Quatro apoios com elevação da perna – Como fazer e erros comuns

atualizado em

O exercício quatro apoios com elevação da perna serve para definir o seu bumbum. Com foco no fortalecimento do glúteo máximo, esse exercício ajuda a tonificar os músculos da região, deixando o bumbum mais firme. 

Embora ele seja um ótimo exercício, não espere ganhar muita massa muscular, pois isso é mais provável com o uso de cargas altas e a inclusão de exercícios adicionais no treino, como por exemplo o leg press. Por outro lado, ele ativa cada lado do corpo de forma independente, o que ajuda a prevenir e corrigir assimetrias musculares. Outra vantagem é que o quatro apoios com elevação de perna pode ser feito em qualquer lugar, o que é ótimo para os dias em que você não puder ir até a academia.

Além do glúteo máximo, o exercício também ativa os isquiotibiais, o glúteo médio e o glúteo mínimo. Todos esses músculos trabalham juntos durante a extensão de quadril. Aliás, isso ocorre toda vez que você precisa mover a perna para trás, seja para correr, pular ou nadar.

De fato, exercícios como o quatro apoios que trabalham a extensão dos quadris são essenciais para atividades diárias como caminhar, sentar, agachar, ficar de pé e subir escadas.

Conheça também uma variação do exercício que utiliza a perna esticada, que é o quatro apoios com perna esticada e elevação da perna.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do quatro apoios com elevação da perna

Para manter o posicionamento correto ao longo de todo o exercício, você precisa usar os músculos estabilizadores do seu corpo. Portanto, o exercício também ajuda a fortalecer sua lombar e o seu core.

Aliás, um estudo publicado em 2017 na revista científica Journal of Evaluation in Clinical Practice mostrou que incluir esse tipo de exercício em programas de reabilitação ajuda a diminuir a dor lombar.

Neste sentido, confira também mais 9 dicas para aliviar a dor nas costas.

Mais benefícios do quatro apoios com elevação de perna incluem aumento da flexibilidade, redução do risco de lesões, aumento do equilíbrio e melhoria do desempenho em esportes como corrida e natação.

  Continua Depois da Publicidade  

Como fazer quatro apoios com elevação da perna

quatro apoios com elevação da perna

Comece na posição de quatro apoios com mãos, joelhos e pés no chão. Deixe os braços esticados, as mãos alinhadas com os ombros e os joelhos alinhados com os quadris, dobrados em um ângulo de 90 graus.

Não esqueça de deixar a coluna reta e a cabeça alinhada com o resto do tronco. Então, contraia o abdômen e estabilize os quadris.

Agora, mantendo a flexão do joelho, levante uma das pernas para trás e eleve o máximo que conseguir sem ultrapassar a linha dos quadris. Faça isso contraindo os glúteos e prestando atenção para não curvar a coluna e não perder o equilíbrio. Solte o ar enquanto sobe a perna e inspire na hora de retornar o joelho ao chão. 

Por fim, volte para a posição inicial e repita o movimento até completar suas séries. Depois disso, troque as pernas de posição e faça o exercício novamente. Você pode fazer de 2 a 3 séries com 8 a 12 repetições cada. 

Quando se sentir confortável para aumentar a dificuldade do exercício, você pode usar caneleiras na perna elevada.

  Continua Depois da Publicidade  

Erros comuns

Quatro apoios com elevação de pernas
Alguns erros na execução do exercício podem causar dores no pescoço e na lombar

Olhar para cima ou para a frente

Esticar o pescoço para olhar para cima ou ficar olhando para a frente prejudica a curvatura natural da coluna, gerando dores no pescoço e até lesões.

Para corrigir esse erro, mantenha o pescoço alinhado com a coluna durante todo o exercício e tente olhar sempre para baixo. 

Veja também outras causas de dor no pescoço e o que fazer.

Deixar a lombar “cair”

Um erro bem comum é deixar a lombar cair durante o exercício. Isso geralmente acontece na tentativa de elevar a perna o mais alto possível. Porém, se as suas costas arquearem, pode ser que você deixe de ativar os glúteos para usar os músculos das suas coxas. Além do mais, o abdômen deixa de ser contraído, o que pode prejudicar a sua coluna.

Para evitar esse erro, uma boa ideia é fazer o exercício de frente para um espelho ou então pedir para um professor de educação física te observar e te corrigir sempre que for necessário.

  Continua Depois da Publicidade  

Se mover muito rápido 

Ao se movimentar muito rapidamente, você usa o impulso em vez de usar a força dos músculos para realizar o exercício. Portanto, é fundamental fazer o quatro apoios de forma lenta e controlada. Caso te ajude, conte até 4 enquanto eleva a perna e até 4 novamente enquanto retorna à posição inicial.

Deixar os quadris girarem

Enquanto eleva uma perna, é normal que o corpo tente compensar girando o quadril oposto para fora ou para cima. Porém, essa rotação diminui a ativação dos músculos abdominais e do glúteo máximo, que é o músculo alvo do exercício. 

Concentrar seus esforços para não deixar isso acontecer evita desconfortos na região lombar e ainda aumenta a eficácia do exercício, deixando os glúteos tonificados.

Fontes e referências adicionais

Você consegue manter seus quadris estáveis durante o exercício? Qual sua maior dificuldade? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário