Poluição do ar pode elevar o risco de doenças em crianças no futuro

Especialista da área:
atualizado em 01/04/2021

A poluição é, sem dúvidas, um grave risco para a saúde. Agora, um novo estudo revelou evidências de que a exposição precoce de crianças ao ar poluído altera os genes de uma forma que pode levar a doenças cardíacas quando adultos.

  Continua Depois da Publicidade  

Da mesma forma, a poluição ainda contribui para o aparecimento de outras doenças. Segundo os pesquisadores, as descobertas podem mudar a maneira como médicos, cientistas e pais tratam e avaliam condições causadas pela poluição do ar.

Veja o que diz o estudo sobre a poluição e os cuidados que você pode tomar para garantir que ela não afete suas crianças.

Estudo demonstra que poluição pode afetar crianças a longo prazo

poluição ar

Crianças expostas à poluição do ar têm maiores chances de desenvolver doenças cardíacas e outras condições na idade adulta. A informação é de um novo estudo realizado pela Universidade de Stanford.

Os pesquisadores estudaram um grupo predominantemente hispânico de crianças de 6 a 8 anos em Fresno, na Califórnia. Conforme os responsáveis pelo estudo, esta é uma cidade com alguns dos mais altos níveis de poluição do ar dos Estados Unidos.

Dessa forma, a pesquisa é uma das primeiras do tipo a investigar os efeitos da poluição do ar no nível de uma única célula e, simultaneamente, focar nos sistemas cardiovascular e imunológico das crianças.

Para coletar os dados, os pesquisadores usaram a combinação de concentrações diárias contínuas de poluentes medidas nas estações centrais de monitoramento do ar em Fresno.

Da mesma forma, os cientistas utilizaram concentrações diárias de amostragem espacial periódica e dados meteorológicos e geofísicos.

Como resultado, a equipe de estudo estimou exposições médias à poluição do ar por 1 dia, 1 semana e até 12 meses antes da visita de cada participante.

Poluição pode elevar riscos para doenças no coração

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, a exposição a substâncias poluentes, como o monóxido de carbono e ozônio, por exemplo, pode ter efeitos extremamente nocivos.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo os pesquisadores, ao longo do tempo pode causar algumas mudanças, inclusive na estrutura do DNA de algumas células. Assim, essa mudança na expressão do gene pode ser transmitida às gerações futuras.

Os pesquisadores também descobriram que a exposição à poluição do ar está relacionada a modificação nas células brancas do sangue. Estas células desempenham um papel fundamental no acúmulo de placas nas artérias.

Sendo assim, estas mudanças aumentam os riscos de doenças cardíacas na idade adulta. Entre adultos hispânicos, a prevalência de hipertensão não controlada é maior em comparação com outras etnias nos EUA.

De acordo com os pesquisadores, isto torna ainda mais importante determinar como a poluição do ar aumenta os riscos de saúde de longo prazo para crianças hispânicas.

O novo estudo corrobora com pesquisas anteriores. De acordo com estudos prévios, o ar ruim pode alterar a regulação do gene de uma forma que pode impactar a saúde a longo prazo.

Cuidados para evitar problemas por causa da poluição

Se você mora em uma cidade grande, existem algumas atitudes que ajudam você a minimizar o impacto da poluição nas crianças.

Você pode por exemplo, tome cuidado redobrado na hora da limpeza. Isso porque fungos e bactérias se unem às partículas de poeira. Manter o ar purificado pode ser uma boa dica.

Do mesmo modo, manter os cômodos ventilados é essencial. Mantenha abertas as janelas para promover a circulação do ar. Faça também uma manutenção regular nos filtros de ar condicionado. Da mesma forma, cultivar plantas ajuda a eliminar poluentes.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, claro, contribua para diminuir a poluição. Reciclar, usar menos o carro e incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes são atitudes que ajudam a minimizar o impacto ambiental e a poluição.

“Este é um problema de todos”, disse a autora sênior do estudo Kari Nadeau, diretora do Parker Center. Quase metade dos americanos e a grande maioria das pessoas ao redor do mundo vivem em lugares com ar insalubre. Compreender e mitigar os impactos pode salvar muitas vidas.

Você tem crianças? O que faz para minimizar os impactos da poluição na vida delas?  Conte para a gente nos comentários

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário