Limão faz mal para gastrite?

atualizado em

Com suas 29 calorias a cada porção de 100 gramas, o limão não é vantajoso somente por ser utilizado em receitas de bebidas como a limonada ou de comidas como tortas, mousses, bolos, picolés, sorvetes e brigadeiros. Ele também é fonte de nutrientes e oferece benefícios à saúde do organismo humano.

A fruta é composta em 89% por água e também contém elementos como proteínas, carboidratos, fibras, gorduras, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, colina (vitamina do complexo B), vitamina C, vitamina E, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio.

O alimento ainda é relacionado a benefícios como o auxílio ao combate a doenças cardiovasculares e a contribuição com a prevenção da anemia, além de poder ajudar a prevenir o desenvolvimento de cálculos renais.

Mas será que a fruta faz bem em todos os casos, ou existem condições de saúde em que o seu consumo não é bem vindo? Por exemplo, será que o limão faz mal para gastrite?

Vamos descobrir isso agora, além de conhecer alguns cuidados relacionados à fruta e informações a respeito dessa condição de saúde.

O limão faz mal para gastrite?

cesta de limões

Antes de entendermos se o limão faz mal para gastrite ou não, vale a pena conhecermos melhor a condição, que se trata de uma doença caracterizada pela inflamação, erosão ou infecção do revestimento do estômago.

Sua origem pode estar associada a uma bactéria chamada Helicobacter pylori, a vírus, parasitas, fungos ou ao refluxo da bile para dentro do estômago. Existem formas diferentes da condição: a gastrite aguda – que tem uma duração de pouco tempo – e a gastrite crônica – cujo período de duração pode ser de meses e, inclusive, anos.

O que acontece em um quadro de gastrite é que a mucosa que protege a parede estomacal enfraquece. Com isso, os sucos digestivos produzidos pelo estômago danificam o tecido de revestimento do órgão.

O tratamento da doença inclui evitar ingerir alimentos que causem mais irritação ao estômago, como é o caso das bebidas ácidas. Comidas ricas em gorduras também devem ser afastadas do cardápios das pessoas diagnosticadas com a doença porque aumentam a inflamação do revestimento estomacal, de acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

Mas onde o limão entra no contexto de um quadro de gastrite? O alimento entra na categoria das frutas cítricas que devem ser evitadas por pessoas que sofrem com gastrite ou úlcera. Outros alimentos que fazem parte da lista são as laranjas, as limas e as toranjas.

Para essas pessoas, as frutas cítricas podem causar desconforto e pesquisas já indicaram que elas podem ativar neurotransmissores que trabalham trazendo a dor em pessoas que sofrem com inflamação no estômago, justamente uma característica da gastrite.

Além disso, o hábito de tomar suco de limão com o estômago ainda vazio pode ser uma das causas para o desenvolvimento da forma aguda da condição.

Outros alimentos que devem ser evitados pessoas diagnosticadas com gastrite

Quem sofre com a doença também costuma ser aconselhado a ficar longe dos seguintes alimentos:

  • Leite com chocolate
  • Chocolate quente de cacau
  • Qualquer bebida com cafeína
  • Café descafeinado
  • Chá de hortelã
  • Chá preto
  • Bebidas alcoólicas
  • Sucos cítricos
  • Pimenta-do-reino e pimenta chili
  • Sementes de mostarda
  • Noz-moscada
  • Alimentos com corantes e conservantes
  • Gomas de mascar
  • Produtos laticínios feitos à base de leite integral
  • Chocolate
  • Queijos picantes ou com tempero forte
  • Embutidos como salame, salsicha e mortadela
  • Linguiça
  • Bacon
  • Carne vermelha
  • Outros alimentos apimentados
  • Comidas processadas e refinadas como pães, macarrão, produtos com açúcar adicionado, alimentos com gorduras trans, óleos vegetais refinados, frituras e produtos laticínios pasteurizados
  • Tomate e produtos à base de tomate como molhos de tomate, massas de tomate ou sucos de tomate

Atenção

Entenda que essa lista traz somente alguns exemplos de alimentos que podem prejudicar um quadro de gastrite. Caso já tenha sido diagnosticado com a doença, converse com seu médico para conhecer as recomendações completas de como uma alimentação para gastrite deve ser e siga integralmente o tratamento indicado por ele.

Os sintomas da gastrite 

estomago com queimação gastrite

De acordo com informações do Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, os sintomas que um indivíduo que possui a condição pode apresentar são:

  • Azia
  • Perturbação no estômago
  • Indigestão
  • Dor abdominal
  • Diminuição do apetite
  • Náusea
  • Soluço
  • Fezes escuras
  • Vomito, possivelmente acompanhado de sangue ou substâncias que se assemelham com borras de café

Ao experimentar um ou mais desses sintomas, é fundamental que você busque ajuda do médico de sua confiança, que irá te examinar, identificar se você tem a doença ou não e, caso o diagnóstico seja confirmado, indicar qual o tratamento mais apropriado para o seu caso.

Outros cuidados com o limão 

Além de saber que o limão faz mal para gastrite, indivíduos que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico também não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.

