entretanto, por se tratar de um problema potencialmente perigoso, o tratamento da infecção por H. pylori deve sempre ser orientado por um médico.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava que o consumo de limão faz mal para gastrite? Possui essa condição de saúde e já sofreu com dores por conta do consumo da fruta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

68 comentários em “Limão faz mal para gastrite?”

  1. Amigo vejam os videos do dr. Lair Ribeiro. Aqui se fala que o limão faz mal mas com poucas pesquisas para afirmar, enquanto nos videos do dr. Lair Ribeiro ele diz que o limão faz bem e justifica cientificamente provando. E não se esquecam para quem tem gastrite e refluxo de seguir outras indicações do dr. Lair como beber cerca de 2 litros de água todos os dias, tomar probióticos, vitaminas e Aloe vera.

    Responder
  2. A melhor coisa que se tem que fazer e tomar 2 copos de água filtrada em jejum e antes do café, essas teorias de limão entre outros é lógico que vai dar errado; vc pode comer ou tomar de tudo um pouco mas com moderação, pode colocar limão na salada não tem problema, mas como eu disse de vez enquando.

    Responder
  3. Olá a todos.
    Ainda bem que descobri esta página, pois acabo de perceber que efetivamente cada caso é um caso. Tenho procurado tanto sobre problemas estomacais e esofágicos, pois foi-me diagnosticada uma inflamação no estômago. Antes disso tomava água com limão durante o dia, durante 2 ou 3 anos, até que comecei a observar que isso me causava dor de estômago. No entanto, admira-me que hajam pessoas a dizer que o limão alivia a dor de estômago e inclusivamente médicos a recomendar o uso puro de sumo de limão. De facto parece que o limão uma vez no organismo transforma-se em alcalino, contudo ele é ácido à entrada. É como colocar limão numa ferida. Até pode curar (duvido), mas primeiro vai arder. Portanto pessoal, no meu caso, não posso de modo algum ingerir sumo de limão, nem como tempero em saladas. Tenho muita pena porque tomava água com limão para emagrecer e de facto resultava, mas o meu estômago não quer.
    Bem haja a todos.
    Neuza

    Responder
  4. Bom dia! Essa incerteza deveria acabar. Será que não existe um bom médico que pudesse dizer de uma vez por todas se o limão faz bem para acabar com gastrite? Ficam mandando a gente procurar um médico…acredito que muitos aqui não tem condições de procurar um médico e às vezes nem tempo pra issi…

    Responder
  5. Sim!
    Tenho problemas com gastrite, e uma colega faz chás todos os dias no trabalho e tenho tomado constantemente chás com limão, e sinto que a gastrite não melhora por mais que eu esteja tomando remédios.

    Responder
  6. Caros companheiros, eu adquiri uma esofagite graças ao hábito de tomar um copo de água com limão todos os dias de manhã em jejum, então vai o alerta, quem sofre de gastrite tome cuidado com o limão e tudo que for ácido, gorduroso e industrializado.

    Responder
  7. Também já vi muitas pessoas falando sobre os benefícios do limão.
    Mas eu, particularmente não posso tomar um suco de limão ou de laranja que já tenho refluxo e gastrite.
    Consumo limão sim, até porque adoro. Na salada, na guacamole, mas sempre com moderação.
    Essa modinha de limão espremido de manhã com o estômago vazio não me pega não.
    Mas se faz bem pra alguns, resta-me achar que depende de cada organismo.

    Responder
  8. Para mim foi uma surpresa, tinha o hábito de tomar limão com bicarbonato de potácio pela manhã cedo em jejum e não relacionei,durante o tempo que tomei, nenhuma dor ou mal estar. Depois que parei de usar, passou um tempo , e então tenho em tempos espaçosos, crises de enjoo e dor abdominal, relacionadas ao consumo excessivo de doces e gordura.

    Responder
  9. Comecei a tomar suco de 1 limão em 200ml de água todos os dia em jejum a 15 dias..porem ontem e hj estou com muita dor no estômago…será que só comigo que não deu certo ? Queria tanto tomar e melhorar minha gastrite crônica : (

    Responder
    • Oi eu tomo meio limão em um copo grande água ajudou meu problemas de enjoou azia e dores de estômago minha mãe também teve seus benefícios ao consumo ela estava com circulação sanguínea ruim está melhorando as dores. Médico disse que mal não faz até 3 limões por dia ok.

