Embora deliciosas, as batatas fritas passam bem longe de ser um alimento saudável, especialmente quando aparecem cheias de acompanhamentos como queijo e bacon.
Inclusive, não é novidade que as frituras fazem mal e a batata frita é integrante da lista de alimentos ricos em gorduras ruins.
Um local bem famoso pelas suas batatas fritas é a cadeia de restaurantes de fast-food McDonald’s. No entanto, a partir de sete de março, a empresa vai implementar uma mudança drástica nas suas unidades da França: vai deixar de vender batata frita, mas apenas por algumas semanas.
As tradicionais batatas fritas do McDonald’s francês são parecidas com as batatas que chamamos de rústicas aqui no Brasil: são cortadas em pedaços mais grossos do que o clássico formato de palito.
Ficou curioso para saber o que vai aparecer no lugar delas? Bem, a ideia é surpreender os clientes com algo diferente para servir de acompanhamento: um mix de cenoura, beterraba e cherovia (pastinaca), que é uma hortaliça parecida com a cenoura.

Para suprir a nova medida, cerca de 1500 toneladas de cenoura, 1000 toneladas de beterraba vermelha e 700 toneladas de cherovia serão entregues aos restaurantes franceses.
Os testes iniciais contaram com 12 vegetais até o trio ser escolhido. Eles serão servidos misturados, em cones retornáveis de plástico, no tamanho médio ou grande. De acordo com o McDonald’s, os clientes não serão cobrados a mais pelo novo produto.
Segundo informações do jornal francês Le Figaro, a medida temporária tem o objetivo de testar a resposta dos clientes em relação aos novos acompanhamentos. Além disso, o McDonald’s deseja atender às novas necessidades de consumo e o desejo dos consumidores de diversificar a alimentação.
A estimativa é que a medida dure entre três a quatro semanas, o que vai depender do consumo, informou uma fonte da cadeia de restaurantes de fast-food ao jornal francês.
Ainda que seja temporária, a ação exigiu meses de preparação por parte da empresa. O trabalho de longo prazo iniciou-se em agosto de 2021, conforme informou o diretor de compras do McDonald’s Éloi de la Celle, ao jornal francês Le Parisien. Com informações do Notícias ao Minuto, do UOL e do G1.