Vitamina de abacate engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 03/01/2022

Vitamina de abacate engorda ou emagrece? Nos dias de hoje ainda persiste a crença de que engordamos porque comemos gordura.

No entanto, é preciso compreender que a forma com que os ácidos graxos afetam nosso peso é muito mais complexa que isso.

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O fato é que algumas gorduras, como aquelas encontradas no abacate, podem ajudar com a perda de peso.

E justamente aqui está a razão pela qual a vitamina de abacate emagrece, ao contrário do que muitos podem pensar devido a grande quantidade de gorduras presentes no alimento.

A gordura realmente engorda?

abacate é fonte de gordura insaturada
O abacate é fonte de gordura insaturada

Recentemente nos deparamos com muitos debates acerca dos reais prejuízos da ingestão de gorduras, em particular as saturadas. Será que elas são realmente o vilão que dizem ser?

Um vilão ainda pior, não apenas para o ganho de peso, mas também para doenças cardiovasculares e diversas outras, foi encontrado nas gorduras trans e hidrogenadas. Essas gorduras são encontradas em margarina e óleos vegetais, usados em muitos alimentos processados.

Também há diversas evidências científicas de que o grande aumento no consumo de carboidratos refinados é um fator mais efetivo no ganho de peso. São eles e não a gordura saturada, que estão por trás dos níveis de obesidade e doenças relacionadas, que não param de subir.

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No entanto, isso não quer dizer que você pode comer gorduras saturadas à vontade. Não, pelo contrário. O consumo desse tipo de gordura deve ser limitado a pequenas quantidades, pois o seu excesso pode causar o surgimento de algumas doenças, como por exemplo, o colesterol alto.

Gorduras monoinsaturadas e calorias no abacate

O abacate é um alimento com relativamente muitas calorias, em 100 gramas desta fruta encontramos cerca de 160 calorias. No entanto é importante mencionar que mais de dois terços dessas calorias vêm dos ácidos oleicos monoinsaturados (ômega 9)

Estudos demonstraram que gorduras monoinsaturadas como ácido oleico (também conhecido como ácido graxo insaturado) são muito mais propensas a serem usadas pelo seu corpo como uma fonte de energia regular do que a própria gordura saturada.

Nesse sentido, aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas, no lugar tanto de gorduras poli-insaturadas quanto de carboidratos, também mostrou uma melhoria na sensibilidade à insulina e no controle da glicemia, um fator importante para evitar o ganho de peso e desenvolvimento de diabetes.

Como um benefício adicional, consumir uma dieta com mais gorduras ômega 9, da qual o abacate é uma das melhores fontes, tem mostrado o potencial de reduzir os níveis de colesterol “ruim” (LDL), e ao mesmo tempo elevar o colesterol “bom” (HDL).

Além disso, a gordura ômega 9, é altamente anti-inflamatória, fornecendo uma boa carga de antioxidantes ao organismo, reduzindo a ação dos radicais livres.

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Como o abacate possui altos níveis de gorduras monoinsaturadas, ele é considerado um alimento que melhora o metabolismo. Portanto, é um grande equívoco pensar que vitamina de abacate engorda. Em outras palavras, se o seu objetivo é emagrecer, melhor começar a tomá-la para acelerar o seu processo de perda de peso.

Os benefícios do abacate sozinhos são incríveis. Entretanto, quando você o consome com verduras em uma salada, ou com vegetais ricos em antioxidantes, como abóbora, ou até mesmo fazendo uma vitamina de abacate, ele também pode aumentar significantemente a assimilação dos nutrientes constantes nos outros alimentos.

Perda de peso e fome

Além dos benefícios óbvios de ingerir mais vitaminas e antioxidantes dos alimentos que você come, a forma como o abacate melhora a absorção de nutrientes em uma refeição também pode ajudar a reduzir a fome.

Isso porque a sensação de fome é geralmente associada, não somente a uma necessidade do nosso corpo a mais comida, mas também com alguns outros motivos que na maioria das vezes são a razão pela qual muitas pessoas acham tão difícil perder peso.

