Quais são os alimentos fermentados e seus benefícios

Especialista da área:
atualizado em 29/03/2021

Você conhece todos os benefícios dos alimentos fermentados? Aliás, você sabe quais são eles? Veja então quais são os alimentos fermentados e seus benefícios.

  Continua Depois da Publicidade  

É provável que você conheça vários alimentos fermentados. Um deles que tem se tornado cada vez mais popular é o kefir. Veja também os benefícios do kefir para a saúde e como fazer o seu.

Os alimentos fermentados ou probióticos são aqueles que são ricos em bactérias benéficas para a saúde. Por isso, se você quer saber mais sobre os probióticos, não deixe de conferir o que são probióticos e os seus benefícios.

Conheça então a seguir os alimentos fermentados que você pode incluir na dieta para deixá-la mais saudável.

Quais são os alimentos fermentados e seus benefícios

alimentos fermentados em conserva

Já sabemos que os alimentos fermentados contêm uma boa dose de bactérias saudáveis. Além disso, tais alimentos são ótimos para a saúde da flora intestinal. Isso porque eles ajudam na digestão, na absorção de nutrientes e também aumentam a imunidade.

Cada vez mais pesquisas indicam que ter um intestino saudável é fundamental para uma boa saúde.

De acordo com uma pesquisa de 2019 publicada no Journal of Experimental Medicine, ter uma microbiota intestinal pouco diversa está associado a várias doenças crônicas como a asma, a obesidade e as doenças inflamatórias intestinais, por exemplo.

Por isso, parece ser uma boa estratégia adicionar vários dos alimentos fermentados abaixo à sua dieta para aumentar a diversidade de bactérias intestinais:

Chucrute

O chucrute é uma mistura de repolho e sal e é um alimento rico em probióticos e fibras. Uma boa dica é consumir aqueles que são refrigerados, pois eles têm mais probióticos do que o chucrute em conserva ou em temperatura ambiente.

Kefir

O kefir é um tipo de leite fermentado que lembra bastante um iogurte. Ele contém probióticos e favorece a digestão da lactose – podendo então ser uma boa saída para quem tem intolerância ou sensibilidade ao açúcar do leite

  Continua Depois da Publicidade  

Kimchi

O kimchi também é feito à base de repolho. Picante e de origem asiática, o kimchi é ótimo para acompanhar lanches ou uma boa salada.

Kombuchá

O kombuchá é um chá preto ou verde com sabor picante e efervescente. Ele é rico em leveduras e bactérias saudáveis. Aliás, aproveite para conferir quais são os benefícios para a saúde do kombuchá

O diferencial do kombuchá é que ele pode ser aromatizado com ervas ou frutas, e por isso existe uma grande variedade de sabores para você escolher.

Natto

De origem japonesa, o natto é um alimento feito a partir da soja fermentada. O sabor dele é bem forte, mas consumi-lo vale a pena.

Além de ser um alimento fermentado, o natto fornece uma boa quantidade de fibras e de vitamina K. Por isso, ele ajuda o intestino e também melhora a saúde óssea.

Tempeh

O tempeh é um alimento feito de soja fermentada naturalmente. Ele é parecido com o tofu, mas é uma versão fermentada. 

Além de bons probióticos, o tempeh oferece todos os aminoácidos essenciais. Por isso, ele é um ótimo alimento para os vegetarianos e veganos.

Iogurte

O iogurte é obtido da fermentação do leite. De fato, eles contêm microrganismos vivos que quando ingeridos ajudam seu intestino a processar os alimentos.

  Continua Depois da Publicidade  

Missô

Por fim, o missô é uma pasta fermentada feita a partir do arroz, da cevada ou da soja. Ele é encontrado principalmente em sopas, mas também é usado como tempero em molhos para salada e marinadas.

No entanto, é importante tomar cuidado com a quantidade devido ao alto teor de sódio.

Alimentos fermentados e seus benefícios

pão de fermentação natural

Outros alimentos que podem ser fermentados são:

  • Pão de fermentação natural;
  • Pickles;
  • Vinho;
  • Cerveja.

Mas atenção, pois nem todos esses produtos contêm probióticos. Por isso, é importante ler o rótulo para saber se existem micro-organismos vivos no alimento ou não.

Além de melhorar a digestão, os alimentos fermentados tendem a durar mais tempo na sua dispensa, já que a fermentação é um processo que ajuda a aumentar a vida útil dos alimentos.

Uma série de benefícios que os alimentos fermentados e suas bactérias trazem para a sua saúde incluem:

  1. Bactérias dos alimentos fermentados ajudam na digestão dos alimentos;
  2. Microrganismos saudáveis dos alimentos fermentados combatem bactérias ruins causadoras de doenças;
  3. Bactérias boas ajudam a produzir várias vitaminas – como as vitaminas do complexo B e a vitamina K, por exemplo;
  4. Esses alimentos ajudam a restaurar as bactérias intestinais depois do uso de antibióticos.

Além disso, é importante não exagerar nas porções – principalmente se você não está acostumado a ingerir alimentos fermentados no seu dia a dia.

Mas, sem dúvidas, os alimentos fermentados são uma excelente adição à sua dieta e farão com que você tenha um intestino e uma saúde muito melhor.

Vídeos da especialista

Por fim, veja o vídeo abaixo em que a nossa nutricionista mostra como preparar o kefir do modo correto e saiba mais sobre os benefícios dessa bebida fermentada:

Fontes e Referências Adicionais

Você usa alimentos fermentados na sua dieta? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário