Nattokinase – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 11/12/2017

Com o nome já indicando algo asiático, a Nattokinase é encontrada em um alimento típico japonês, o Natto. O Natto é um produto feito com grãos de soja fermentada, consumido há séculos e muito nutritivo, embora a sua aparência não seja tão atrativa aos nossos olhos!

O que é Nattokinase?

A Nattokinase é, na verdade, uma enzima. Sim, as enzimas que são importantes na aceleração de reações bioquímicas.

A Nattokinase é extraída do Natto, que como já mencionamos acima, são grãos de soja que são cozidos e após fermentados por uma bactéria. A enzima Nattokinase é produzida quando Bacillus subtilis atua na soja. Apesar de outros alimentos à base de soja conterem enzimas, é apenas a preparação do Natto que contém a enzima Nattokinase específica.

A Nattokinase não foi descoberta por acaso. O pesquisador japonês Dr. Hiroyuki Sumi passou anos procurando por um agente trombolítico natural que pudesse dissolver com sucesso coágulos sanguíneos associados a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Finalmente, em 1980, depois de testar mais de 173 alimentos naturais, Sumi encontrou o que estava procurando. Essa enzima purificada tem efeito anticoágulos, também chamada de fibrinolítica. 

Para que serve?

A Nattokinase vem sendo muito utilizada no combate e prevenção de doenças cardiovasculares e problemas circulatórios, tais como: infarto, derrame, angina, hipertensão, trombose, arteriosclerose, varizes e hemorróidas.

A Nattokinase é uma enzima que tem como função básica a quebra de proteínas. Como as proteínas possuem uma estrutura de aminoácidos bastante complexa, elas exigem tipos de enzimas específicas para quebrar as moléculas de proteínas em partículas menores, os aminoácidos, pois dessa forma o organismo consegue absorver e distribuir esses nutrientes.

A Nattokinase tem a capacidade de quebrar a substância adesiva que torna a placa arterial muito pegajosa. Desta forma, ela age preventivamente e evita a coagulação sanguínea e formação de placas nas artérias.

Benefícios

– Dissolve coágulos

Em um estudo, a Nattokinase mostrou ter propriedades fibrinolíticas diretas que podem degradar a fibrina e reduzir o risco de complicações cardiovasculares. Em um teste, utilizando uma amostra de sangue com um trombo (coágulo) induzido artificialmente, a quantidade de tempo necessária para dissolver o coágulo foi reduzido pela metade, além de manter o efeito de continuar dissolvendo os coágulos por até 8 horas seguidas.

– Reduz a pressão

Pesquisas feitas no Japão mostraram que tomar Nattokinase tem influência positiva na redução da pressão arterial. Em teste realizado em humanos, foi utilizada uma dose oral diária por oito semanas e pôde se associar a redução das pressões diastólica e sistólica ao uso da Nattokinase. Mais testes e pesquisas precisão ser feitas para tornar os resultados conclusivos.

– Reduz a dor

A Nattokinase tem sido utilizada para ajudar com a dor da artrite, incluindo a artrite reumatóide. Também acredita-se amenizar as dores das mulheres no período menstrual, especialmente se a dor é causada por fibromas ou endometriose. Também é usado para outras dores como: fibromialgia, síndrome de fadiga crônica, espasmos musculares, câncer e beribéri, uma doença causada pela deficiência da vitamina B1.

– Doença de Alzheimer

Acredita-se que a Nattokinase tenha a capacidade de degradar as fibrilas amilóides, que se acumulam em forma de placas no cérebro e podem levar ao dano das células cerebrais, as quais se acredita serem responsáveis por causar a doença de Alzheimer.

– Auxilia a circulação

As propriedades de afinamento e oxigenação do sangue da Nattokinase fazem dela um remédio apropriado para circulação, contribuindo com a melhora de varizes e hemorróidas.

Efeitos colaterais

Embora nenhum efeito colateral tenha sido provado cientificamente para determinados casos, existem algumas restrições e recomendações sobre o uso da Nattokinase.

Grávidas e lactantes devem evitar a enzima, uma vez que não existem estudos suficientes para analisar os efeitos sobre o feto ou bebê.

Se você sofreu algum trauma, tem alguma úlcera, vai passar ou passou por uma cirurgia, recomenda-se não usar a Nattokinase, pois sabe-se que ela ajuda a afinar o sangue, e você pode correr o risco de perder muito sangue.

Sendo assim, não se deve fazer o uso da Nattokinase enquanto estiver utilizando medicamentos como: warfarina, heparina, aspirina entre outros.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da Nattokinase, ou ao menos do alimento japonês Natto? Tem curiosidade de experimentá-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 3,90 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

20 comentários em “Nattokinase – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Boa noite sou hipertensa e tomo remedio para pressão, posso tomar nattokinase, estou conhecendo agora, no livro segredo da cura?
    Também tenho dores nas articulaçoes.

  2. Fui mordida por um cão,no dia 01 12 18,e a cerca de um mês comecei a sentir formigamento na planta do pé,pois a mordedura (perfuração) deixou a minha perna deformada,fui ao médico e ele me receitou nattokinase.

  3. Estou tomando o Nattokinase, a 40 – dias e já percebo uma boa redução das palpitações que vinha sentindo.

  4. Olá meu pai teve um avc é o médico prescreveu pradaxa 110 mg o nattokinase pode ser um substituto do pradaxa?obrigada

  5. OI! TOMO À 8 ANOS MAREVAN PORQUE EU TIVE INFARTO MESENTÉRICO….GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA DE PASSAR TOMAR NATTOKINASE?

    • Posso deixar de usar marevan e passar a usar o Nattokinase, os médicos hematologistas aceitam o uso da Nattokinase? Aguardo resposta é muito grato.

  6. Estou tomando, há uma semana, prá afinar o sangue, em substituição ao somalgin (aas). O único problema é que minha pressão está em 10 por 6, está um pouco baixa. Sempre foi ótima (12 por 8 ou 11 por 7). Como, às vezes, fica nesse nivel (10 por 6), prefiro não afirmar que seja por conta do nattoquinase. No mais, tá tudo bem, sem efeitos colaterais.

    • De fato, a NATTOKINASE baixa a pressão. Como minha pressão foi sempre normal, o médico me mandou tomar água com sal ( uma colherzinha (de café) de sal rosa, em um litro d’água. Tomar essa mistura, na hora de tomar o nattokinase.

  7. Tomo varfarina, como todos paciente temos medo dos efeitos colaterais li a respeito natokinaze, gostaria de mais informações,e se pode ser usado como substituto do varfarina. Moro em São Paulo vou procurar nato para experimentar.aguardo abordagem mais abrangente.grato. Pedro Castro

  8. Exelente, natto e Combucha previnem futuras doencas graves! Por favor onde comprar o natto? Moro em Caraguatatuba, SP, litoral norte, caso alguem possa dar uma dica, grato

  9. Pesquisei,nato ao ler deparei c,natokinaze, interesse_ me pois faço uso de farfarina, gostaria de usar medicação sem restrição,e muito risco de sangramento.tenho curiosidades de provar o nato.grato tchau

  10. Oi o meu médico me receitou eu mando manipular .só que ele pediu natokinase 50mg, coenzima 10mg. Mas ele também receitou aspirina. E agora estou lendo sobre o natokinase e não pode tomar aspirina. O que faço agora?

    • Tenho curiosidade em testar…e vou tomar…
      O médico me receitou alguns anos atrás o AAS infantil.. porém não consegui pq ataca a gastrite…vou testar esse!!!

    • A dose diária de Natokinase é de 100mg , associe com Coenzima Q10 100mg : 01 cápsula diária. A natokinase também tem Vitamina K2 (Menakinona) que fixa o Cálcio aos ossos e evita Osteoporose.

    • Boa tarde devido uma arritmia cardíaca faço uso de u. Anticoagulante chamado xarelto acerto de 20mg será que o Natto subistitue? Faço uso tbm de atelonol 50mg e maltrato de inalapril 20mg.

  11. Boa tarde.

    Sim, tenho curiosidade em experimentar. Tomo aspirina para afinar o sangue, e gostaria de tomar algo mais natural. Onde posso comprar esse produto? Obrigada!