A fruta é altamente ácida e por conta disso o seu consumo frequente pode causar prejuízos para a saúde dental caso o esmalte dos dentes venha a ser danificado. Outro problema refere-se às pessoas com dermatite, em quem o limão pode causar alergia de contato e irritações na pele.

Portanto, conclui-se que o consumo de limão faz mal para gastrite porque pode ativar neurotransmissores que trazem a dor e inflamação no estômago.

O efeito do limão no pH do organismo

O pH do sangue fica em torno de 7,35 e 7,45. Quando está fora dessa faixa, seja para mais ou para menos, considera-se que a pessoa está com alcalose ou acidose metabólica, que são quadros associados a distúrbios sérios de saúde.

Por isso, o nosso organismo possui formas bastante eficientes de manter o sangue dentro dessa faixa ideal, chamado de sistema tampão, além da ação dos rins, que excretam o excesso de ácido ou base do sangue.

Assim, os alimentos não costumam afetar o pH do sangue, a não ser que sejam consumidos em quantidades extremamente altas. Nem mesmo o limão, com seu pH extremo.

Afinal, o limão é ácido ou básico?

Essa é uma dúvida frequente, que tomou conta dos debates tanto na área de nutrição como de medicina.

E a resposta para essa pergunta não é algo tão simples, uma vez que dentro do organismo todos os alimentos sofrem transformações químicas, seja pela digestão ou pela metabolização de seus nutrientes.

No caso do limão, ele é, de fato, uma fruta bastante ácida, com pH variando entre 2 e 3. Mas ao ser digerido, absorvido e metabolizado, ele acaba gerando alguns componentes alcalinos

Entretanto, o pH geral do organismo não é afetado pelo limão, já que o excesso de compostos básicos (e ácidos também) são eliminados na urina.

Assim, a ingestão de limão pode até mudar o pH da urina, mas essa mudança não afeta o sangue ou outras partes do corpo.

O efeito do limão no pH do estômago

Outro ponto importante a se ter em mente é que o suco do limão, mesmo quando diluído em água, possui um pH ácido, e não existem estudos de qualidade mostrando que essa mistura ajuda a reduzir os sintomas de gastrite e refluxo gástrico.

No entanto, muitas pessoas afirmam que tomar água com limão em jejum melhora os sintomas gástricos dos problemas citados acima.

Nesses casos, o uso recomendado, em geral, é o seguinte:

  • Em um copo com água filtrada ou mineral, dilua uma colher de sopa de sumo de limão
  • Misture delicadamente e beba logo em seguida, sem adicionar açúcar ou qualquer outro adoçante
  • Beba a água com limão usando um canudo, para evitar o contato da bebida com os dentes, já que isso poderia desgastar o esmalte dos dentes

Essa bebida, de acordo com seus defensores, ajudaria a alcalinizar o estômago. Entretanto, como citado acima, não existem estudos que demonstrem isso, muito menos os efeitos benéficos em distúrbios gástricos.

O limão e a bactéria H. pylori

A bactéria Helicobacter pylori é uma das principais causas de gastrites e outros distúrbios estomacais, e o tratamento para eliminá-la inclui o uso de antibióticos e de protetores gástricos.

Mas, em estudos recentes, os pesquisadores vêm observando que o consumo de frutas cítricas, incluindo o limão, pode ter um efeito benéfico nestes casos.

Isso se deve ao fato de essas frutas inibirem o crescimento da H. pylori, contribuindo assim para a prevenção de gastrite, refluxo gástrico e mesmo câncer de estômago.Entretanto, por se tratar de um problema potencialmente perigoso, o tratamento da infecção por H. pylori deve sempre ser orientado por um médico.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você já imaginava que o consumo de limão faz mal para gastrite? Possui essa condição de saúde e já sofreu com dores por conta do consumo da fruta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

68 comentários em “Limão faz mal para gastrite?”

  1. Caracas…. Só vejo coisas boas sobre o limão, mas agora lascou-se!
    Eu não sabia desse detalhe, hoje mesmo tive um “ataque” de dor do nada, tava até com um chá de limão,gengibre,e alho pra da uma reforçada no sistema imunológico que realmente é muito bom pra saúde agora nem sei oque fazer.Mas foi muito importante essa informação!

    Responder
  2. Um amigo médico dizia, “trato o individuo não a doença”
    Sempre tive problemas com azia, má digestão, tive úlcera medicamentosa, tenho refluxo, faço controle anualmente com endoscopia sempre o mesmo profissional, depois que passei a usar regularmente água com limão após as refeições e antes de dormir não sinto mais nada.
    Última endoscopia, ano passado, fui elogiada pelo profissional, tudo super normal mucosa totalmente recuperada.

    Responder
      • no meu caso ajudou e muito….nunca mais voltei a tomar remédios para o estomago. Minha pressão arterial se estabilizou, minha digestão melhorou 100%. No tocante a azia, ma digestão, gastrite e qualquer outro distúrbio do trato digestivo sou outro totalmente curado. Na verdade eu adicionei a glutamina na agua com limão. Bebo sempre em jejum logo pela manhã.

        Responder
  3. Graças ao limão a acidez do meu estomago esta controlada. Minha digestão melhorou 100%, não tenho mais azia e também não sinto mais o estômago estufado apos as refeições. não sou mais hipertenso…bom…só alegria. Sou grato ao meu nutricionista que me passou essa dieta incluindo o limão com água em jejum logo pela manhã.

    Responder
    • Vergonha o que a industria farmaceutica esta fazendo com os seres humanos empurrando a todo custo remedios e mais remedios essa industria estao matando trucidando VIDAS , temos que ficarmos muito atentos a isso e buscarmos outras alternativas como pesquisar ervas e plantas naturais mas temos que prestar a atençao nas dosagens , os fitoterapicos sao otimos tambem.

      Responder
  4. Tenho gastrite desde criança hoje com 41 anos
    Não sinto mais dores e faço endoscopia nunca tive bactérias .. Hoje somente tenho nausia e o limão me ajuda muito pq tira totalmente a nausia. Até quando estive grávida cortava o vômito e nausia. Pra mim que tenho gastrite e ótimo. Virou hábito e faço uso todos os dias e tomo puro com água sem adoçar. Coloco nos alimentos.

    Responder
    • Sério?! Também sinto de gastrite, mas fiz a leitura ae sobre o limão, e vi que não podia tomar… Mas agora vi seu comentário fiquei sem saber. Você pode me dizer se piora?
      Desde já muito obrigado.

      Responder
  5. fiz a simpatia tomar de 1 ate 12 limões puros em jujum, e voltar dos 12 ate 1 e ficar um ano sem usar nada com limão,nunca mais senti dor no estõmago

    Responder
  6. EU SOFRIA DE DORES ABSURDAS NO ESTÔMAGO
    PASSEI A TOMAR AGUA COM LIMÃO Á NOITE,ANTES DORMIR,NUNCA MAIS TIVE DORES ,MAS EU ENTENDO QUE EXISTAM CASOS MUITO GRAVES OU DIVERSIFICADOS DE GASTRITE QUE DEVEM SER ASSISTINDO POR UM GÁSTRICO. CADA ORGANISMO REAGE DE UMA FORMA .EM FIM, PRA MIM ,O LIMÃO OPEROU UM MILAGRE.

    Responder
  7. Tenho gastrite!
    Coloquei limão na salada piorou estou com dores absurdas no estômago.. conclui que limão piora o quadro de gastrite.

    Responder
  8. Dr.marcos deixa bem claro, primeiro faz o tratamento, qd.aliviar os sintomas, aí pode começar tomar a água com limão, eu aprendi meio Limão para um litro de água, vai tomando durante o dia.eu particularmente, parei de tomar o ladomprazol, e estou tomando água com limão, faz 2 dias, até então não senti mais azia e nem dor, mas tem que fazer o regime normal para garrote, pelo menos diminuir na comelanca…acho que é isso. Esses médicos vagabundos querem que consumimos esses remédios paliativos pelo resto da vida e as indústrias farmacêuticas cada vez mais rica…

    Responder
    • Graças ao novo hábito de tomar diariamente um limão com 400 ml de água ainda em jejum, não tenho mais gastrite nem azia.

      Responder
  9. Ola,meu esposo a um tempo vem tomando o suco de um limão em um copo de água morna em jejum toda manhã e sentiu grande benefício em sua saúde,emagreceu,sente menos cansaço,diminuiu a prisão de ventre entre outras coisas.Fiquei animada e comecei a fazer o mesmo e no terceiro dia senti meu estômago arder,já tive gastrite e sofri muito.Entao acredito que depende de cada organismo e hábitos alimentares.Eu sou desregrada ,me alimento mal em geral e sou sedentária.Ele por sua vez é atleta aos 61 anos e disciplinado na alimentação.Tambem tomo algumas medicações e ele não.Estas coisas devem influenciar,Imagino eu.

    Responder
    • Minhas senhora e senhores. O limão é milagroso para a saúde humana. Contudo, apesar de curar gastrite, não deve ser tomado se a pessoa está em altura de crise de estômago porque ele é ácido à entrada e vai irritar a mucosa que está desprovida de muco protetor. Se a pessoa tem úlcera acesa também não o deve tomar. Primeiro faz tratamento, com dieta adequada, beber suco de couve crua e tomar glutamina (5 gr /dia) para repor o muco que protege a mucosa. Só depois desta fase pode então introduzir o limão (sumo e casca). Tudo isto está explicado num vídeo do médico pesquisador cientista, drº Marco Milenau, que eu aconselharia verem até ao fim: https://www.youtube.com/watch?v=m08bgOvBA-8

      Responder
  10. Enquanto a indústria farmacêutica estiver infiltrada na internet, nunca saberemos se uma coisa faz bem ou mal. Muitos falam que o limão cura gastrite, outros falam ao contrário

    Responder
    • Eu sou prova viva que o limão cura gastrite. Estou livre dessa doença que carreguei por anos e mais anos. O hábito diário de tomar um limão com 400 ml de água em jejum.

      Responder
  11. Olá pessoal bom dia tem duas semanas que estou tomando limão com água todos os dias de manhã estou me sentindo bem melhor ?

    Responder