Nattokinase – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais

publicado em

Com o nome já indicando algo asiático, a Nattokinase é encontrada em um alimento típico japonês, o Natto. O Natto é um produto feito com grãos de soja fermentada, consumido há séculos e muito nutritivo, embora a sua aparência não seja tão atrativa aos nossos olhos!

O que é Nattokinase?

A Nattokinase é, na verdade, uma enzima. Sim, as enzimas que são importantes na aceleração de reações bioquímicas.

A Nattokinase é extraída do Natto, que como já mencionamos acima, são grãos de soja que são cozidos e após fermentados por uma bactéria. A enzima Nattokinase é produzida quando Bacillus subtilis atua na soja. Apesar de outros alimentos à base de soja conterem enzimas, é apenas a preparação do Natto que contém a enzima Nattokinase específica.

A Nattokinase não foi descoberta por acaso. O pesquisador japonês Dr. Hiroyuki Sumi passou anos procurando por um agente trombolítico natural que pudesse dissolver com sucesso coágulos sanguíneos associados a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Finalmente, em 1980, depois de testar mais de 173 alimentos naturais, Sumi encontrou o que estava procurando. Essa enzima purificada tem efeito anticoágulos, também chamada de fibrinolítica. 

Para que serve?

A Nattokinase vem sendo muito utilizada no combate e prevenção de doenças cardiovasculares e problemas circulatórios, tais como: infarto, derrame, angina, hipertensão, trombose, arteriosclerose, varizes e hemorróidas.

  Continua Depois da Publicidade  

A Nattokinase é uma enzima que tem como função básica a quebra de proteínas. Como as proteínas possuem uma estrutura de aminoácidos bastante complexa, elas exigem tipos de enzimas específicas para quebrar as moléculas de proteínas em partículas menores, os aminoácidos, pois dessa forma o organismo consegue absorver e distribuir esses nutrientes.

A Nattokinase tem a capacidade de quebrar a substância adesiva que torna a placa arterial muito pegajosa. Desta forma, ela age preventivamente e evita a coagulação sanguínea e formação de placas nas artérias.

Benefícios

– Dissolve coágulos

Em um estudo, a Nattokinase mostrou ter propriedades fibrinolíticas diretas que podem degradar a fibrina e reduzir o risco de complicações cardiovasculares. Em um teste, utilizando uma amostra de sangue com um trombo (coágulo) induzido artificialmente, a quantidade de tempo necessária para dissolver o coágulo foi reduzido pela metade, além de manter o efeito de continuar dissolvendo os coágulos por até 8 horas seguidas.

  Continua Depois da Publicidade  

– Reduz a pressão

Pesquisas feitas no Japão mostraram que tomar Nattokinase tem influência positiva na redução da pressão arterial. Em teste realizado em humanos, foi utilizada uma dose oral diária por oito semanas e pôde se associar a redução das pressões diastólica e sistólica ao uso da Nattokinase. Mais testes e pesquisas precisão ser feitas para tornar os resultados conclusivos.

– Reduz a dor

A Nattokinase tem sido utilizada para ajudar com a dor da artrite, incluindo a artrite reumatóide. Também acredita-se amenizar as dores das mulheres no período menstrual, especialmente se a dor é causada por fibromas ou endometriose. Também é usado para outras dores como: fibromialgia, síndrome de fadiga crônica, espasmos musculares, câncer e beribéri, uma doença causada pela deficiência da vitamina B1.

– Doença de Alzheimer

  Continua Depois da Publicidade  

Acredita-se que a Nattokinase tenha a capacidade de degradar as fibrilas amilóides, que se acumulam em forma de placas no cérebro e podem levar ao dano das células cerebrais, as quais se acredita serem responsáveis por causar a doença de Alzheimer.

– Auxilia a circulação

As propriedades de afinamento e oxigenação do sangue da Nattokinase fazem dela um remédio apropriado para circulação, contribuindo com a melhora de varizes e hemorróidas.

Efeitos colaterais

Embora nenhum efeito colateral tenha sido provado cientificamente para determinados casos, existem algumas restrições e recomendações sobre o uso da Nattokinase.

Grávidas e lactantes devem evitar a enzima, uma vez que não existem estudos suficientes para analisar os efeitos sobre o feto ou bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

Se você sofreu algum trauma, tem alguma úlcera, vai passar ou passou por uma cirurgia, recomenda-se não usar a Nattokinase, pois sabe-se que ela ajuda a afinar o sangue, e você pode correr o risco de perder muito sangue.

Sendo assim, não se deve fazer o uso da Nattokinase enquanto estiver utilizando medicamentos como: warfarina, heparina, aspirina entre outros.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da Nattokinase, ou ao menos do alimento japonês Natto? Tem curiosidade de experimentá-lo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

36 comentários em “Nattokinase – O Que é, Para Que Serve, Benefícios e Efeitos Colaterais”

  1. Bom dia!
    Gostaria de conhecer o produto.
    Sofro com oscilações no colesterol e quero fazer o teste.

    Elena

    Responder
  2. Boa tarde
    Gostei muito do artigo. Eu não conhecia o Nattokinase, até que um médico ortomolecular me receitou…na pesquisa de saber mais informações sobre o Natto, encontrei, com admiração, os benefícios dele.
    Um abraço

    Responder
  3. Olá eu tenho plaquetas sanguineas elevadas dês de 2009 e tomo ácido salicílico e nunca minhas plaquetas baixaram. Então tomei nattokinase e as plaquetas baixaram.

    Responder