      Responder
    • Eu tomo limão puro faz um ano já me ajudou muito pois no começo pode doer um pouco queima mas com o tempo vai ver que melhora e limpa tudo regularisa o estomago limpa purifica top para quem quer sair das drogas o limao ajuda bastante ajuda na desintoxicação do corpo limão é um santo remédio…

      Responder
    • Terias que tomar 2 limao com água em jejum, e mais dois antes da janta. O esomeprazol não fazia mais efeito, começei a fazer uso do limão, e passou os sintomas de um refluxo gastrico perssistente, uma nova vida. Atualmente não preciso mais de remédios.

      Responder
  10. Essa infirmação de que suco de limão deve ser evitado para quem tem gastrite, está errada. Ao contrário, o limão apesar de ser ácido, é alcalinizante e deve fazer parte do tratamento.as outras frutas cítricas não tem essa mesma propriedade.

    Responder
  11. Também tenho gastrite e tinha muita azia. Tomo suco de dois limões todos os dias em jejum há 3 meses e melhorei muito e meu intestino passou a funcionar melhor também. Bendito limão!

    Responder
  12. Eu tenho refluxo….comecei a espremer um limão em um copo com cerca de 100ml de água natural toda manhã ainda em jejum…estou fazendo isso a um mês.
    Já posso. Afirmar com toda certeza que os sintomas melhoraram em 90%../.antes qualquer coisa gordurosa que eu comia , me trazia azia, arrotos e gases..pararam esses sintomas.
    Estou me sentindo mto melhor…pretendo continuar com essa”terapia”

    Responder
  13. Sofro de gastriste tomei omeplasol 8 anos passei tomar limão em jenum estou sentindo muito bem não tem azia mais,mas fico preocupada porque tenão colite também fico pensando se estou fazendo a coisa serta ou não. Dis que afina o sangue e da anemia o que faser?

    Responder
  14. Cara, fui curado da minha gastrite. Ainda tinha essa bactéria hpilori. Limão é o instrumento de Deus para gastrite cara! Eu acordava as 5h30 da manhã tomava colocava 3 gotas de limão no copo é um pouquinho de água e pronto. Ficava até às 6h30 da manhã sem mais nada no estômago. depois ia lanchar comer outras frutas leite pão. Não sinto mais nada! Hoje posso comer qualquer coisa, hoje comi pastel!!!! Uhuhu e não passei mal uhuhu incrível

    Responder
  15. É confuso ver o dr. Lair Ribeiro recomendar limão para tratamento da gastrite e outros dizerem que não az bem.

    Responder
    • Vdd, Guilherme, já ouví dizer tbm que limão é bom p/ problemas de gastrite, mas cada site com uma posição diferente, isso é ainda pior, confunde a gente.

      Se limão faz mal a gastrite, porque existe o Sonrisal e outros q são ácidos ?

      É complicado, gente !

      Responder
        • Sim. Você está correta. O limão é ácido, mas quando você ingere ele passa a ser alcalino, no estômago. Segundo Dr. Lair Ribeiro. Sigam ele e vocês estarão sempre com a verdade .

          Responder
        • O limão é acido ate que vc beba depois torna-se alcalino no organismo..me sinto muito bem quando tomo..teenho gastrite. E no dia que tomo me sinto bem pois tenho muitas gases e me sinto bem .passo o dia bem

          Responder
      • É pq o sorrizal é indicado pra azia e má digestão(quando o ácido no estômago não é suficiente pra fazer a digestão)Como esse alimento fica no estomago por mto tempo pode agredir a parede estomacal levando a gastriste que tbm pode ser causada por hiper-acidez e bactérias

        Responder
      • Sonrisal e Eno não são ácidos, mas sim bases, ou seja antiácidos, que neutralizam os ácidos presentes no estômago quando uma refeição rica em gorduras é ingerida causando dispepsia e pirose.

        Responder
    • O pior é que neste mesmo site acabei de ver a recomendação do limão para a gastrite… é uma piada….

      Responder
        • Eu tbm tenho gastrite moderada e a água de limão é um alívio. São divergentes as opiniões sobre limão fazer bem ou mal. Fala-se que depois de ingerido ele é alcalino outros dizem q é proibido por ser muito ácido. Fica difícil saber.

          Responder
    • O limão pelo que eu saiba faz bem, agora se a pessoa já está com a gastrite é preciso tratar 1°, depois sim pode tomar suco de limão, pois o mesmo ja está com seu muco protetor reestabelecido, inclusive ja vi videos de dr. Complementando a entrevista dizendo isso!

      Responder