Lista de 20 alimentos que contêm cafeína

atualizado em

A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é um composto químico que pertence ao grupo das xantinas, e pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas. O composto é constituído na forma de um pó branco, solúvel em água quente, não tem cheiro e o seu sabor é muito amargo.

Dentro do grupo das xantinas, a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central ativando e aumentando a energia e o metabolismo do organismo.

No entanto, a cafeína deve ser consumida com moderação, e sua dose máxima não deve ultrapassar 400 mg por dia, o que corresponde a aproximadamente 4 xícaras de 200 ml de café, pois seu consumo excessivo pode causa efeitos negativos, como, insônia, ansiedade, tremores e dor de estômago.  

Quais os efeitos da cafeína?

CAFEÍNA

Os alimentos que contêm cafeína são absorvidos pelo intestino delgado e em poucos minutos a substância está presente em todos os órgãos do nosso corpo através da corrente sanguínea.

Os efeitos que podemos sentir em curto prazo são a aceleração dos batimentos cardíacos, o estímulo ao cérebro, aumento do fluxo urinário e a produção de ácidos digestivos.

  Continua Depois da Publicidade  

A cafeína relaxa os músculos que controlam os vasos sanguíneos e as vias respiratórias e causa a sensação de revigoramento, diminuindo, temporariamente, a fadiga, a sensação de torpor e o sono.

Quando a cafeína é consumida regularmente, o organismo passa a desenvolver certa tolerância aos seus efeitos. Caso o consumo seja diário seus efeitos serão menos perceptíveis, no entanto, se você não a consome de forma regular, notará claramente os seus efeitos.

Pessoas acostumadas ao consumo de cafeína, quando ficam em abstinência do produto por um período razoável, podem ter como efeito dores de cabeça, irritação e outros sintomas.

Pessoas com problemas cardíacos são aconselhadas a se absterem da cafeína, pois ela pode provocar palpitações e outras arritmias no coração.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns possíveis benefícios da cafeína sobre a nossa saúde são o aumento temporário da capacidade mental e da concentração, além da melhoria do desempenho físico, aumentando a força e a resistência muscular.

Muito se fala sobre o efeito da cafeína sobre o sono. A cafeína inibe a ação da adenosina, hormônio associado ao sono profundo. Em média, o tempo que a cafeína se mantém no organismo é de 4 a 6 horas. Se bebermos uma xícara de café, no final da tarde, provavelmente teremos ainda vestígios de cafeína no sangue e isso pode influenciar a qualidade do sono durante a noite.

Alimentos que contêm cafeína

café e chocolate ricos em cafeína

Inúmeros fabricantes de alimentos e bebidas extraem a cafeína natural para uso em seus produtos, ou mesmo adicionam a cafeína de forma sintética. Bebidas energéticas e suplementos esportivos são os campeões de adição de cafeína.

Erva-mate e guaraná são algumas das plantas mais utilizadas para estes efeitos, em parte, porque são alimentos que têm cafeína, mas são fáceis de isolar o sabor e alterá-lo para a fabricação de um produto industrializado mais específico. Eles também são mais baratos do que os grãos de café ou folhas de chá.

Café

A primeira coisa que pode vir à sua mente quando se pensa em cafeína é o café.

  Continua Depois da Publicidade  
  • Um copo de Café coado em geral tem entre 95 a 165 mg de cafeína.
  • O café instantâneo tem de 60 a 80 mg.
  • Um copo de expresso tem de 47 a 64 mg.
  • Se você optar pelo café descafeinado, mesmo assim você não estará completamente livre de cafeína. Um copo de café descafeinado tem 2 a 4 mg de cafeína.

Chá

Algumas pessoas podem pensar que um simples chá não contém cafeína, mas existe sim, embora em baixos teores. Uma xícara de chá pode conter de 20 a 90 miligramas de cafeína e se o chá for importado, a tendência é que contenha ainda mais cafeína.

  • Chá Mate: Uma xícara de chá Mate contém em média 20 a 30 mg.
  • Chá verde: Uma xícara de chá verde contém de 25 a 40 mg.
  • Chá preto: Uma xícara de chá preto contém de 15 a 60 mg.

Todas essas medidas variam de acordo com o fabricante e também a procedência do produto. A recomendação é prestar sempre atenção às informações constantes na própria embalagem do produto para que seja feito um consumo saudável.

Chá verde

Refrigerantes

Os refrigerantes utilizam a cafeína para alterar o sabor, e outras vezes como “efeito viciante”. As quantidades variam de zero até 40 mg

  • Coca-Cola: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 30 a 35 mg de cafeína.
  • Coca-Cola Zero: Um copo de 350 mililitros contém 35 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica: Um copo de 350 mililitros contém 2 mg de cafeína.
  • Guaraná Antártica Zero: Um copo de 350 mililitros contém 4 mg de cafeína.
  • Pepsi: Um copo de 350 mililitros contém cerca de 32 a 39 mg de cafeína.
  • Sprite: Não contém níveis significativos de cafeína em um copo de 350 mililitros.

Chocolate

Outros alimentos que contêm cafeína são os produtos de chocolate. Uma xícara de cacau pode ter 3-50 mg de cafeína. Uma porção de 100 g de chocolate ao leite pode conter de 3 a 30 mg, e 100g de chocolate amargo pode ter 15-70 mg de cafeína.

chocolate

Bebidas Energéticas

Bebidas energéticas são extremamente populares hoje em dia, tanto como a bebida em si, como misturada com algum tipo bebida alcoólica. Estas bebidas podem ter uma quantidade elevada de cafeína por porção.

  Continua Depois da Publicidade  
  • Burn: A medida de 250 mililitros possui cerca de 36 mg de cafeína.
  • Monster: A medida de 250 mililitros possui cerca de 90 mg de cafeína.
  • Red Bull: A medida de 250 mililitros possui cerca de 75 a 80 mg de cafeína.

Achocolatados

Achocolatados contêm cafeína porque são utilizados grãos de cacau em sua fabricação.

  • Achocolatado em geral: A medida de 250 mililitros possui cerca de 4 a 5 mg de cafeína.
  • Achocolatado Meio Amargo: A medida de 240 mililitros possui cerca de 17 a 23 mg de cafeína.

Medicamentos

Existem muitos medicamentos que utilizam cafeína em seus componentes para aproveitar seus efeitos sobre o corpo.

  • Dorflex: 1 comprimido contém 50 mg de cafeína.
  • Neosaldina: 1 comprimido contém 30 mg de cafeína.

Você está à procura de alimentos que contêm cafeína? Algum item dessa lista te surpreendeu? Pretende aumentar ou diminuir o consumo de cafeína? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

116 comentários em “Lista de 20 alimentos que contêm cafeína”

  1. Tenho uma alergia muito forte a cafeína, sofro muito. Antes de comer ou tomar qualquer coisa tenho que pesquisar se tem cafeína. Já fui pro hospital por conta de um chocolate ou um cappuccino mesmo descafeinado… Tenho coleção de chás e amo.

    Responder
  2. Estou pesquisando o que contem cafeina , porque , tenho bronquite e uso a bombinha, e vi que temos que diminuir o consumo de elementos que contem cafeina! Li em um blog que o café tem a mesma substância que a teofilina que é um remédio para bronquite e asma! No caso tenho duvida se o chocolate tem esse mesmo componente! E o café e a bombinha junto não pode se usar!

    Responder
  3. Eu tomei café a vida inteira. Nunca percebi o efeito dele até pouco tempo. Eu gostava de tomar à tarde pra relaxar. Mas comecei a ficar com dores de cabeça cada vez piores; não consegui mais dormir à noite; andava pensando coisas muito ruins e minha coordenação motora ficava afetada. Tudo isso parou quando larguei o café. Outro dia descobri na prática que o chocolate também tem cafeina. Preciso evitar qualquer coisa que tenha cafeina.

    Responder
  4. Estou procurando saber de produtos que contém cafeína para eu poder comprar e fazer uso. Tenho muita sonolência durante o dia, durmo muito e ainda assim sinto sono durante o dia. A minha pressão é baixa e isso me incomoda pois fico bocejando a todo momento.

    Responder
  5. Estava pesquisando por estar com principio de hemorroidas e a cafeína irrita a mucosa causando um aumento de desconforto… Substancia a ser evitada para quem possui um quadro semelhante assim com a pimenta. Grato pela materia.

    Responder
  6. Recentemente descobrir que tenho labirintite e não posso consumir alimentos que contenham cafeína, tem dois meses que não consumo, então acessei a página para ver quais esses alimentos que contém…fiquei triste em saber do chocolate, pois amo brigadeiro….não como sempre, mas fiquei triste em saber! 🙁

    Responder
  7. Tenho gastrite crônica e esôfago de Barret, curto.
    Tomo café descafeinado, uma xícara, uma ou duas vezes ao dia.

    Responder
  8. Sofro coma aftas recorrentes, enormes e em grande quantidade. Percebi que elas surgem quando tomo café. Fiquei surpresa ao ler que refrigerantes também possuem cafeína. Obrigada pela matéria.

    Responder
  9. sandra 18 de janeiro de 2017 at16:25tenho enxaqueca nao posso usar ali mentos com cfeina com xantin a o medico disse,

    Responder
  10. Tenho glaucoma e estou revendo minha alimentação – tomar o mínimo de cafeína é uma das opções para não agravar a PIO.
    Gostaria de mais opções de bebidas, com menos cafeína, p. ex. outros chás.

    Mas gostei da matéria.

    Responder
  11. Preciso evitar a cafeína por causa de crise de ansiedade… a surpresa foi o Dorflex que uso para as dores de cabeça. Não tomo café, mas sou viciada em coca-cola, fiquei surpresa também com o guaraná… Obrigada pelo texto.

    Responder
  12. Tenho zumbido no ouvido esquerdo, no início não me importei muito mas com o tempo piorou. Fui ao otorrino fiz vários exames, ela me disse que não tem cura e que posso controlar tentando esquecer. Mas descobri tb que a cafeina contribui para isso e portanto devo controlar ou parar de consumir alimentos que contem. Quanto ao zumbido no ouvido é verdade que não tem cura? Se tiver alguém que tem ou já teve esse problema, deixe aqui uma resposta.

    Responder
  13. Exames cardiológicos: por três dias não posso tomar café, refri, medicamento para pressão alta, chocolate alimentos com cafeína, etc…

    Responder
  14. Tenho problema no fígado e por isso a cafeína me faz mal. Me interessei em saber quais alimentos tem cafeína para poder evita-los.

    Responder
  15. Estou com problemas de palpitações e um tipo de arritimia no coração . percebo que ao deixar de tomar café e derivados os problemas desaparecem. acho que tenho que reduzir ou parar totalmente de ingerir cafeina.

    Responder