No BBB 24, Davi lava frango e viraliza na web: veja por que hábito deve ser evitado

publicado em

Durante o reality show Big Brother Brasil 24, uma cena inusitada chamou a atenção do público e reacendeu uma discussão antiga sobre a segurança alimentar. 

Davi, um dos participantes, foi flagrado lavando pedaços de frango na pia da cozinha, um hábito que, apesar de comum, é desaconselhado por especialistas em nutrição e segurança dos alimentos. 

O ato de lavar frango antes de cozinhá-lo, como fez Davi, pode parecer uma medida de higiene, mas na realidade aumenta os riscos de contaminação cruzada. 

Lavando frango
Imagem: via TV Globo

A contaminação cruzada ocorre quando microrganismos nocivos, presentes na carne crua, são espalhados para outras superfícies e alimentos no ambiente de cozinha, como explicado pela nutricionista Fernanda Mendes. 

Isso acontece especialmente quando a carne é lavada em água corrente, o que pode espalhar bactérias para a pia, balcão e utensílios. Essa prática pode levar à presença de patógenos como a salmonela, uma bactéria que pode causar intoxicações alimentares graves.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a lavagem em água corrente não elimina efetivamente as bactérias presentes na carne, mas sim as espalha para outras áreas da cozinha. A melhor forma de garantir a segurança do frango é cozinhá-lo adequadamente, certificando-se de que ele atinja uma temperatura interna segura que mata os microrganismos nocivos.

A nutricionista Julia Marques reforçou essa ideia, esclarecendo que a proteína, seja ela de frango ou de outra origem, é higienizada durante o processo de cozimento. Cozinhar a carne até que esteja bem cozida é a maneira correta de evitar contaminações, tornando desnecessária qualquer outra forma de higienização prévia.

Essa orientação não se restringe ao frango. Outras carnes, como a vermelha e o peixe, também seguem a mesma recomendação. Lavar essas carnes antes de cozinhá-las pode não apenas espalhar bactérias pela cozinha, mas também alterar suas propriedades, como sabor e textura.

carne vermelha
Além do frango, carnes vermelhas e peixes também não devem ser lavados

No caso dos ovos, a lavagem é dispensável, pois já passaram por processos de eliminação de bactérias antes de chegarem ao consumidor.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando se trata de grãos, a lavagem também é dispensável na maioria das vezes, já que eles passam por processos de limpeza antes de serem embalados. Contudo, no caso do feijão, por exemplo, é recomendado deixá-lo de molho, não por questões de higiene, mas para reduzir componentes que causam desconforto abdominal.

Já os cogumelos não devem ser lavados, pois a sua estrutura pode ser alterada pela água, tornando-os impróprios para o consumo. Um pano úmido é suficiente para remover sujeiras superficiais, como terra.

Diferentemente das carnes e cogumelos, as frutas e folhas devem ser lavadas antes do consumo, mas a água corrente por si só não é suficiente. É recomendável usar soluções específicas, como água sanitária ou compostos à base de hipoclorito, para garantir a eliminação de patógenos. 

Saiba mais sobre os erros que você comete na cozinha que podem colocar a sua saúde em risco.

Você tem o costume de lavar o frango que vai consumir? Sabia que essa prática não é recomendada? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário