Nesfit Engorda ou Emagrece? Biscoito, Bolacha, Cereal e Mais

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Será que o biscoito Nesfit engorda? E o cereal e outros itens da linha? É uma boa alternativa para minha dieta contar com a linha Nesfit? Vamos agora explorar um pouco mais as características desses produtos e o impacto que eles podem ter na sua dieta.

Quem se preocupa em manter uma boa forma física ou necessita perder peso certamente tem a sua alimentação como um dos principais itens de preocupação no dia a dia. E se com a correria que o mundo atual impõe às pessoas, nem sempre é possível ter tempo disponível para preparar os lanchinhos e refeições saudáveis, algumas dessas pessoas podem acabar recorrendo às comidinhas fit, aqueles produtos industrializados e embalados que prometem ser saudáveis, oferecer nutrientes e saciar a fome.

Mas será que tudo o que os rótulos desses produtos nos indicam é verdade e eles realmente nos dão uma forcinha na hora de ficar em dia com a balança ou isso é mais uma ferramenta de marketing das empresas para vender e lucrar mais?

Para tirar essa dúvida, vamos analisar os produtos de uma linha fit, a Nesfit, da Nestlé. Será que Nesfit engorda ou será que Nesfit emagrece? Eu posso consumir os produtos dessa linha, como biscoitos e cereais, tranquilamente na minha dieta ou é preciso tomar certo cuidado? Continue conosco e descubra isso nas informações logo abaixo:

O que é? 

A Nesfit é uma vertente da Nestlé que engloba produtos como aveia, biscoitos doces e salgados, cereais matinais, barra de cereais e bebidas de aveia e arroz integral que prometem auxiliar o consumidor a manter a sua vida saudável e, por consequência, cuidar da boa forma.

Nesfit engorda?

Para descobrir se a linha de produtos Nesfit engorda, será preciso dar uma olhada mais específica em alguns produtos da marca:

– Bolacha Nesfit engorda?

Para quem gosta de biscoitos doces, a ideia de poder saborear a guloseima em uma versão mais saudável parece interessante, não é mesmo? Então, para ver se a versão fit da comidinha da marca Nestlé realmente colabora com a manutenção da boa forma, escolhemos a versão no sabor morango e cereais para fazer a análise.

Uma porção de 30 g da bolacha – o que é correspondente a 5 unidades do produto – possui 130 calorias. O valor não é alto e se compararmos com a quantidade de calorias presentes em outro tipo de bolacha doce, como a Trakinas recheada de morango, por exemplo, que contém 288 calorias referentes a uma porção na mesma quantidade.

Sendo assim, o consumo da bolacha da Nesfit mostra-se vantajoso para quem precisa reduzir o peso mas não deseja ficar longe desse tipo de alimento.

Por outro lado, ao olharmos a tabela nutricional do produto, observamos que a quantidade de carboidratos, nutriente que pode ser transformado em gordura pelo nosso organismo, é  de 19 g em cinco biscoitos, o que nos leva a entender que apesar de ser mais vantajosa do que os tradicionais biscoitos doces, o produto da Nesfit não deve ser consumido de maneira exagerada.

– Biscoito Nesfit engorda?

Do biscoito doce, vamos passar para o biscoito salgado da Nesfit. E o modelo que nós escolhemos para analisar foi o biscoito salgado de centeio.

Uma porção de 30 g do biscoito equivale a oito unidades com 135 calorias. Assim como vimos com a biscoito de morango e cereais, esse valor não é alto. E há ainda o ponto positivo do produto fornecer fibras, um nutriente que contribui com a promoção da sensação de saciedade ao organismo e o controle do apetite.

Desse modo, podemos concluir que para o lanchinho feito bem na metade do dia ou o intervalo entre uma refeição e outra, o biscoito demonstra ser uma opção positiva de cardápio.

No entanto, é preciso ter um pouco de atenção em relação à quantidade de carboidratos, que é de 18 gramas a cada oito unidades, e ao teor de sódio, que é de 164 mg na mesma proporção.

O grande perigo do sódio é que ao ultrapassar a taxa de consumo diário de 2,3 mil mg do componente é que isso causa retenção de líquido (o que dá aquela sensação mais desagradável de inchaço no corpo da gente), aumento da pressão arterial, e outros problemas de saúde.

– Cereal Nesfit engorda?

Para avaliarmos a linha de cereais da Nesfit, selecionamos o cereal de mel e amêndoas. De acordo com a fabricante do produto, ele é feito a partir de cereal integral e possui 11 vitaminas e minerais. Conforme consta na tabela nutricional do produto, uma porção correspondente a 30 g – ou uma xícara – possui 108 calorias. Já as mesmas 30 g acompanhadas de 125 ml de leite desnatado resultam em 151 calorias.

Como prometido, o cereal realmente fornece minerais, como ferro, cálcio e zinco, e vitaminas como a B2, B3, B5, B6 e B9. O produto também fornece uma boa quantidade de fibras, são 3,2 g a cada porção equivalente a uma xícara, o que indica que o alimento garante um organismo saciado por um bom tempo.

Já em relação ao teor de carboidratos e sódio, que sempre demandam cuidado e moderação, os valores ficam em 20 g e 75 g, respectivamente.

– E a barra de cereais?

Um lanchinho bastante comum de ser encontrado nas prateleiras dos supermercados é a barrinha de cereais, mas será que ela realmente é amiga da dieta? Vamos descobrir isso dando uma olhadinha na barra de cereais de avelã com chocolate da Nesfit.

Uma barrinha com 20 g possui um valor calórico baixo: são 78 calorias. Ela também traz a vantagem de conter 2,5 g de fibras nessa porção, o que contribui com a saciedade quando a fome bater e ainda não for a hora de fazer uma refeição.

A taxa de carboidratos também é um pouco mais baixa em relação aos outros produtos da linha que vimos acima, ficando na casa das 12 g.

– E a bebida de aveia integral?

Uma das bebidas da linha Nesfit é a aveia integral líquida. Ela contém cálcio, ferro e zinco, além das vitaminas A e D. Como possui somente 45 calorias em um copo de 200 ml, o produto pode ser uma boa opção para acompanhar um cereal matinal, diminuindo assim a quantidade calórica que normalmente se vê na combinação cereal + leite, oferecendo um apoio a mais ao processo de perda de peso.

A sua taxa de carboidratos não é alta, é menor que 5 g por copo de 200 ml. Já a sua quantidade de sódio é de 69 mg na mesma proporção. 

Considerações finais 

Como acabamos de ver, muitos produtos da linha Nesfit não são excessivos em calorias e apresentam uma quantidade boa de fibras, dois pontos importantes para quem deseja eliminar quilos em excesso ou manter o peso ideal.

Por outro lado, esses alimentos também possuem carboidratos e sódio, que ao serem consumidos de maneira excessiva prejudicam a boa forma e a saúde. É por isso que em nossas considerações finais, nós deixamos a ressalva de que apesar de não ser correto afirmar que a linha Nesfit engorda, apoiar-se exclusivamente neles não trará sucesso no processo de emagrecimento.

Além disso, ao exagerar na quantia ingerida desses produtos, o valor de calorias poderá crescer bastante, assim como o de carboidratos, o que resultará sim no aumento de peso. Principalmente se aliado a isso não houver uma alimentação saudável e equilibrada.

Produtos fit como esse podem ser úteis para os momentos de correria ou para substituir alguma guloseima de que se goste bastante. Entretanto, não podemos ignorar o fato que eles ainda são um produto industrializado, que não devem tomar o lugar de frutas e vegetais nas refeições.

É preciso tomar muito cuidado para não se empolgar com o fato de ter um produto considerado saudável em mãos e exagerar nas porções, exceder nas calorias e acabar engordando de qualquer maneira.

Prova de que essa atenção realmente deve ser grande é uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha e da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos e publicada no Journal of Marketing Research (Jornal de Pesquisa do Marketing, tradução livre) que identificou que os consumidores que costumam comprar alimentos classificados como fit são estimulados a comer quantidades maiores desses produtos e a praticar menos exercícios físicos.

Você tem o costume de consumir produtos Nesfit para substituir seus lanches? Qual é seu produto preferido da linha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (49 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

20 comentários em “Nesfit Engorda ou Emagrece? Biscoito, Bolacha, Cereal e Mais”

  1. Costumo comprar sabonete Dove de aveia e mel. Me recomendaram para bater no liquidificador com leite. Fica uma delícia

  2. Eu geralmente como uma porção de 5 biscoitos por dia, pois e esta a porção que a embalagem recomenda. Enfim espero que esta seja o ideal.

  3. No café da manhã eu como 3 bolachas nesfit, fora os outros alimentos. No lanche como 1 biscoito como recompensa da minha dieta. Acho que essas quantidades não são o suficiente pra engordar.

  4. Eu como todos os dias no meu café da manhã e 1 hora antes de dormir o
    cereal Nesfit mel e amêndoas, adoro!

  5. Eu costumo comprar ‘bolacha’ nesfit de coco com aveia, banana, ou Laranja com cenoura, como quase todos os dias depois do treino.

    • Eu comprei o biscoito, com a intenção de melhorar a dieta, e consegui, ficou bem melhor, como um pacote por dia, continuo gordinho e feliz rsrs

  6. O site traz um artigo interessante e uns imbecilóides vem com história de bolacha ou biscoito!? Ah vão se catar!!

  7. Então… Procurei aqui nas informações do pacote do biscoito doce a palavra “bolacha” por toda embalagem e não achei, que produto é esse?