Melancia engorda ou emagrece?

Especialista:
atualizado em 22/01/2021

Quando vamos comer alguma fruta, como a melancia, sempre vem a dúvida: ela engorda ou emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

Isso é mais forte ainda em dias quentes, ou mesmo após algum exercício, quando não existe nada melhor do que uma fatia de melancia suculenta e refrescante.

Por isso, vamos descobrir de uma vez por todas se a melancia emagrece ou não, e quais os efeitos dela em nosso corpo.

Melancia ajuda a emagrecer?

Incluir porções de melancia no cardápio pode ser uma ótima opção para quem precisa perder alguns quilinhos.

Isso acontece porque ela é uma fruta que, embora não seja tão nutritiva quanto outras, ajuda a reduzir a vontade de comer doces, além de ser de grande ajuda para manter a hidratação.

Veja abaixo a composição de macronutrientes por porção de 100 g de melancia (polpa) in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias29 kcal
Carboidratos6,52 g
Proteína0,7 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar0,13 g
Melancia (polpa) in natura

Como é possível notar, a melancia não contém colesterol, e é praticamente livre de gorduras, além de ter poucos carboidratos.

Ao final do artigo há uma tabela mais detalhada, com informações sobre as quantidades dos demais nutrientes.

Benefícios da melancia para a perda de peso

Melancia é ótima para hidratar o corpo

1. É pouco calórica

Uma das maiores vantagens da melancia para a perda de peso é a sua quantidade de calorias: apenas 29 kcal por cada 100 g da fruta. Assim, a melancia pode ser uma ótima opção de lanche ou sobremesa, principalmente em dias mais quentes.

2. Possui muita água na composição

Esse é outro responsável pelas propriedades emagrecedoras da melancia. Isso porque a quantidade de água nesta fruta é tanta, que ela ajuda a manter a hidratação do corpo, além de contribuir para a sensação de saciedade.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Carga glicêmica

Algumas dietas populares focam no índice glicêmico dos alimentos, uma medida de quão rapidamente os carboidratos em um alimento aumentam os níveis de açúcar no sangue.

A melancia tem um índice glicêmico alto, uma medida de 76 na escala de 100 pontos, então as pessoas às vezes pensam que isso significa que a melancia engorda e atrapalha sua dieta.

Entretanto, uma porção de 100 g de melancia contém apenas 6,52 g de carboidratos, o que significa que mesmo que essa quantidade de açúcar chegue ao sangue rapidamente, o a variação na glicose será pequeno.

Assim, dizemos que a melancia possui uma carga glicêmica baixa, apesar do índice glicêmico alto.

4. É rica em arginina

A melancia contém altos níveis de um composto chamado citrulina, que, após metabolizado, é convertido em um aminoácido essencial chamado arginina.

Esse aminoácido contribui para a perda de gordura, principalmente na região abdominal como foi demonstrado em um estudo de 2014, publicado no periódico Journal of Dietary Supplements.

Entretanto, é importante lembrar que a arginina sozinha não faz milagres, e que a melhor forma de perder peso com saúde é associar esses benefícios a uma alimentação saudável e à prática de exercícios.

Outros benefícios da melancia

O emagrecimento não é o único benefício que a melancia pode trazer para a saúde e a boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é uma fruta que, além de versátil, pode ainda contribuir para a prevenção de doenças e auxiliar o dia a dia de quem pratica exercícios.

1. Melancia funciona como um isotônico

A melancia é um ótimo lanche, com poucas calorias, refrescante e que te ajudará a recuperar eletrólitos perdidos no suor, como o potássio.

Isso pode te auxiliar na manutenção dos níveis de energia e hidratação quando está se exercitando, ou mesmo durante dias quentes.

Assim, ela pode substituir o uso de isotônicos, que geralmente são mais calóricos.

2. A melancia é uma fonte de antioxidantes

A melancia tem boas quantidades de vitamina C e A, assim como licopeno, todos poderosos antioxidantes.

Esses compostos ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias e autoimunes.

3. A melancia é versátil

Na maioria das vezes, a melancia é consumida fresca e em pedaços, ou na forma de suco.

Mas saiba que existem muitas outras formas de usar a melancia na cozinha, e isso a torna uma aliada ainda melhor para a perda de peso:

  • Ela pode ser congelada e usada na preparação e sorvetes;
  • Pode-se utilizá-la em uma sopa ou molho frio;
  • A casca pode ser cozida como um vegetal;
  • As sementes torradas podem ser lanche muito saudável;
  • E, por fim, a melancia pode até ser grelhada como um bife, e quando preparada assim, dizem ter uma textura similar à do atum.

Veja também: Benefícios da semente de melancia e como usar

Tabela nutricional

Porção de 100 g de melancia (polpa) in natura.

ComponenteValor por 100 g
Calorias29 kcal
Carboidratos6,52 g
Proteína0,7 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar0,13 g
Cálcio8,06 mg
Ferro0,18 mg
Magnésio8,06 mg
Fósforo9,79 mg
Potássio83,6 mg
Zinco0,08 mg
Selênio0,6 mcg
Vitamina A (RE)61 mcg
Vitamina A (RAE)30,5 mcg
Vitamina C4,94 mg
Equivalente de folato2,63 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)
Fontes e Referências adicionais
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

42 comentários em “Melancia engorda ou emagrece?”

  1. eu chupei uma melancia inteira,eu chupo inteira,eu queria saber se engorda,eu acabei chupando muito,hj comi so frutas,de manha antes do exercicio uma maça,depois dois pedacinhos de banana cozida,e bastante melancia,dps melao,maça e mamao uma fatia,e melancia.
    sera q engorda ou desetoxica e emagrece ou nao?

  2. Eu estou no 6 mes de gestação, e na gravidez anterior consumir melancia para saciar a fome.Deu certo:engordei apenas 9kg até o fim da gestação.
    Eu amo melancia a aahammmmm é agora com o aumento de apetite estou repetindo quando sinto fome fora das refeições, inclusive pelo simples fato de assaltar a geladeira a noite rsrsrsrsrsrsrs.
    Galera eu recomendo hehehe!!!

  3. Eu estava emagrecendo bem , em vetei de fazer um tônico pra aumentar o libido ,que vai melancia cozida com umas gotas de limão ,estou engordando estou tomando de manhã e a noite ,devo parar o não tem nada ver.

  4. sempre gostei de frutas ,mais depois que foi no nutricionista as porcoes ficaram menor,porque meu objetivo e ganhar massar magra.

  5. Estou a fazer um tratamento acompanhada e aconselhada pelo nutricionista muito conhecido cá em Portugal, Dr. José Maria Tallon e nem sei já se me disse que podia comer a melancia que eu queira, porque não engorda, mas tenho as minha duvidas, porque como diariamente muita melancia e como ainda não emagreço nem 500 gramas (embora esteja a fazer este tratamento só á semana e meia, mas gostava de saber se a melancia engorda ou não?

    • A melancia não engorda, Maria. Verifique se você está tendo uma alimentação boa no geral e se está praticando exercícios físicos também.

  6. Perguntei porque estou a engordar e como ando a comer muita melancia às refeições, a acompanhar as minhas saladas nesta época de calor, já estava a pensar na melancia.
    Muito obrigada pelas informações.

  7. Eu já deixei dito que chego a comer num só dia metade de uma melancia, não é todos os dias, pois nos dias que não como melancia, como gelatina e mesmo assim não consigo perder os 7 KGS que preciso de perder. mesmo fazendo uma dieta muito cuidada, será que me podem ajudar?

  8. Como melancia toda hora, ela me faz muito bém, nunca atrapalhou minha dieta ou contrario ajuda na perda de peso, amo de mais melancia.

  9. Amo melancia, mais fico preocupada se como demais pois estou engordando muito, como em media um kilo e meio por dia. mais evito tudo que engorda e como pouco no almoço! será que tem uma quantidade que posso ingerir ou pode ser a vontade?

  10. eu amo melançia; eu estava preocupada se consumido um pouco a mas engordaria mas agora fiquei feliz com o exclarecimento brigda

  11. Quando vc compra melancia, que parece barata,mas não é, 66 % é casca, o restante é polpa. E fazer doce com casca não tem gosto de nada. A menos que vc coloque polpa de caju,por exemplo, na calda que pelos menos fica com gosto bom. O bom é que detonei 600 gr de polpa, fiquei saciada e saturada de melancia e ingeri 210 calorias, com todas e vitaminas e sais minerais que ela possui. Ingeri doce natural que é o organismo aceita e elimina com facilidade, saciando a minha vontade de comer doce. Melancia é td de bom. Adoro!!!

  12. amo melancia,ela ajuda bastante a emagrecer sim,fiz uma dieta de 5 dia subistituindo o almoço por melancia e tomando subitramina comsequi perder 4 kl ,e o restante do mes so com o remedio perdi mais mais 3 que somam 8 kl eliminados feliz por di mais e nao passei fome e nem vontade de comer doce

    • Sibutramina tem efeito sanfona quando vc parar de tomar vc vai engordar o dobro . Estou falando pq tomei por 5 anos tomava 3 meses parava dois sempre q parava voltava engordar então procurei um médico e falei para ele é ele me orientou parar imediatamente pq além de ganhar o peso em dobro eu comprometia meu coração.

      • Ola

        Ate bariátrica se nao fizer a manutenção, engorda. Eu conheço pessoas assim. A sibutramina auxilia a reeducacao alimentar, mas temos que fazer nossa parte, exercicios. Etc..

  13. Fazia tempo que não consumia melancia agora que estou de dieta introduziu a fruta em um suco detox que vai apenas a fruta gengibre e linhaça mas estou me sentindo muito inchada principalmente na barriga sera que tem haver pois não estava assim
    Mas amo a fruta mesmo assim

    • Suzana
      Corte a linhaça. Digo isso a vc pq não me dou bem com ela. Linhaça me faz ficar inchada justamente na barriga

  14. Como melancia todos os dias, mas agora que dei conta, que poderia engordar! Começo de baixo para cima, pois a parte doce, fica em cima. Quem compartilha comigo é a Pepita, minha cachorra. A minha amiga, adorou, quando ensinei a comer da minha maneira.

    • Nunca fui muito fâ,mais agora passei a aprecia-la, tive a sorte de ter umas pessoas vendendo no meu caminho para o trabalho, comprei pois estava tão vermelhinha, que me encheu os olhos, percebi que fico menos ansiosa por doces, e sem aquela fome fora de horas,fico satisfeita o dia todo, sem contar que não tomava muito água, me ajudou muito.