Obter Proteínas de Fontes Vegetais em Vez de Animais Pode Aumentar sua Longevidade, Diz Estudo

Obter sua proteína de fontes vegetais em vez de animais pode prolongar sua vida, sugere um novo estudo.

Os pesquisadores seguiram prospectivamente 70.696 homens e mulheres japoneses, com idade média de 55 anos, durante uma média de 18 anos. Todos haviam completado questionários detalhados de saúde e dieta, e ninguém tinha histórico de câncer ou doença cardiovascular no início do estudo. Houve 12.381 mortes no período.

Após ajustes para idade, sexo, tabagismo, ingestão de gordura, índice de massa corporal, atividade física e outras características de saúde e comportamento, eles descobriram que, em comparação com um quinto do grupo que ingeria menos proteína vegetal, o quinto que consumia mais tiveram uma taxa 27% mais baixa de morte cardiovascular, uma taxa 28% mais baixa de morte por doenças cardíacas e uma taxa 28% mais baixa de acidente vascular cerebral.

Substituir a carne vermelha ou processada pela proteína vegetal foi associado a menor mortalidade, embora os pesquisadores não tenham encontrado correlação entre a quantidade de ingestão de proteína animal e mortalidade quando consideradas isoladamente. Provavelmente, isso ocorre porque a maioria das proteínas animais da dieta japonesa vem de peixes, não de carne vermelha.

Ainda assim, aqueles que ingeriram mais proteínas vegetais, que são abundantes em alimentos como espinafre, brócolis e legumes como lentilhas, soja e grão de bico, tiveram uma taxa de mortalidade por todas as causas 13% menor do que aqueles que comeram menos.

“Nosso estudo sugere que a proteína vegetal pode fornecer efeitos benéficos à saúde”, escrevem os autores na JAMA Internal Medicine, “e que a substituição da proteína da carne vermelha e processada pela proteína vegetal ou peixe pode aumentar a longevidade”.

Você tem costume de comer suas proteínas mais de origem vegetal ou animal? Faria essa mudança na sua dieta para viver mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,63 de 5)
Loading...

1 comentário em “Obter Proteínas de Fontes Vegetais em Vez de Animais Pode Aumentar sua Longevidade, Diz Estudo”

  1. gostei muito do artigo, já procuro as proteínas nos vegetais, não com a finalidade de viver mais, mas com o objetivo de contribuir com o meio ambiente porque entendo que fazendo assim, estou dando minha contribuição ao combate ao aquecimento global porque entendo que o grande consumo de carne, principalmente da vermelha, é um dos vilões do aquecimento global.

Deixe um comentário