Semente de melancia – Benefícios e como usar

Especialista:
atualizado em 13/10/2020

Ótima para grávidas e dotada de propriedades diuréticas, antioxidantes, energéticas: veja os benefícios da semente de melancia e como usar!

A melancia é uma das frutas mais populares que existem. Além de saborosa, ela é pouco calórica e fonte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Por isso, existem tantos benefícios da melancia para a saúde e boa forma.

Mas e quanto às sementes da fruta? Você deve ou não comer sementes de melancia? O que você faz com elas ao saborear a fruta? Joga fora?

Depois de conhecer os benefícios da semente de melancia, certamente pensará duas vezes antes de fazer isso. Vamos conhecer agora para que serve essa parte do alimento e descobrir alguns dos benefícios da semente de melancia e como aproveitar essa fruta por inteiro.

Benefícios da semente de melancia
Sementes de melancia

8 benefícios da semente de melancia

Veremos a seguir como as propriedades da semente melancia trazem benefícios para saúde e boa forma

1. É fonte de magnésio e ferro

O magnésio é importante para as funções metabólicas do corpo, pois serve para a manutenção das funções nervosas e musculares do organismo, além de ser importante para a saúde do coração, dos ossos e do sistema imunológico. Uma xícara possui 445 mg do mineral.

Mais um dos benefícios da semente de melancia é que uma xícara do ingrediente possui aproximadamente 6,29 mg de ferro, mineral importante para o processo de conversão de calorias em energia para o organismo.

O ferro é responsável também pela manutenção de bons níveis de hemoglobina no sangue, cuja função é absorver e transportar o oxigênio para as células do corpo, evitando problemas como anemia por exemplo.

2. Boa para a saúde da gestação

Também conhecida como folato, o ácido fólico é importante para a saúde da gestação e a prevenção de problemas congênitos no bebê, como lábio leporino, anomalias nos pulmões e anomalias no trato urinário

3. Semente de melancia é boa para a saúde do coração

O ingrediente também é composto de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, conhecidas como as gorduras boas. Elas auxiliam na proteção contra doenças do coração e derrame, além de diminuir os níveis do colesterol ruim, o LDL, no sangue.

Além disso, segundo o Embrapa, os compostos bioativos como ácidos graxos e L-citrulina presentes nas sementes de melancia estão associados à redução da hipertensão arterial.

4. É fonte de proteínas e aminoácidos

Em uma xícara de sementes de melancia desidratadas é possível encontrar 24,4 g de proteínas. Esse nutriente é essencial, pois é um constituinte básico das fibras musculares, cabelos, ossos, dentes e pele, além de trabalhar na formação de enzimas.

5. É fonte de vitaminas do complexo B

Além de oferecer o ácido fólico, vitamina B9, as sementes de melancia ainda contém vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

As vitaminas do complexo B são responsáveis por benefícios ao sistema nervoso, por manter o sangue saudável e para que a resposta imunológica do organismo seja eficiente.

6. Semente de melancia tem efeito diurético

A semente de melancia possui propriedades diuréticas, ou seja, promove a eliminação do excesso de água presente no organismo, combatendo assim o inchaço causado pela retenção de líquido no organismo. O resultado disso é que o corpo ganha um aspecto mais magro.

7. Boa para a pele e para os cabelos

O óleo proveniente das sementes de melancia serve como um hidratante para a pele que não obstrui os poros, ao mesmo tempo em que hidrata e nutre naturalmente da pele.

Nos cabelos, o óleo é absorvido facilmente pelo couro cabeludo e também não obstrui os seus poros, isto é, nutre sem atrapalhar o crescimento dos fios.

Além do efeito nos cabelos, as sementes de melancia ainda são boas para pele, pois são fontes de cobre, um mineral que ajuda na produção da melanina, uma substância que proporciona cor à pele.

E por fim, as sementes de melancia torradas são fontes de cobre, um mineral que trabalha na produção da melanina. A substância é um pigmento que proporciona cor aos cabelos e à pele.

8. Atua como antioxidante

Graças ao seu efeito antioxidante, a semente da melancia também pode contribuir com o combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Propriedades e valor nutricional

Confira a seguir seus valores nutricionais para uma xícara de chá (cerca de 86,4 g) de sementes de melancia seca:

ComponenteQuantidade (em 86,4 g)
Valor energético481 kcal
Proteína24,4 g
Gorduras40,9
Carboidratos13,2
Colesterol 0 g
Cálcio47 mg
Ferro6,29 mg
Magnésio445 mg
Fósforo652 mg
Potássio560 mg
Sódio86 mg
Zinco8,85 mg
Vitamina B10,164 mg
Vitamina B20,125 mg
Vitamina B33,06 mg
Vitamina B60,077 mg
Ácido fólico50 mcg
Fonte: Dpto de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina UNIFESP

Como consumir as sementes de melancia

As sementes podem ser levadas ao forno para serem tostadas antes de consumidas e servir como um lanchinho no dia a dia.

Recomenda-se colocá-las em uma assadeira e levar ao forno em 180º C durante cerca de 15 minutos. Entretanto, ao atingir a metade do tempo, é bom dar uma mexida na forma para que as sementes fiquem igualmente crocantes.

Também é possível preparar o chá das sementes de melancia, para isso adicione 40 g de sementes (½ xícara de chá) trituradas em 1 litro de água de fervente, tampe e aguarde esfriar. Em seguida, coe e beba o chá em temperatura ambiente.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios da semente de melancia para a saúde e boa forma? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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36 comentários em “Semente de melancia – Benefícios e como usar”

  1. Gostaria de saber se esta semente ajuda também para a prostatá,Adoro melancia e se fizer bem para a prostatá vou fazer o chá e dar inicio a tomar todos os dias.
    Gratos
    JM

  2. As sementes para plantio são as que posso torrar ou fazer chá … Por isso os saquinhos com 200 sementes !!!
    Acho que preciso de mais ajuda termos de bobeira também…