Primeiro, muitos de nós não bebemos água o bastante, ficamos regularmente desidratados, e acabamos confundindo fome com sede. Portanto, da próxima vez que estiver com fome tente tomar um copo de água, especialmente depois de comer alguma coisa com muito sal, já que somente aumenta a desidratação.

Em outros momentos, principalmente quando você comeu há algum tempo, a sensação de fome é a forma do seu corpo tentar conseguir mais nutrientes que não foram fornecidos na última refeição.

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Portanto, ao aumentar o consumo de alimentos naturais e saudáveis, como abacate, amêndoas e outros, você tem uma menor probabilidade de sentir fome.

No caso do abacate, como ele é rico em gorduras monoinsaturadas, possui alto teor de fibras, bons níveis de proteína e particularmente poucos carboidratos, você tem um alimento que aumenta significantemente a sua saciedade.

Uma vitamina de abacate, apesar das calorias e do teor de gorduras, tem a capacidade de aumentar o valor nutricional de uma refeição, satisfazendo assim, a sua fome.

Assim, a vitamina de abacate é um alimento eficaz na perda de peso, quando adicionada a um plano de alimentação saudável.

Por outro lado, realizar refeições ricas em carboidratos como pães, batatas e arroz branco geralmente aumenta a sua fome, pois elas causam variações bruscas nos níveis de insulina no seu sangue.

Carboidratos e insulina

Vitamina de abacate emagrece
A vitamina de abacate favorece a perda de peso

Entre muitas outras coisas importantes, a insulina é um poderoso hormônio que remove o excesso de glicose no sangue. Ela armazena esse excesso de glicose, em pequenas quantidades no fígado e músculos. Porém, uma vez que eles estão devidamente abastecidos com essa glicose, ela é estocada nas células adiposas sob a forma de gordura.

Para piorar, esse processo de armazenar regularmente carboidratos como gordura, leva a um baixo nível de açúcar no sangue. Isso estimula mais fome, principalmente por carboidratos, e o processo começa de novo. Isso é chamado de “montanha russa” da insulina (por razões óbvias).

Será que a felicidade de comer açúcar vale a fome constante e o ganho de peso pelos quais muitos de nós passamos diariamente?

A única hora boa para uma refeição rica em carboidratos é antes de realizar um treino intenso, caso seu seu nível de treinamento já seja avançado. Para a maior parte de nós, é melhor ingerir poucos alimentos ricos em carboidratos, e basear suas refeições em vegetais, fontes saudáveis de proteína e gorduras benéficas, como as encontradas no abacate.

Além disso, sabe-se que o café da manhã é a refeição mais importante do dia para a perda de peso. E se nessa refeição, você fizer uma vitamina de abacate ou outras receitas com a fruta, utilizando poucos carboidratos e mais proteínas, como a deliciosa omelete de abacate por exemplo, você pode se sentir mais saciado e reduzir a sua ingestão calórica diária.

Quando a vitamina de abacate engorda?

A verdade é que a vitamina de abacate engorda a partir do momento que muitas pessoas, ao prepará-la, adicionam açúcar, leite condensado, creme de leite ou uma combinação desses ingredientes.

Portanto, ao fazer isso, a vitamina fica muito calóricas e com uma enorme quantidade de açúcar, contribuindo assim para você engordar. Entretanto, como mencionado anteriormente, o consumo do abacate deve ser feito com moderação, e dentro de uma dieta balanceada e nutritiva.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você gosta de abacate? Quais receitas utilizando esta fruta você prefere? Da maneira que você prepara, a vitamina de abacate engorda ou ajuda a emagrecer? Comente abaixo!

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4 comentários em “Vitamina de abacate engorda ou emagrece?”

  1. Eu estou a tomar comprimidos para o coração posso comer. abacate por cima dos comprimidos e como tomar de manhã ou a tarde

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  2. Amo abacate, gosto de comer no almoço
    Eu faço minha vitamina de abacate com leite desnatado, chia, linhaça e uma colher de chá de açúcar mascavo ou demerara e acredito que não engorda.

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  3. Como abacate com mel coloco modificador com amora peso 58kilos altura 170 sera fria são melhor momento viver mais

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