Pomada de colagenase: para que serve e quando usar

atualizado em

Quem busca o tratamento de feridas pode se perguntar se a pomada de colagenase (kollagenase) é uma alternativa para o seu caso. Afinal, ela pode ser indicada para quem está com ferimentos, úlceras e queimaduras, por exemplo. 

O seu principal composto, a colagenase, é uma enzima que tem como função quebrar o colágeno do tecido necrosado. Com a retirada do tecido necrosado da lesão, a pele fica mais preparada para que ocorra uma cicatrização mais rápida e uniforme.

Mas, o colágeno da pele saudável e o colágeno produzido durante a cicatrização não são afetados pela colagenase do medicamento. A remoção de todo o tecido necrosado é possível entre 1 a 14 dias de uso do remédio

A pomada dermatológica é isenta de prescrição médica, entretanto, antes de usar a colagenase é importante consultar um profissional de saúde para conferir se ela é a opção mais eficiente e segura para o seu caso.

Para que serve a colagenase?

Queimadura
A pomada de colagenase pode ser útil para queimaduras, por exemplo

Como dito, a pomada de colagenase é usada para quebrar o colágeno de um tecido necrosado. Geralmente, o tecido necrosado é aquela ferida que ganha um aspecto amarronzado e áspero. 

  Continua Depois da Publicidade  

Em alguns casos, ele precisa ser retirado para que haja a formação de tecido de granulação, uma ferida em tom vivo e avermelhado que faz parte do processo inicial de cicatrização.

Além disso, a necrose é mais frequente em casos de lesões repetidas em uma mesma região do corpo, como as escaras, ou em casos de queimaduras.

Estudos demonstraram que as proteínas liberadas com a colagenase e a quebra do tecido necrosado estimulam a produção de células endoteliais e fibroblastos, responsáveis pela cicatrização e pela fase de granulação. Com isso, evita-se a necessidade de cirurgias e enxertos.

Conforme a bula, a pomada de colagenase pode ser utilizada em casos de:

  Continua Depois da Publicidade  
  • Úlceras de pressão (escara)
  • Úlceras relacionadas à diabetes
  • Úlceras causadas por varizes
  • Gangrenas (morte de tecido) de extremidade
  • Queimaduras
  • Lesões por congelamento
  • Outras condições de saúde relacionadas à dificuldade de cicatrização
  • Antes de realizar transplante de pele (enxertos)
  • Feridas que exigem o desbridamento (retirada de tecido) enzimático da lesão

Como usar?

Colagenase
Reprodução: via Cristália

É recomendado que o local da lesão seja rigorosamente higienizado antes de usar a colagenase. A pomada deve ser aplicada cuidadosamente dentro da área lesada. Não há uma dose fixa do medicamento, uma vez que a dose a ser utilizada depende do tamanho da lesão.

No entanto, a bula recomenda que a pomada deve ser aplicada uniformemente, com espessura de cerca de 2 mm, uma vez ao dia. Confira a seguir um passo a passo de como usar a colagenase:

  1. Primeiro, limpe a ferida com uma gaze e soro fisiológico. Remova o tecido necrosado que já está solto do ferimento com uma gaze embebida em soro fisiológico estéril ou outra solução compatível (a critério médico) e retire todo o líquido transparente (exsudato) da ferida, seguido da aplicação de soro fisiológico estéril. A limpeza rigorosa e adequada é importante para potencializar a atividade da colagenase, mas não se deve usar não utilizar detergente ou sabões.
  2. Se a ferida estiver infeccionada, aplique o medicamento antibiótico indicado pelo seu médico. O antibiótico deve ser sempre aplicado antes da pomada de colagenase.
  3. Aplique a colagenase diretamente na área do ferimento.
  4. O tratamento de úlceras varicosas pode ser facilitado pelo uso de uma bandagem comprimindo o local e, em casos de distúrbios de circulação sanguínea, úlceras diabéticas ou de causa neurológica, pelo tratamento adequado com medicamentos. Para garantir sucesso no tratamento enzimático da ferida com colagenase, o local deve estar úmido o suficiente. Mas, para os diabéticos, a bula alerta que a umidificação de gangrenas secas deve ser realizada com acompanhamento rígido e cautela, devido ao risco de conversão para gangrena úmida. 
  5. O curativo com colagenase deve ser trocado diariamente. Em alguns casos, para o aumento da atividade enzimática, a aplicação da pomada duas vezes ao dia pode ser necessária. Entretanto, a aplicação de uma grande quantidade do medicamento não é necessária e não irá melhorar o processo de limpeza da ferida. Portanto, isso é algo que deve ser definido pelo médico.
  6. Se resíduos da pomada cobrirem a pele normal, eles deverão ser retirados. Algumas pessoas notam uma vermelhidão ao redor da ferida, muitas vezes provocada pela aplicação da pomada fora da região da lesão. 
  7. A bula de colagenase recomenda cobrir as bordas das feridas com pasta de óxido de zinco ou outra semelhante, rotineiramente ou quando irritadas.
  8. Antes de usar a pomada de colagenase, consulte o seu médico e leia a bula do remédio na íntegra para ficar ciente de todos os cuidados que precisa tomar durante o tratamento.

O tratamento com a pomada deve ser finalizado quando se completar a retirada do tecido necrótico, o tecido de granulação estiver bem estabelecido e o local da ferida estiver limpo.

Se não houver melhora da lesão em 14 dias, o uso deve ser interrompido pelo médico e outro método de tratamento deverá ser escolhido pelo profissional de saúde. O uso excessivo desse medicamento também deve ser evitado.

Efeitos colaterais

A lista de efeitos colaterais da colagenase inclui:

  Continua Depois da Publicidade  

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes)

  • Ardência
  • Dor

Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes)

  • Prurido (coceira)
  • Eritema (vermelhidão na pele)

Reações com frequência desconhecida: 

  • Irritação
  • Eczema (irritação da pele, com presença de pequenas bolhas)
  • Hiperemia local (aumento da quantidade de sangue circulante no local)
  • Reações de hipersensibilidade (alérgicas)

Foi relatado ainda um caso de manifestação sistêmica de hipersensibilidade à colagenase em um paciente tratado por mais de um ano com uma combinação de colagenase e cortisona.

Informe ao seu médico se você apresentar algum desses efeitos colaterais. Em casos de inchaço dos lábios, língua e dificuldade respiratória, procure um serviço de atendimento médico imediatamente!

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações e cuidados 

A colagenase é contraindicada para pessoas que têm hipersensibilidade (alergia) à colagenase ou a qualquer outro componente da formulação da pomada.

Além disso, o remédio só pode ser usado nos três primeiros meses da gravidez, quando estritamente indicado pelo médico.

Os pacientes debilitados devem ser monitorados para infecções bacterianas sistêmicas, pois existe uma possibilidade, ainda que teórica, de que enzimas desbridantes, como a colagenase, possam aumentar o risco de bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea). 

Outra orientação importante é evitar o contato da pomada com os olhos e mucosas do nariz ou boca. Veja também: 12 pomadas cicatrizantes mais famosas – Como usar e dicas.

Interação medicamentosa

Ao receber a indicação para usar a pomada de colagenase, algumas pessoas podem se preocupar com a interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar outros remédios enquanto é tratado com colagenase?

O que a bula da pomada nos alerta em relação a isso é que o uso de outros medicamentos e soluções tópicas (na pele) pode diminuir a eficácia terapêutica da colagenase. O documento detalha que a pomada não deve ser usada junto de:

  • Antissépticos
  • Metais pesados
  • Detergentes
  • Hexaclorofeno
  • Sabões ou soluções ácidas (como a solução de Burow)
  • Tirotricina, gramicidina e tetraciclinas

Ao suspeitar que esses agentes foram utilizados, a orientação é que o local deve ser cuidadosamente limpo por lavagens repetidas com soro fisiológico estéril antes da aplicação de colagenase.

Além disso, antes de iniciar o tratamento com a colagenase, é importante informar o médico a respeito de todas as soluções tópicas e remédios (tópicos ou não) já usados, para conferir se não pode fazer mal utilizar a pomada junto dessas substâncias.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou pomada de colagenase para algum tratamento? Como foram os resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário