Eritritol

Conheça o Adoçante Eritritol – Sucesso nas Dietas

O adoçante de baixa caloria Eritritol pode parecer bom demais para ser verdade. É natural, não causa efeitos colaterais e tem quase exatamente o mesmo gosto do açúcar sem as calorias. Basicamente, tudo de bom do açúcar normal, sem qualquer uma das coisas ruins.

O que é Eritritol?

O Eritritol pertence a uma classe de compostos chamados poliálcool. Essas moléculas são como híbridos de um carboidrato e um álcool (não contém nenhum etanol, entretanto).

Há muitos poliálcoois diferentes. Eles podem ser encontrados em alimentos naturais como frutas, mas eles também são adicionados a produtos “sem açúcar” de todo tipo.

A forma como essas moléculas são estruturadas dá a eles a habilidade de estimular os receptores de sabor doce nas nossas línguas. Poliálcoois comuns incluem xilitol, sorbitol, maltitol, etc. Mas o Eritritol parece ser um pouco diferente dos outros.

Para começar, ele contém muito menos calorias:

  • Sacarose: 4 calorias por grama.
  • Xilitol: 2,4 calorias por grama.
  • Eritritol: 0,24 calorias por grama.

Com apenas 6% das calorias do açúcar, ele ainda tem 70% da doçura.

Devido à sua estrutura química única, nossos corpos não o quebram.

Este adoçante passa praticamente sem mudanças pelo nosso sistema, sem causar qualquer dos efeitos metabólicos prejudiciais do excesso de açúcar… ou os problemas digestivos associados a outros polialcoóis. Em produção de larga escala, o Eritritol é criado quando um tipo de levedura fermenta a glicose.

O Eritritol não Causa Picos de Açúcar no Sangue nem de Insulina

Humanos não têm as enzimas para quebrar o Eritritol. Ele é absorvido pelo fluxo sanguíneo e é eliminado inalterado pela urina.

Quando pessoas saudáveis ingerem Eritritol, não há mudança nos níveis de açúcar no sangue ou de insulina. Também não há efeito no colesterol, triglicérides ou outros marcadores biológicos.

Para pessoas acima do peso, com  diabetes ou outros problemas ligados à síndrome metabólica, o adoçante Eritritol parece ser uma excelente alternativa ao açúcar.

Eritritol não Alimenta as Bactérias da Boca

Um efeito colateral amplamente conhecido do consumo de açúcar é a má saúde dental: cáries e enfraquecimento dos dentes.

As bactérias prejudiciais à boca podem usar o açúcar como energia. Quando essas bactérias têm energia o bastante, elas crescem, multiplicam-se e secretam ácidos que erodem o esmalte dos dentes.

Outros polialcoóis como o Xilitol chegaram a produtos “amigos dos dentes” porque as bactérias não podem digeri-los e usá-los como energia.

Múltiplos estudos examinaram os efeitos do Eritritol em cáries dentais e os resultados são mistos. Alguns estudos mostram uma redução na placa e nas bactérias prejudiciais, enquanto outro estudo não mostra redução real em cáries.

Não há evidências 100% confirmadas que o Eritritol é bom para os dentes, mas ele parece ser benigno. Entretanto, mesmo que não seja protetivo, substituir o açúcar (muito ruim) com Eritritol (benigno) provavelmente melhorará a saúde dental.

O Que Acontece com o Eritritol no Corpo?

Esse é um dos principais problemas da maioria dos polialcoóis… eles podem causar problemas digestivos. Porque o corpo não pode metabolizar todos eles, então alguns viajam ao intestino onde servem de alimento a bactérias.

Mas de novo, o Eritritol é diferente. A maior parte dele é absorvida pelo corpo muito antes de chegar ao cólon, onde a maioria das bactérias reside. Do intestino delgado, ele vai para o fluo sanguíneo.

Lá ele circula por um tempo, até que é eventualmente eliminado pela urina. Cerca de 90% do Eritritol é eliminado dessa forma. O Eritritol já que ele deve dar um sabor doce à sua urina, se é que isso faz algum sentido para alguém.

O Eritritol e o Sistema Digestivo

Mesmo que alguma quantidade de Eritritol chegue às bactérias intestinais, elas não podem digeri-lo. A ingestão de 1 grama por quilo de peso corporal mostra que ele é muito bem tolerado.

Entretanto, um estudo mostrou que 50 gramas de Eritritol em uma dose única aumentaram náusea e ruídos estomacais. A menos que você ingira quantidades massivas de uma vez, não é provável que ele te deixe mal ou que você tenha que correr para o banheiro.

Leve isso com cuidado, entretanto, já que isso pode variar de pessoa para pessoa. No geral, o Eritritol parece ser muito seguro. Múltiplos estudos sobre metabolismo e toxicidade foram feitos em animais. Apesar da ingestão de grandes quantidades de Eritritol a longo prazo, nenhum efeito negativo foi descoberto.

Minhas Preocupações com Adoçantes de Baixa Caloria em Geral

Parece que não há nada negativo sobre o Eritritol em qualquer dos estudos já realizados. Mas é difícil acreditar completamente que qualquer adoçante de baixa caloria no geral seja totalmente inofensivo.

Mesmo que esses adoçantes não contenham calorias, eles ainda estão associados às causas da obesidade e diabetes a longo prazo. Isso é bem documentado.

Isso pode ser porque os adoçantes aumentam o “valor de recompensa” dos nossos alimentos, o que pode impactar nossos cérebros e nos fazer comer mais inconscientemente.

Alguns pesquisadores de obesidade até acreditam que a quantidade de alimentos processados super recompensadores é a verdadeira causa da epidemia de obesidade.

Se isso se aplica ao Eritritol e não apenas a adoçantes artificiais como Aspartame, não sabemos. O tempo dirá.

Em Resumo

No geral, o Eritritol parece ser um adoçante excelente. Ele quase não tem calorias, tem 70% da doçura do açúcar e não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou de insulina.

Estudos em humanos mostram muito poucos efeitos colaterais… em maioria pequenos problemas digestivos em algumas pessoas. Estudos onde animais ingerem quantidades massivas por longos períodos de tempo não mostram efeitos adversos.

É frequentemente recomendado que pessoas que precisam de alguma doçura em suas vidas a substituam com Stevia ou pequenas quantidades de mel. Entretanto, mel é cheio de calorias e frutose, enquanto muitas pessoas não gostam do gosto que a Stevia deixa na boca. O Eritritol parece ser o melhor dos mundos, pelo menos por enquanto.

Você costuma utilizar algum adoçante no lugar do açúcar? Em quais alimentos e situações? E qual é ele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (50 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

17 comentários

  1. Eu sou diabético, e desde 1993 uso o acucar stevia ( da lawcucar), e gostaria de mudar para obter outros resultados. Gostaria de saber onde encontrar o produto citado na reportagem. Moro na cidade de Jundiai- São Paulo. Desde já agradeço.

    • Vocês encontram o xilitol ou eritritol em qualquer loja na rua Santa Rosa, em frente ao Mercadão de Sao Paulo. É uma rua com muitas lojas de cereais. O preço fica em torno de 45,00 reais o kilo do eritritol e 60,00 o kilo do xilitol.

  2. Por gentileza, onde aqui no Brasil eu poderia comprar o adoçante Eritritol da matéria?

  3. Eu compro eritrytol no mercado livre, de um site lconfiável.

  4. Acabei de experimentar e não gostei, não adoça, em 200ml de café coloquei cerca de 3 colheres de sopa e ainda ficou bem amargo, muito pouco doce

    • SIM! Eu gastei uma fortuna e detestei o gosto. Não sou nada fresca com essas coisas, mas o Gosto é péssimo! Até agora o Xilitol me parece a melhor opção…

  5. pode ter muitos benefícios em usá-lo, mas não adoça quanto usei uma colher de chá no abacate e foi o mesmo de nada .

  6. Eu coloquei no iogurte natural e ficou uma delícia. Praticamente igual ao açúcar normal. Quem está acostumado a usar adoçante vai se apaixonar.

  7. Não achei que adoça, uso sucralose a anos e me decepcionei com o Eritritol.

  8. O eritriol adoça sim. O caso q às pessoas estão acostumadas com alimentos muito doce, então, não precisaria usar adoçante,este, tão caro, é só continuar com o açúcar e, futuramente cheio de patologias.

  9. Por isso q vc não gostou do eritriol, este, é um adoçante q não vai ter a mesma doçura de um açúcar. A sucralose vem da sacarose, está, é a açúcar.

  10. Gostaria de saber se gestantes podem usar esse adoçante ou tem alguma contraindicação???

  11. Darcy de Oliveira Tosello

    O eritritol pode ser encontrado nas lojas de Produtos Sanavita em Piracicaba, onde é a fábrica destes produtos. Meu endocrinologista me recomendou usar este adoçante porque sou diabética.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*