Primosiston engorda? O que é, para que serve e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 29/04/2021

O uso de medicamentos hormonais, como o Primosiston, sempre vem acompanhado de medos e dúvidas, como por exemplo, será que ele engorda ou faz algum mal?

  Continua Depois da Publicidade  

E muitas vezes essas dúvidas são justificadas, uma vez que esse tipo de medicamento pode causar uma série de reações adversas, a depender do hormônio utilizado. 

Então, a seguir vamos entender como funciona o Primosiston, quais suas indicações e efeitos colaterais, além de descobrir se ele engorda ou não.

O que é e para que serve o Primosiston? 

O Primosiston é um medicamento hormonal de uso oral e adulto, utilizado no tratamento da hemorragia uterina disfuncional e para a antecipação e retardamento da menstruação.

Cada comprimido de Primosiston contém:

  • 2 mg de acetato de noretisterona;
  • 0,01 mg de etinilestradiol.
Imagem ilustrativa

Indicações

O Primosiston é indicado para os seguintes casos:

  • Quando há a necessidade de antecipar ou retardar o início da menstruação;
  • Tratamento de hemorragia uterina disfuncional, que é causada principalmente por algum distúrbio da função do ovário, levando a um quadro de sangramento excessivo e anemia.

Como o Primosiston funciona?

A mudança hormonal produzida pelo Primosiston modifica completamente o revestimento interno do útero, chamado de endométrio. E, como é da descamação desse revestimento que provém a menstruação, o medicamento acaba interrompendo o sangramento.

Mas, após terminar o uso do Primosiston, ocorre uma descamação induzida pela redução brusca do nível hormonal, na forma de sangramento semelhante à menstruação.

Primosiston engorda?

De acordo com a bula do medicamento, não há nenhuma indicação de que o Primosiston altere o peso, nem para mais e nem para menos.

Então, caso você apresente alguma mudança em seu peso durante o tratamento com este medicamento, converse com seu médico para determinar a causa exata do problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Primosiston interrompe a menstruação? 

Não exatamente. O que ocorre é que o Primosiston altera a dinâmica hormonal típica, e assim pode levar aos seguintes efeitos:

  • Antecipar a menstruação;
  • Retardar ou adiar a menstruação;
  • Interromper o sangramento uterino disfuncional.

Então, o Primosiston pode alterar o início do sangramento menstrual, mas não interrompe a menstruação. Entretanto, ele pode impedir a ocorrência da ovulação e a produção hormonal.

Como usar?

A forma de uso do Primosiston vai depender do objetivo do tratamento. Além disso, a prescrição e a orientação de uso devem ser feitos pelo seu médico.

Mas, caso não haja nenhuma modificação da prescrição médica, o Primosiston é usado da seguinte maneira:

  • Hemorragia uterina disfuncional: e 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante 10 dias;
  • Antecipação da menstruação: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante 8 dias, a partir do quinto dia de menstruação;
  • Retardamento da menstruação: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante 10 a 14 dias. Nesse caso, o medicamento deve ser iniciado 3 dias antes da data estimada do início da menstruação.

Efeitos colaterais

O Primosiston não costuma causar muitas reações indesejadas, mas quando elas ocorrem, incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Desconforto gástrico;
  • Náusea;
  • Sensação de tensão nas mamas.

Além disso, para pessoas que sofram de angioedema hereditário, o etinilestradiol pode induzir ou intensificar os sintomas do problema. 

Contraindicações e cuidados

O medicamento é contraindicado para mulheres grávidas, que apresentaram diagnóstico herpes durante gravidez anterior e para pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

Além disso, o Primosiston deve ser usado com cautela em pessoas que têm ou tiveram os seguintes problemas de saúde:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Problemas de fígado;
  • Trombose ou risco aumentado para desenvolvimento do problema;
  • Acidente vascular cerebral, ou AVC;
  • Infarto do miocárdio;
  • Diabetes;
  • Anemia.

Por isso, é importante relatar para seu médico qualquer problema de saúde ou tratamento medicamentoso que esteja fazendo no momento, para evitar riscos de interações medicamentosas.

Preço do Primosiston

É possível encontrar o medicamento à venda em torno de 9-10 reais. Entretanto, pode ser que você encontre valores diferentes de acordo com a cidade ou o estabelecimento em que o remédio for adquirido.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o remédio Primosiston engorda? Tem receio de tomá-lo por conta desse possível efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (143 votos, média 3,87)
Loading...

Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário