Nós já sabemos que o que e quando comemos realmente afeta nosso metabolismo. Mas um novo estudo publicado no periódico Cell Metabolism chega a sugerir que, no que se refere ao controle de peso e à boa forma, “a hora do dia em que o alimento é consumido é mais crítica do que a quantidade de calorias ingeridas”.
Apesar do estudo ter sido conduzido em ratos, os que foram mantidos em um plano de calorias reduzidas que se alimentaram apenas de acordo com seus ciclos de alimentação normais (durante o dia) foram os únicos a perder peso, apesar de consumir o mesmo número de calorias que os outros grupos.
Aqueles que foram alimentados com o mesmo número de calorias por dia, mas, pelo contrário, os consumiram durante o seu “período de repouso”, não perderam nenhum peso.
“Traduzido para o comportamento humano, esses estudos sugerem que a dieta só será eficaz se as calorias forem consumidas durante o dia, na hora em que estivéssemos acordados e ativos de fato”, disse o autor do estudo, Joseph S. Takahashi, PhD. “Eles sugerem ainda que comer no momento errado da noite não levará à perda de peso mesmo quando você fizer dieta”.
Eles ainda descobriram que comer tarde da noite pode até prejudicar seu horário de sono e, na pior das hipóteses, levar à privação de sono.
Embora geralmente saibamos que não devemos comer depois das 20h ou 21h, é interessante notar que, mesmo comendo algo de baixo teor calórico antes de deitar ou mesmo um lanche da meia noite pode ter um efeito negativo sobre o seu metabolismo e a forma como seu corpo processa os alimentos.
“Estes dados revelam relações previamente desconhecidas entre alimentação, metabolismo e comportamento”, escreve a Science Daily sobre as descobertas. “Além de afetar o peso, os cientistas acreditam que o momento do consumo de alimentos afeta o ritmo circadiano e pode ser a rota pela qual os hábitos alimentares influenciam a sua vida útil”.
Vídeo: Sinais de metabolismo lento
Você desconfia que o seu metabolismo está lento? Então, não deixe de assistir o vídeo abaixo!