Obter Proteínas de Fontes Vegetais em Vez de Animais Pode Aumentar sua Longevidade, Diz Estudo

Especialista da área:
atualizado em 28/01/2020

Obter sua proteína de fontes vegetais em vez de animais pode prolongar sua vida, sugere um novo estudo.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores seguiram prospectivamente 70.696 homens e mulheres japoneses, com idade média de 55 anos, durante uma média de 18 anos. Todos haviam completado questionários detalhados de saúde e dieta, e ninguém tinha histórico de câncer ou doença cardiovascular no início do estudo. Houve 12.381 mortes no período.

Após ajustes para idade, sexo, tabagismo, ingestão de gordura, índice de massa corporal, atividade física e outras características de saúde e comportamento, eles descobriram que, em comparação com um quinto do grupo que ingeria menos proteína vegetal, o quinto que consumia mais tiveram uma taxa 27% mais baixa de morte cardiovascular, uma taxa 28% mais baixa de morte por doenças cardíacas e uma taxa 28% mais baixa de acidente vascular cerebral.

Substituir a carne vermelha ou processada pela proteína vegetal foi associado a menor mortalidade, embora os pesquisadores não tenham encontrado correlação entre a quantidade de ingestão de proteína animal e mortalidade quando consideradas isoladamente. Provavelmente, isso ocorre porque a maioria das proteínas animais da dieta japonesa vem de peixes, não de carne vermelha.

Ainda assim, aqueles que ingeriram mais proteínas vegetais, que são abundantes em alimentos como espinafre, brócolis e legumes como lentilhas, soja e grão de bico, tiveram uma taxa de mortalidade por todas as causas 13% menor do que aqueles que comeram menos.

“Nosso estudo sugere que a proteína vegetal pode fornecer efeitos benéficos à saúde”, escrevem os autores na JAMA Internal Medicine, “e que a substituição da proteína da carne vermelha e processada pela proteína vegetal ou peixe pode aumentar a longevidade”.

Você tem costume de comer suas proteínas mais de origem vegetal ou animal? Faria essa mudança na sua dieta para viver mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média 4,70)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

5 comentários em “Obter Proteínas de Fontes Vegetais em Vez de Animais Pode Aumentar sua Longevidade, Diz Estudo”

  1. A restrição de carboidratos, pode até ajudar, mas essa recomendação de trocar proteína animal por vegetal, faz parte de todo esse movimento ecoterrorista de aquecimento global, gases estufa, que combate até o pum dos animais e está a seviço da ONU/FAO/OMS! A estratégia consiste em enfraquecer o ser humano e, especialmente, o homem, entupindo-o de fitoestrógenos para reduzir sua testosterona!
    Mesma estratégia com relação a reduzir o colesterol, que é a base dos hormônios sexuais. Concordo e lamento sobre o sofrimento causado aos animais, mas sua proteína é mais compatível com nosso organismo. Por isso, no passado, o ser humano era muito mais forte que hoje. Além do que, a verdadeira razão da longevidade, reside no próprio dna. O caipira lá do interior do interior, alheio a todos esses modismos dietéticos, costuma facilmente chegar aos 120 anos!

    Responder
  2. Já algum tempo venho consumindo mais verduras legumes e frutas em minhas refeições. Eliminei o café e todos alimentos e temperos processados.

    Responder
  3. gostei muito do artigo, já procuro as proteínas nos vegetais, não com a finalidade de viver mais, mas com o objetivo de contribuir com o meio ambiente porque entendo que fazendo assim, estou dando minha contribuição ao combate ao aquecimento global porque entendo que o grande consumo de carne, principalmente da vermelha, é um dos vilões do aquecimento global.

    Responder