Benefícios da Semente de Melancia – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 05/07/2020

Ótima para grávidas e dotada de propriedades diuréticas, antioxidantes, energéticas: veja os benefícios da semente de melancia e como usar!

A melancia é uma das frutas mais populares que existem. Além de saborosa, ela é pouco calórica e fonte de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Por isso, existem tantos benefícios da melancia para a saúde e boa forma.

Mas e quanto às sementes da fruta? Você deve ou não comer sementes de melancia? O que você faz com elas ao saborear a fruta? Joga fora?

Depois de conhecer os benefícios da semente de melancia, certamente pensará duas vezes antes de fazer isso. O componente da fruta é conhecido por ser dotado de propriedades diuréticas, antioxidantes, energéticas e outras!

Benefícios da semente de melancia

1. Fonte de magnésio

O mineral é importante para as funções metabólicas do corpo, é necessário para a manutenção das funções nervosas e musculares do organismo, além de ser importante para a saúde do coração, dos ossos e do sistema imunológico. Uma porção de apenas 4 g de sementes de melancia é composta por 21 mg de magnésio.

2. Fonte de ferro

Um dos benefícios da semente de melancia é que uma porção equivalente a um punhado do ingrediente possui aproximadamente 0,3 mg de ferro, importante para o processo de conversão de calorias em energia para o organismo e componente importante da hemoglobina, cuja função é absorver e transportar o oxigênio no sangue.

Níveis baixos de hemoglobina são indicativos de problemas como anemia, desidratação, cirrose, linfoma, insuficiência renal, leucemia, deficiência de ferro e vitaminas e hemorragia.

3. Ótima para grávidas

Também conhecido como folato, o ácido fólico é importante durante a gestação, tendo em vista que sua ausência está associada ao desenvolvimento de anomalias no tubo neural do feto, cujo desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo e o funcionamento adequado do cérebro.

4. Gorduras boas para o coração

A semente de melancia também é composta de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, conhecidas como as gorduras boas. De acordo com informações da Associação Americana do Coração, elas auxiliam a proteger contra doenças do coração e derrame, além de diminuir os níveis do colesterol ruim – o LDL – no sangue.

5. Fonte de proteínas e aminoácidos

Em uma xícara de sementes de melancia desidratadas é possível encontrar 30,6 g de proteínas, constituinte básico das fibras musculares, cabelos, ossos, dentes e pele, além de trabalhar na formação de enzimas.

Um dos aminoácidos presentes no componente da fruta é a arginina, responsável por benefícios da semente de melancia como a regulação da pressão arterial e colaboração com o tratamento da doença coronária.

6. Fornece licopeno

As sementes da fruta também fornecem o licopeno, um carotenoide que ajuda a melhorar a fertilidade masculina, além de ser bom para o rosto.

7. Fonte de vitaminas do complexo B

Além de oferecer o ácido fólico – vitamina B9 –, as sementes de melancia ainda são dotadas de vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5 e vitamina B6. Juntas, as vitaminas do complexo B são responsáveis por benefícios da semente de melancia ao sistema nervoso, por manter o sangue saudável e para que a resposta imunológica do organismo seja eficiente.

8. Ação diurética

Como vimos, a semente de melancia possui propriedades diuréticas, ou seja, promove a eliminação do excesso de água presente no organismo, combatendo assim o inchaço causado pelo problema da retenção de líquido no organismo.

9. Hidratante para a pele e para os cabelos

O óleo proveniente das sementes de melancia serve como um hidratante para a pele que não obstrui os poros, ao mesmo tempo em que promove o funcionamento natural da pele.

Nos cabelos, o óleo é absorvido facilmente pelo couro cabeludo e também não obstrui os seus poros. Os resultados prometidos são benefícios da semente de melancia em relação à hidratação, o auxílio ao crescimento dos fios e a manutenção da saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

10. Ação antioxidante

Graças ao seu efeito antioxidante, a semente da melancia também pode contribuir com o combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e doenças crônicas.

11. Produção de melanina

As sementes de melancia torradas são fontes de cobre, um mineral que trabalha na produção da melanina. A substância é um pigmento que proporciona cor aos cabelos e à pele.

Como usar: aproveite os benefícios da semente de melancia

As sementes podem ser levadas ao forno para serem tostadas antes de consumidas e servir como um lanchinho no dia a dia. Recomenda-se colocá-las em uma assadeira e levar ao forno em 180º C durante 15 minutos.

Entretanto, ao atingir a metade do tempo, é bom dar uma mexida na forma para que as sementes fiquem igualmente crocantes.

Você pode levá-las para o trabalho ou faculdade e consumir entre as refeições principais, no lanche da manhã ou da tarde, para trazer praticidade e nutrientes importantes.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia os benefícios da semente de melancia para a saúde e boa forma? Pretende incluí-la mais em seu cardápio agora que conhece e sabe para que serve? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (123 votos, média: 4,24 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

36 comentários em “Benefícios da Semente de Melancia – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Gostaria de saber se esta semente ajuda também para a prostatá,Adoro melancia e se fizer bem para a prostatá vou fazer o chá e dar inicio a tomar todos os dias.
    Gratos
    JM

  2. As sementes para plantio são as que posso torrar ou fazer chá … Por isso os saquinhos com 200 sementes !!!
    Acho que preciso de mais ajuda termos de bobeira também…