O Que é o Frio na Barriga que Sentimos?

Especialista:
atualizado em 19/05/2020

Esse sentimento pode surgir devido a diversas situações, desde ir a um primeiro encontro até fazer um discurso em público, por isso é importante descobrir o que é o frio na barriga. Saiba agora.  

Quase todo mundo já experimentou a sensação de frio na barriga antes de uma grande apresentação ou de um primeiro encontro.

A maioria das pessoas conhece esse sentimento, e ao contrário do que muitas pessoas sabem, existem algumas razões científicas por trás dessa sensação.

Estudos já provaram como as emoções humanas são afetadas pelas bactérias do intestino, além do que, depois do cérebro, o intestino é a parte do corpo que contém mais nervos e, por isso, o frio na barriga está associado à resposta de luta do seu corpo.

Ou seja, o sistema digestivo está intimamente ligado as emoções e pensamentos de uma pessoa, e é por isso que aquele nervosismo antes de uma apresentação pode rapidamente se transformar em acrobacias estomacais.

Um sistema de resposta do corpo

O corpo humano é capaz de cuidar de si mesmo sem a necessidade de muito pensamento voluntário.

Ele regula a frequência cardíaca, o fluxo sanguíneo e a distribuição de nutrientes ao redor do corpo sem que você precise intervir de qualquer maneira consciente.

Esse é um processo executado pelo sistema nervoso autônomo (SNA), também chamado de sistema neurovegetativo ou sistema nervoso visceral.

Quando, por exemplo, o cérebro percebe uma ameaça potencial à sua sobrevivência, ele aumenta o estado de alerta, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória.

O SNA pode ser dividido em dois sistemas aproximadamente iguais – o simpático e o parassimpático, ou como é memorizado por muitos estudantes de medicina, “luta ou fuga” e “descanso e digestão”.

Os dois ramos do SNA estão constantemente ativos e agem em oposição um ao outro.

O sistema compreensivo (“luta ou fuga”) é responsável por aumentar sua frequência cardíaca, enquanto que o sistema parassimpático (“descansar e digerir”) diminui.

Portanto, a taxa em que seu coração está batendo é o equilíbrio da atividade dos dois sistemas da SNA.

O domínio do sistema nervoso parassimpático é o motivo pelo qual você se sente contente e sonolento após uma grande refeição. Um pouco do fluxo sanguíneo do coração é direcionado para o estômago, e o SNA o encoraja a descansar um pouco para permitir a digestão.

Por que o frio na barriga é importante

Como você pode ver, o frio na barriga está associado à resposta de luta ou fuga do corpo, ao mesmo tempo que estimula as glândulas supra-renais que liberam hormônios como adrenalina e cortisol, podendo transformar o seu corpo em uma bagunça tensa e suada.

A tensão muscular (especialmente no estômago) ajuda a manter a pessoa em estado de alerta enquanto que a transpiração ajuda a esfriar o corpo.

Os músculos lisos do estômago também são extrassensíveis durante a resposta de luta ou fuga, e a sensibilidade adicional pode ser parcialmente responsável pela sensação de vibração.

Alguns pesquisadores se referem ao intestino como o “segundo cérebro” com base em descobertas que o intestino contém 100 milhões de neurônios que o ligam ao cérebro, conhecido como eixo do cérebro-intestino.

Sendo assim, quando você se sente nervoso antes de alguma situação, o cérebro comunica essa ansiedade ao intestino, o que às vezes causa o tal do frio na barriga.

Mas para entender completamente as razões por trás do frio na barriga, pode ser necessário olhar para centenas de anos atrás.

O frio na barriga pode ser parte de uma resposta evolutiva

A reação de luta ou fuga pode ser parte de uma resposta evolutiva do ser humano.

Quando as pessoas precisavam estar preparadas para fugir dos animais que iriam atacá-las, o aumento da frequência cardíaca e músculos tensos poderiam ajudá-las a escapar rapidamente.

Portanto, mesmo que uma entrevista de emprego não seja necessariamente uma situação onde você corra risco de vida, o corpo pode lidar com o estresse da mesma maneira que lidou com essa fonte confiável em relação a perseguição de um leão, por exemplo.

Às vezes, esse frio na barriga pode se transformar em náusea, isso porque a adrenalina pode parar temporariamente a digestão.

O sangue sai dos lugares onde não é necessário, como o estômago, e flui para partes do corpo onde possa ser necessário, como os músculos, para que as pernas dos homens das cavernas pudessem entrar em ação enquanto corriam para salvar as suas vidas.

Hoje, pode ser que essas pernas não precisem estar fugindo de uma manada, mas elas podem precisar de ajuda para ficar em pé quando uma mulher bonita passa ao seu lado.

O frio na barriga geralmente é algo inofensivo, mas se esse sentimento de luta ou fuga interferir na vida cotidiana, talvez seja hora de falar com um médico.

Um estômago que está frequentemente irritado pode ser o sinal de um distúrbio de ansiedade, ou até mesmo um problema gastrointestinal.

Como aliviar o frio na barriga

Como dito anteriormente, todo mundo alguma vez já sentiu ou vai sentir frio na barriga, afinal, a ansiedade é uma parte comum da vida, e por isso é muito importante saber como controlar a ansiedade.

Embora possa parecer que algumas pessoas ao seu redor sejam ou estejam calmas e tranquilas, você pode ter certeza que todas elas já experimentaram a ansiedade e, muitas vezes, nem ao menos demonstraram.

Mas agora que você já sabe o que é o frio na barriga e que é normal sentir isso, veja como aliviar o frio na barriga.

  • Respire fundo, além de relaxar, a respiração pode aumentar o seu foco no que é mais importante, deixando de lado o frio na barriga;
  • Não tome antiácidos, pois a síndrome do intestino irritado não é causada pelo excesso de ácido no estômago;
  • Quando estiver nervoso ou estressado, faça refeições leves;
  • Organize e cuide do seu ambiente que isso irá ajudar a organizar a sua mente;
  • Visualize os resultados positivos e planeje o dia seguinte;
  • Exercícios leves e moderados podem ajudar a reduzir o estresse;
  • Reduza o estresse e dê tempo ao seu corpo para ele responder;
  • Reduza o consumo de açúcar e alimentos cheios de açúcar;
  • Desafie os seus pensamentos negativos;
  • Acalme-se;
  • Evite estimulantes;
  • Se cerque de positividade;
  • Aceite as incertezas;
  • Adote uma atitude positiva e menos apreensiva;
  • Identifique e lide com os comportamentos que o deixam ansioso.

Não há nada de errado em sentir frio na barriga de vez em quando, mas se esse sentimento persistir, você deve procurar ajuda médica.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia o que é o frio na barriga que sentimos? Sente isso com frequência? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário