Especialista da Área:

O Que Não Pode Comer Quando Faz Tatuagem?

🕐 12/02/2020

Ao fazer uma tatuagem, é preciso tomar alguns cuidados especiais após o procedimento para evitar infecções e promover uma cicatrização rápida e saudável. Além dos cuidados com a pele, como evitar a exposição ao sol e mantê-la sempre limpa, é importante evitar alguns tipos de alimentos para garantir uma boa recuperação.

Quando fazemos uma tatuagem, nossa pele sofre uma lesão e o corpo precisa dos nutrientes adequados para fortalecer o sistema imunológico e permitir que a pele possa se recuperar bem e que o corpo seja capaz de combater qualquer tipo de infecção ou inflamação que possa ocorrer.

Aqui, vamos mostrar o que não pode comer quando faz tatuagem e algumas dicas extras de como cuidar da pele recém-tatuada.

O que não pode comer quando faz tatuagem?

A tatuagem é feita através de uma lesão intencional na pele que precisa cicatrizar, como qualquer outro tipo de lesão.

A escolha dos alimentos certos pode ajudar a acelerar a cicatrização da tatuagem e evitar inflamações na pele. Além de ser saudável, seguir as recomendações do modo correto também ajuda a deixar a tatuagem mais bonita ao final do processo de cicatrização.

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que têm propriedades inflamatórias, ou seja, alimentos que, em algumas pessoas, podem aumentar ou desencadear processos inflamatórios no organismo.

Muitos dizem que restringir a alimentação após a tatuagem é um mito e que isso não vai influenciar na recuperação. Isso porque algumas pessoas são mais sensíveis a alguns alimentos e outras não. Dessa forma, esses alimentos com poder inflamatório não vão fazer mal para todos, mas é bom saber o que não pode comer quando faz tatuagem para evitá-los e prevenir problemas com a cicatrização.

Alimentos para evitar

Se possível, é recomendado evitar os alimentos abaixo por pelo menos 7 a 15 dias após a tatuagem ser feita.

  • Frituras de qualquer tipo;
  • Alimentos processados como salsicha, salame, presunto, mortadela e linguiça;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Camarão;
  • Carne suína;
  • Hambúrguer;
  • Refrigerantes e sucos ricos em açúcar;
  • Macarrão instantâneo ou alimentos prontos congelados altamente processados;
  • Doces, chocolates, bolos e biscoitos recheados.

De um modo geral, é indicado evitar qualquer tipo de alimento ou bebida que contenha grandes quantidades de gorduras hidrogenadas, açúcares, sal e óleos refinados, pois tais produtos podem causar inflamação na pele tatuada.

Se você já tem uma dieta equilibrada e saudável, é bem provável que esses alimentos já não façam parte da sua alimentação regular.

Alimentos que facilitam a cicatrização

Da mesma forma que há o que não pode comer quando faz tatuagem, há outros alimentos que podem acelerar o processo de cicatrização. Isso inclui alimentos e bebidas ricas em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, como por exemplo:

– Frutas cítricas ricas em vitamina C como a laranja e a acerola

A vitamina C tem um alto poder antioxidante que ajuda a cicatrizar feridas mais rapidamente. Além disso, essa vitamina ajuda a manter a boa saúde da pele através do estímulo à produção de colágeno, o que ajuda a regenerar a pele no local da tatuagem, e à prevenção de danos celulares causados por radicais livres.

Consumir frutas ricas em vitamina C também é importante para fortalecer o sistema imunológico. Algumas pessoas que passam por sessões longas de tatuagem podem se sentir fadigadas, tornando o corpo vulnerável à contração de doenças como infecções, gripes e resfriados. Assim, manter o sistema imune forte é sempre uma boa estratégia para evitar problemas e desconfortos.

– Abacaxi

O abacaxi, por exemplo, além de ser uma boa fonte de vitamina C, contém quantidades significativas de manganês. O manganês é um mineral que ajuda a aumentar os níveis de energia, o que é essencial para que o organismo tenha condições de se recuperar bem e rapidamente da lesão.

– Chocolate amargo ou cacau

Apesar do chocolate comum ser muito gorduroso, o chocolate amargo pode ser ingerido com moderação. Isso porque ele apresenta um maior teor de cacau e baixas quantidades de gordura. Além disso, existem opções sem laticínios e com zero de gordura que não prejudicam a cicatrização.

A manteiga de cacau aplicada diretamente sobre a pele também pode ser de grande ajuda para manter a pele hidratada, além de estimular o crescimento de novas células epiteliais.

– Brócolis

O brócolis, assim como outros vegetais, também é rico em vitamina C e apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam no processo de cicatrização da tatuagem.

– Peixes ricos em ômega 3 como o salmão, a sardinha e o atum

O salmão contém bastante ômega 3, que é uma gordura saudável com efeito anti-inflamatório. Comer peixes gordurosos em geral ajuda a reduzir o inchaço na pele, aliviar a dor e promover uma cicatrização mais rápida.

– Tomate

Os tomates também são ricos em vitamina C, o que ajuda no processo de cicatrização devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

– Alho

O alho tem diversas propriedades medicinais. Dentre elas, destacam-se o suporte ao sistema imunológico e a prevenção de infecções e inflamações no organismo.

– Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como as amoras, por exemplo, contêm um alto teor de antioxidantes que facilitam a cicatrização da pele lesionada.

– Romã

A romã é uma fruta que apresenta vitaminas A e C além de outros compostos antioxidantes que ajudam a reduzir processos inflamatórios no corpo.

– Água

A hidratação é crucial. Nosso corpo é composto basicamente por água. Assim, após uma lesão na pele, é essencial manter o corpo hidratado para que a pele se recupere o mais rápido possível.

Outros alimentos que ajudam no processo de cicatrização incluem:

  • Cebola;
  • Açafrão;
  • Linhaça;
  • Semente de chia;
  • Azeite;
  • Gergelim;
  • Castanhas;
  • Abacate;
  • Amendoim;
  • Chás com propriedades anti-inflamatórias como os de camomila, alecrim ou gengibre.

Outras dicas e cuidados para ter uma tatuagem perfeita

Além dos cuidados com a alimentação, a tatuagem necessita de outros cuidados especiais para evitar danos na pele e no aspecto da nova tatuagem.

Assim, é preciso atentar principalmente às seguintes precauções:

  1. Proteger o local da tatuagem da exposição ao sol;
  2. Evitar idas à praia ou à piscina por pelo menos 2 meses após fazer a tatuagem;
  3. Manter a pele limpa através do uso de um sabonete antisséptico ou bactericida por 15 dias.

Além disso, escolha bem o estúdio de tatuagem em que vai fazer o procedimento para ter certeza que o tatuador usa produtos esterilizados e de qualidade que não causem irritações, alergias ou infecções ao seu organismo.

As dicas específicas a seguir ajudam a evitar o risco de infecções e que a tinta se degrade, mantendo a tatuagem perfeita por mais tempo.

– Siga as instruções do seu tatuador

Todo tatuador tem a responsabilidade de informar aos seus clientes como eles devem cuidar da sua tatuagem. Além disso, os profissionais podem usar equipamentos e tintas diferentes que podem exigir cuidados específicos. Assim, siga sempre os conselhos do profissional que te tatuar.

– Use a proteção adesiva pelo tempo que o seu tatuador indicar

O ideal é que você não retire a bandagem da tatuagem por pelo menos 4 horas. Além disso, se você estiver na rua ou em local movimentado, é essencial manter a proteção até chegar em casa para evitar o contato da pele com bactérias ou outros germes do ambiente que podem infectar o local.

– Limpe o local suavemente

Após algumas horas, você vai poder tirar a proteção da tatuagem e será orientado a lavar o local. É importante lavar a região com água fria e sabão neutro ou antisséptico. Nunca use água quente na região, pois além da dor que você vai sentir, o processo de cicatrização será prejudicado.

– Mantenha a pele limpa e seca

Após lavar a pele com água e sabão neutro, seque bem e suavemente a região. Só depois de garantir que a pele está seca, passe a pomada ou o creme indicado pelo tatuador. Se a tatuagem ficar em uma região em que a roupa fica raspando na pele, você pode proteger a tatuagem com uma gaze para evitar danos à pele.

– Use creme hidratante sem álcool e sem perfume

É importante manter a pele hidratada para promover uma melhor recuperação. No entanto, nunca use cremes que contenham álcool, perfumes ou outros agentes que possam agredir a pele. Geralmente, o próprio tatuador indica um creme ou pomada para você usar. A maioria deles indica usar Bepantol ou outra pomada semelhante de 2 a 5 vezes por dia sobre a pele limpa e seca.

– Não se exponha à luz do sol sem proteção adequada

Lembre-se de que a sua pele está totalmente desprotegida após fazer uma tatuagem. Além dos danos causados às células epiteliais pela radiação ultravioleta, ao se expor ao sol sem proteção a tatuagem pode desbotar.

Assim, é indicado usar roupas leves para proteger a tatuagem do contato direto com o sol e/ou usar um protetor solar com fator de proteção alto (no mínimo FPS 50).

– Não coce e seja paciente

É muito comum sentir coceira e irritação na pele recém-tatuada. Seja firme e não coce a região. Além disso, a pele pode sofrer uma leve descamação e é importante não interferir nesse processo e deixá-la descamar sozinha. Não puxe ou force a descamação com a intenção de acelerar a cicatrização. Cada um tem o seu tempo para se recuperar e é importante respeitar as características do seu organismo.

Seguindo as orientações acima e mantendo a pele limpa e protegida e adotando uma alimentação saudável, dificilmente você terá problemas com a sua tatuagem e a cicatrização ocorrerá mais rápido do que você imagina.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia o que não pode comer quando faz tatuagem? Já se tatuou alguma vez na vida? Quais alimentos evitou após o procedimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...

1 comentário em “O Que Não Pode Comer Quando Faz Tatuagem?”

Deixe um comentário