Vitamina de Abacate Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 19/09/2019

Uma ilusão de dietas há muito tempo refutada e que ainda persiste é a crença de que engordamos porque comemos gordura. A forma como os ácidos graxos que consumimos em nossa dieta afetam nosso peso é muito mais complexa que isso. Jogar tudo junto, como muitos nutricionistas e médicos ainda fazem, quase certamente está contribuindo para a epidemia de obesidade no mundo todo.

O fato é que algumas gorduras, como aquelas encontradas no abacate, podem ajudar com a perda de peso. Aqui está a razão pela qual a vitamina de abacate emagrece, ao contrário do que muitos podem pensar devido às gorduras do alimento.

Gordura Te Engorda?

Há muitos debates recentemente sobre se as gorduras saturadas realmente são o vilão que dizem ser. Um vilão ainda pior, não apenas para o ganho de peso, mas também para doenças sérias como doença cardíaca, foi encontrado nas gorduras trans e hidrogenadas encontrada em margarina e óleos vegetais, usados em muitos alimentos processados.

Também há muita evidência científica de que o aumento massivo de carboidratos refinados são um fator mais efetivo no ganho de peso, e eles, não a gordura saturada, estão por trás dos níveis de obesidade e doenças relacionadas que não param de subir.

Um dos alimentos que melhoram o metabolismo é o abacate com seus altos níveis de gorduras monoinsaturadas. Aqui está o motivo de ser um erro pensar que vitamina de abacate engorda, e por que começar a tomá-la se quiser perder peso.

Gorduras Monoinsaturadas e Calorias no Abacate

Enquanto o abacate é um alimento com relativamente muitas calorias, com 100 gramas da fruta oferecendo cerca de 160 calorias, mais de dois terços dessas calorias vêm de ácidos oleicos monoinsaturados. Estudos demostraram que gorduras monoinsaturadas como ácido oleico são muito mais propensas a serem usadas pelo seu corpo como uma energia constante do que a gordura saturada.

Aumentar sua ingestão de gorduras monoinsaturadas, no lugar tanto de gorduras poli-insaturadas quanto carboidratos, também mostrou uma melhora na sensibilidade à insulina e controle da glicemia – um fator importante no ganho de peso e desenvolvimento de diabetes.

Como um benefício adicional, comer uma dieta com mais gorduras ômega 9, da qual o abacate é uma das melhores fintes, tem mostrado o potencial de reduzir os níveis de colesterol “ruim”, e ao mesmo tempo elevar o colesterol “bom”.

Gordura ômega 9 também ajuda na absorção de vitaminas solúveis em gordura e antioxidantes dos alimentos com os quais é ingerida.

Os benefícios do abacate sozinhos são incríveis. Entretanto, quando você o come com verduras em uma salada, ou com vegetais ricos em antioxidantes como abóbora, ou fazendo uma vitamina de abacate, ele pode aumentar significantemente sua assimilação dos elementos nutricionais de outros alimentos também.

Perda de Peso e Fome

Além dos benefícios óbvios de ingerir mais vitaminas e antioxidantes dos alimentos que você come, a forma como o abacate melhora a absorção de nutrientes em uma refeição também pode ajudar a reduzir a fome.

Isso porque a sensação de fome é geralmente associada, não a uma necessidade do nosso corpo ou a mais comida, mas sim com algumas outras razões que são uma grande parte do porquê muitas pessoas acham tão difícil perder peso.

Primeiro, muitos de nós não bebemos água o bastante, ficamos regularmente desidratados, e acabamos confundindo fome com sede. Da próxima vez que estiver com fome tente tomar um copo de água, especialmente depois de comer alguma coisa com muito sal, que apenas aumenta a desidratação.

Em outros momentos, principalmente quando você comeu há algum tempo, a sensação de fome é a forma do seu corpo tentar conseguir mais nutrientes que não foram oferecidos na última refeição.

Ao comer mais alimentos naturais e saudáveis, como abacate, amêndoas e outros, você tem muito menos probabilidade de se sentir com fome de novo pouco tempo depois de comer.

No caso do abacate, com seu sabor rico e cremoso, gorduras monoinsaturadas, alto conteúdo de fibras, bons níveis de proteína e particularmente poucos carboidratos, você tem um alimento que aumenta a saciedade significantemente.

Apesar das calorias e do conteúdo de gordura, uma vintamina de abacate tem a habilidade de aumentar a nutrição que você recebe de uma refeição e satisfaz sua fome, o que faz você comer menos quando adiciona a sua dieta. Assim, pensar que a vitamina de abacate engorda e deve ser visto como uma coisa a ser evitada é totalmente equivocado, e sim como um alimento eficaz na perda de peso quando adicionado a um plano de alimentação saudável.

Em comparação, comer refeições ricas em carboidratos como pães, batatas, milho, arroz e macarrão geralmente aumenta a fome, devido ao efeito que tem nos níveis de insulina no seu sangue.

Como a Vitamina de Abacate Emagrece?

Entre muitas outras coisas importantes, a insulina é o hormônio poderoso que remove o excesso de glicose do seu sangue. Ela armazena esse excesso de glicose, em pequenas quantidades no fígado e músculos, mas uma vez que eles estão cheios, nas células de gordura da sua cintura.

Para piorar, esse processo de armazenar carboidratos como gordura regularmente leva ao baixo açúcar no sangue. Isso estimula mais fome, principalmente por carboidratos, e o processo começa de novo.

Isso é chamado de montanha russa da insulina por razões óbvias. Mas você tem que se perguntar, a felicidade de comer açúcar vale a fome constante e o cansaço resultante e ganho de peso pelos quais muitos de nós passam diariamente?

A única hora boa para uma refeição rica em carboidratos é à noite, antes de exercício intenso se seu nível já é alto. Para a maior parte de nós, há mais energia constante em um plano de perda de peso natural, comendo poucos alimentos ricos em carboidratos. Ao invés disso, baseie suas refeições em vegetais, fontes saudáveis de proteína e gorduras benéficas como as encontradas no abacate.

Café da manhã é a refeição mais importante do dia para a perda de peso. Ao fazer uma vitamina de abacate e outras receitas com a fruta com poucos carboidratos e muitas proteínas, como a deliciosa omelete de abacate por exemplo, você pode começar sua manhã com sua fome satisfeita e sem sentir a necessidade de comer por muito mais tempo.

É comendo assim, não contando calorias, passando fome ou tentando evitar gorduras, especialmente as saudáveis como as encontradas no abacate e castanhas como as amêndoas, que você consegue perder peso de maneira eficaz.

Quando a Vitamina de Abacate Engorda?

A verdade é que a vitamina de abacate engorda a partir do momento que muitas pessoa, ao tomá-la, fazem uma mistura de abacate com açúcar, leite condensado, creme de leite ou uma combinação desses ingredientes. Ao fazer isso, a vitamina fica com uma enorme quantidade de calorias e açúcares e isso pode contribuir para você engordar.

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E ai, gostou das dicas?

Você gosta de abacate? Quais receitas utilizando esta fruta você prefere? Da maneira que você prepara, a vitamina de abacate engorda ou ajuda a emagrecer? Comente abaixo.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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3 comentários em “Vitamina de Abacate Engorda ou Emagrece?”

  1. Amo abacate, gosto de comer no almoço
    Eu faço minha vitamina de abacate com leite desnatado, chia, linhaça e uma colher de chá de açúcar mascavo ou demerara e acredito que não engorda.

  2. Como abacate com mel coloco modificador com amora peso 58kilos altura 170 sera fria são melhor momento viver mais