Ômega 3 afina o sangue mesmo?

atualizado em

Uma dúvida que muitos podem ter é se o ômega 3 afina o sangue mesmo. E é sobre isso que vamos falar hoje! No entanto, antes, vale a pena conhecer um pouco melhor o que é o ômega 3.

Pois bem, os ácidos graxos ômega 3 são uns dos principais tipos de ácidos graxos poli-insaturados e há diversas variedades de ômega 3.

Entretanto, as que recebem mais destaque das pesquisas científicas são: o ácido alfa-linolênico (ALA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

O que é afinar o sangue?

Omega 3 afina o sangue

Para entendermos se o ômega 3 afina o sangue, primeiramente precisamos compreender o que significa afinar o sangue.

Algo que “afina a sangue” pode ser algo que diminui a probabilidade de formar coágulos sanguíneos. Estes podem obstruir o fluxo de sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Os medicamentos com ação anticoagulante que servem para afinar o sangue e prevenir a trombose (formação de coágulo sanguíneo) de artérias e veias são bons exemplos.

Eles são importantes para os pacientes com arritmias cardíacas, doenças nas válvulas do coração e problemas hereditários como a trombofilia (predisposição à trombose).

Então, será que o ômega 3 afina o sangue?

A mestra em política alimentar e nutrição aplicada, Jessica Bruso, disse que pode haver um efeito de diluição ou afinamento do sangue com o ômega 3. Entretanto, ela advertiu que o ideal é que se consulte um médico para saber se a utilização de suplementos de óleo de peixe (que contêm ômega 3) podem ajudar nesse sentido.

“Normalmente, as superfícies das plaquetas sanguíneas fazem com que o sangue se forme junto e coagule. Os suplementos de óleo de peixe diminuem a atividade das plaquetas sanguíneas. Como resultado, há uma coagulação sanguínea mais baixa e um sangue mais fino”, completou.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas deve-se ter cuidado, pois o afinamento excessivo do sangue pode causar hemorragia nasal, sangue na urina, sangramento nas gengivas e hematomas na pele. Portanto, caso você esteja utilizando algum medicamento anticoagulante, consulte seu médico antes de tomar o ômega 3.

A questão da vitamina K para entender se o ômega 3 afina o sangue

Vitamina K - Ômega 3 afina o sangue

Entretanto, Bruso afirma que os estudos sobre como o óleo de peixe afeta a coagulação sanguínea são algumas vezes conflitantes para determinar o mecanismo de ação anticoagulante do ômega 3.

De acordo com ela, isso passa pela vitamina K. O nutriente é fundamental para a coagulação sanguínea, que tem a sua atuação limitada pelos medicamentos diluidores ou afinadores do sangue.

Um artigo de 2003 do Journal of Nutrition nota que o óleo de peixe aparenta diminuir a atividade de fatores de coagulação sanguínea dependentes da vitamina K (1).

Outro estudo publicado em 2004 no Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology considerou que o óleo de peixe afetou apenas os fatores de coagulação não dependentes da vitamina K (2).

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, a relação entre o ômega 3 e a atuação dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K não está completamente claro.

As interações com medicamentos também ajudam a entender

Quando falamos que o suplemento pode interagir com um remédio, isso significa que ao usar o produto ao mesmo tempo em que um medicamento, as ações dos dois podem se combinar, resultando assim em efeitos indesejados.

Ou seja, é um aspecto que não podemos deixar de lado quando queremos saber se o ômega 3 afina o sangue.

Isso porque a farmacêutica e mestra em biologia molecular, Jennifer Moll, afirmou que uma dose alta de ômega 3 é capaz de interagir com medicamentos afinadores de sangue, como os anticoagulantes.

“Se você toma afinadores do sangue (medicamentos anticoagulantes), o óleo de peixe pode tornar o seu sangue mais fino do que deveria”.

Portanto, se você toma esse tipo de remédio, não comece a usar suplementos de ômega 3 sem que eles tenham sido indicados por um médico.

  Continua Depois da Publicidade  

Os cuidados servem para todos

Entretanto, não é apenas quem utiliza esses remédios que precisa tomar cuidado com as doses altas dos suplementos de ômega 3.

“Doses de ácidos graxos ômega 3 maiores que três gramas podem aumentar o seu risco de sangramento. Mesmo que você não tome um medicamento que poderia afinar o seu sangue”, alertou Moll.

Embora doses baixas de óleo de peixe raramente tenham ligação com efeitos colaterais perigosos relacionados ao afinamento do sangue, uma pessoa não deve tomar mais do que três gramas do produto por dia.

Se você toma mais do que três gramas de óleo de peixe (diariamente), faça isso sob os cuidados de um médico. Ao tomar muito óleo de peixe, você aumenta o risco de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC).

Isso ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro rompem, gerando sangramento interno. O oxigênio não alcança mais o cérebro, causando danos cerebrais, paralisia e até mesmo a morte.

Por outro lado

Já Bruso afirmou que um artigo de 2003 no The Journal of Nutrition apontou que a suplementação com óleo de peixe não aparenta prolongar o tempo de sangramento ao ponto de causar potenciais hemorragias e hematomas, em pessoas saudáveis. Mas ela não especificou se isso também se aplicava a doses altas do suplemento.

Uma vez que nunca é bom arriscar, o ideal mesmo é que você respeite as recomendações constantes no rótulo dos suplementos de ômega 3 e, caso utiliza algum medicamento anticoagulante, consulte o médico antes de começar a usar tais suplementos.

Isso será importante para saber se você não possui outras restrições a esse tipo de produto, certificar-se de que ele não pode te fazer mal de alguma maneira e verificar em que dosagem pode usar. Isso porque o óleo de peixe também pode interagir com medicamentos para pressão arterial, com pílulas anticoncepcionais e com remédios bloqueadores de gordura, como o Orlistate®, por exemplo.

Pessoas com distúrbio bipolar, diabetes, pressão alta, doença no fígado e certas condições de saúde podem precisar evitar o óleo de peixe. Existem estudos que indicam que ele pode causar efeitos adversos ou piorar a condição. Na dúvida, consulte o seu médico.

Vídeo: 7 alimentos ricos em ômega 3 e dicas de uso

Assista ao vídeo a seguir, em que a nossa nutricionista apresenta alimentos ricos em ômega 3 e dicas de uso.

Fontes e referências adicionais

Você se preocupa com a sua ingestão de ômega 3? Conhecia os seus efeitos anticoagulantes? Então, comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário