Pão de Forma Engorda? Calorias, Opções e Dicas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O alimento é característico de lanches e demais refeições do dia, mas muitos ficam na dúvida sobre se o pão de forma engorda ou não engorda. Não só este, mas diferentes pães passam por avaliações sobre sua presença em dietas, pois se acredita que ele pode ser não fazer bem para quem luta pela boa forma.

A seguir, vamos ficar por dentro de algumas opções, calorias e substituições convenientes para o pão de forma na sua dieta.

Informações nutricionais

Ler os rótulos é um hábito que deve ser posto em prática por todos, não apenas quando estamos em dieta, mas sempre, para se conscientizar da composição dos alimentos. O pão de forma é produzido com farinha de trigo refinada, o que, dependendo da quantidade de demais ingredientes, pode levar o organismo a ter picos de insulina na corrente sanguínea, além de possuir alto índice de calorias.

Independente da quantidade calórica, esse alimento ainda é pouco favorecido de nutrientes e fibras, o que poderia convencê-lo, facilmente, a substituí-lo por alimentos funcionais. É preciso tomar cuidado com suas escolhas na hora de optar por um pão de forma.

Além de rico em carboidratos, o pão de forma ainda pode ser uma escolha ruim para quem é intolerante a glúten, pois esta é uma proteína característica do trigo, ou seja, pessoas sensíveis a glúten e com doença celíaca devem eliminar o pão de forma do cardápio.

Duas fatias de pão de forma possuem, em média, de 110 a 140 calorias, além de conter, geralmente, pelo menos, 22 gramas de carboidratos.

Tipos de pão de forma

De olho nas calorias e demais informações nutricionais, os fabricantes começaram a produzir diversos tipos de pão de forma. Há tipos para os mais diferentes gostos, e conhecendo-os melhor, torna-se mais fácil saber qual tipo de pão de forma engorda mais e entender como usar essas variedades a seu favor.

  • Integral: Há fabricantes que disponibilizam versões totalmente ou parcialmente integrais. É utilizada a farinha de trigo integral, e pode-se encontrar pães integrais com adição de gorduras boas e grãos que são boas fontes de fibras.
  • Light: É a opção que possui, pelo menos, 25% de calorias e sal a menos que as demais versões de pão. A sua coloração é um pouco mais clara, e atenção, pois é bastante semelhante à versão tradicional.
  • Pão preto: Característico pela sua coloração obtida pela junção de farinhas integrais de diversos tipos. Fornece fibras e pode ser uma melhor opção para quem segue dieta com restrição de açúcar. Mas cuidado, pois há fabricantes que fazem versões deste pão com adição de mel.
  • Com centeio: A melhor opção para quem busca fibras insolúveis, auxiliando no funcionamento intestinal. O centeio ainda oferece benefícios como apoiar na prevenção de câncer.
  • Com linhaça: Acrescenta ao pão propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de se tornar fonte de ômega 3. A linhaça também é apontada como funcional para a prevenção de cânceres, como o de mama, e ainda auxilia o funcionamento regular intestinal.
  • Com aveia: A presença desse carboidrato funcional no pão proporciona um melhor controle nos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. A aveia também favorece o trabalho do intestino, o que beneficia a eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo.

O pão de forma engorda mesmo?

Se você fizer boas escolhas, tanto com relação ao pão de forma que vai comprar, como também a forma como vai comê-lo, além de escolher bem os ingredientes que vai usar para fazer seu sanduíche e o conjunto geral da sua dieta, não dá para afirmar que o pão de forma engorda, que ele é o culpado por isso.

Duas fatias de pão de forma podem adicionar 100 calorias à refeição, o que não é nenhuma quantidade absurda. Se for utilizar outras fontes de carboidrato como a tapioca, por exemplo, o número de calorias será similar.

Então, é importante que você saiba que o pão de forma engorda se você comer muito e fizer as piores escolhas de versões e acompanhamentos para o seu lanche.

Substituições

Sabendo que, dependendo de algumas escolhas, o pão de forma engorda, é interessante que conheçamos opções para substituí-lo em nosso cardápio. Seja pela questão do glúten, dos carboidratos ou pelas calorias, é conveniente buscar alternativas que contribuam não só com a boa forma, mas também com a saúde, de forma geral.

Veja abaixo algumas opções que podem ser utilizadas como substitutos do pão de forma:

– Pão Pita

Ele tem formato redondo e pode ser comido temperado com azeite. Os sanduíches ficam leves e também há versões integrais e com adição de grãos. Ele combina com queijos, proteínas e saladas.

As receitas também podem ser feitas com esse pão cortado em pedaços menores. Uma unidade de pão pita contém, em média 100 calorias.

– Tapioca

Essa é uma opção famosa recentemente entre os principais lanches das dietas, e não poderia estar de fora dessa lista. A tapioca pode ser facilmente preparada, e ainda combina com inúmeros recheios. A versatilidade é um dos pontos altos da tapioca como substituta do pão, mas é importante saber que a cada porção você estará adicionando entre 80 e 150 calorias ao seu cardápio. Portanto, atenção na hora do preparo. A tapioca também é livre de gorduras.

– Folhas

Os vegetais são as melhores escolhas para incorporar recheios nutritivos e ainda adicionar macronutrientes à sua refeição. As folhas de couve e alface estão entre as melhores opções para os lanches low carb, mas você pode usar sua criatividade.

Lembre-se que as folhas verdes escuras oferecem excelentes benefícios à sua saúde, portanto, são as melhores substituições do pão de forma, além de fornecer vitaminas, minerais, e serem mais leves.

– Crepioca

As terminações de crepioca e tapioca podem ser semelhantes, mas esta opção conta com a adição de ovo em sua receita. A crepioca tem sido adicionada aos planos alimentares e sua praticidade está aliada a benefícios nutricionais.

Se você busca uma substituta altamente nutritiva e energética para o pão de forma, invista nessa tapioca diferenciada com ovo.

Perda de peso

Dizer que pão de forma engorda para quem deseja perder peso pode ser um pouco tendencioso. Vale a pena saber que as versões verdadeiramente integrais e com bastantes grãos são convenientes para você entrar em forma.

Em um estudo, as pessoas em uma dieta de baixas calorias que incluía grãos integrais, como o pão de trigo integral, perderam mais gordura da barriga do que aqueles que comiam apenas grãos refinados, como pão branco e arroz branco.

Alguns estudos comprovaram que os grãos integrais contidos nos pães de forma podem fornecer vitaminas minerais e fibras, que são excelentes não só para manter a alimentação saudável, mas também para um bom rendimento nos treinos.

Converse com o profissional de nutrição que faz o acompanhamento da sua dieta para decidir pela melhor opção de pão de forma para você.

Receita de pão de forma integral caseiro

A melhor maneira de garantir um pão de forma mais natural possível é preparando o seu próprio em casa. Veja a seguir uma dieta simples de um pão de forma integral que não engorda e aventure-se na cozinha!

Ingredientes:

  • 400 gramas de farinha de trigo integral;
  • 450 ml de água morna;
  • 2 colheres (de chá) de fermento biológico;
  • 1 colher (de chá) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (de chá) de sal;
  • 2 colheres (de sopa) de aveia;

Modo de preparo:

  1. Deixe a forma untada e farinha peneirada, junto ao sal.
  2. No recipiente em que estiver a farinha e o sal, adicione o fermento.
  3. Após misturar a água ao açúcar mascavo, junte aos demais ingredientes.
  4. Misture e bata, por, em média, 3 minutos.
  5. Após notar que a massa está se desprendendo do recipiente, disponha-a na forma já untada, cobrindo-a com um pano, para que fermente, por 30 minutos.
  6. Em seguida, pré-aqueça o forno, levando então ao forno, por, pelo menos 30 minutos, ou até dourar a parte superior do seu pão de forma.
  7. Aguarde esfriar e, em seguida, fatie-o.

A massa pode render até dois pães, e essa receita ainda pode garantir um pão que fornecerá Selênio, Niacina, Cobre, Zinco, Folato, e vitaminas de complexo B.

Combinações

É importante lembrar novamente que o pão de forma engorda dependendo muito do recheio que você escolher. Se você optar por recheios hipercalóricos, evidentemente que os efeitos não serão os esperados por quem está buscando reduzir medidas.

Combine o pão de forma com queijos lights como o cottage, por exemplo. Para quem busca maiores fontes de proteínas, uma dica interessante é preparar pastinhas com frango, atum, ou até mesmo ovo.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você imaginava que o consumo de certos tipos de pão de forma engorda? Tem o costume de fazer lanches com que versão do pão integral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário