Queloide no nariz

Queloide no Nariz – O Que é e Como Tratar

A queloide não é grave e nem um motivo de preocupação médica, no entanto, as pessoas que têm se incomodam extremamente com o aspecto estético que ela causa, especialmente se a cicatriz estiver em um lugar visível, como o nariz.

Embora não seja impossível, as queloides são difíceis de tratar, então aquelas pessoas que têm uma predisposição devem se cercar de cuidados extras para não desenvolver a condição. Porém, se você já tem uma queloide no nariz, entenda melhor o que é e como tratar para diminuir sua aparência ou eliminar o problema.

Queloide – O que é?

Quando sofremos uma lesão, o corpo responde formando um tecido fibroso chamado de tecido cicatricial sobre a ferida. Essa é uma resposta comum do organismo para reparar e proteger o machucado, porém, em alguns casos, esse tecido cicatricial cresce excessivamente, formando as queloides.

Geralmente, as queloides são bem maiores do que a ferida, causando uma protuberância ou massa, e embora sua incidência seja mais comum no peito, ombros, lóbulos das orelhas e bochechas, elas podem afetar qualquer parte do corpo, incluindo o nariz.

Quais são os principais sintomas de uma queloide?

Uma queloide não aparece da noite para o dia, pelo contrário, elas costumam se desenvolver gradualmente ao longo de semanas ou meses. Alguns sintomas podem ser percebidos nesse período, e os principais incluem:

  • Irregularidade ou protuberância na pele da região que sofreu a lesão;
  • Pele com uma cor diferente da área ao redor. Normalmente cor de carne, rosa ou vermelha;
  • Crescimento de um tecido cicatricial ao longo do tempo;
  • Presença de coceira na região;
  • Desconforto, excesso de sensibilidade ou possível irritação por causa do atrito com algo;
  • Comichão ou dor, especialmente quando o inchaço exerce pressão sobre a área afetada.

Ainda que apresente sintomas, dificilmente existe uma preocupação médica com a condição. Porém, as queloides se tornam cicatrizes feias, e por esse motivo existe um desconforto estético, especialmente se estiver em uma área específica, como a queloide no nariz. Ela pode se tornar ainda mais evidente se existir uma exposição excessiva ao sol, pois pode acontecer uma descoloração do tecido cicatricial, e isso torna a pele ao redor ligeiramente mais escura.

Por qual motivo as pessoas desenvolvem queloide?

A queloide não é um problema incomum. Dados do American Osteopathic College of Dermatology, mostram que aproximadamente 10% das pessoas desenvolvem uma queloide na cicatriz.

O problema pode afetar tanto homens quanto mulheres, mas percebe-se que as pessoas com pele mais escura estão mais propensas. É importante considerar também que elas podem ser causadas por causa da genética, o que sugere que se seus pais têm, você terá maiores chances de desenvolver. Outros fatores de risco incluem ter menos de 30 anos, estar grávida e tomar certos medicamentos como esteroides anabolizantes.

Particularmente, a queloide no nariz pode se formar por causa de uma cicatriz de acne, corte cirúrgico ou a colocação de um piercing, que é uma das principais razões.

Os piercings no nariz são inseridos através de uma inserção feita na pele ou cartilagem do nariz, com uma agulha fina. Para cicatrizar mais rapidamente, é necessário que a região tenha mais fluxo sanguíneo, mas como o nariz é composto por muita cartilagem, esse fluxo sanguíneo é mais restrito. Diante dessa condição, eles podem ser mais propensos a certas complicações, incluindo a queloide.

Sendo assim, se você já tem uma predisposição conhecida para o problema, o ideal é evitar piercings, cirurgias desnecessárias e tatuagens.

Como saber se minha cicatriz tem queloide?

Se os sintomas são familiares e as causas se encaixem no seu perfil, é provável que essa saliência na sua cicatriz seja uma queloide. Mas, para te ajudar a fazer um autodiagnóstico, relacionamos abaixo algumas imagens para que você possa tirar essa dúvida.

Como tratar?

O tratamento da queloide no nariz vai depender do seu incômodo em relação à cicatriz, tamanho e quais tratamentos já foram feitos. Veja quais são os mais usados:

Remédios caseiros

Infelizmente, o tratamento caseiro não elimina as queloides que já estão formadas. A remoção com técnicas mais naturais é difícil porque as queloides são compostas de células da pele que são mais resistentes do que as cicatrizes normais. 

Diante disso, o tratamento caseiro pode ajudar a clarear a aparência ou até diminuir o tamanho, e se for feito no começo da queloide, pode ter efeitos mais rápidos e positivos. Porém, antes de começar é importante consultar um médico, pois algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais, como irritação exagerada da pele, piora da queloide ou sinais de alergia ou infecção quando alguns tratamentos são aplicados topicamente.

1. Folhas ou gel de silicone

Quando o assunto é cicatriz, o silicone é um dos remédios mais utilizados. Seus efeitos na diminuição de cicatrizes salientes e queloides são comprovados e oferecem riscos pequenos e facilidade de aplicação. 

Tanto o Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery quanto o Aesthetic Plastic Surgery publicaram revisões de estudos que afirmam que a utilização adequada de folhas ou gel de silicone é capaz de reduzir as cicatrizes existentes ou ajudar a evitar sua formação.

Estudos também evidenciam que o silicone pode ajudar a prevenir a formação de queloide, por isso sua utilização pode ser feita logo após uma lesão. 

2. Pomada para cicatriz

Usar uma pomada para queloide no nariz regularmente, particularmente enquanto a ferida está cicatrizando, pode ter efeitos significativos.

Uma revisão publicada pelo International Journal of Cosmetic Science indica que algumas pomadas ou cremes que contêm lanolina ou vaselina podem melhorar a aparência da cicatriz.

3. Aspirina

A aspirina é um remédio muito popular, mas a maioria das pessoas utiliza para outras finalidades, como a dor, por exemplo. No entanto, ela demonstra ser capaz de impedir que as células promotoras de cicatrizes entrem no local da lesão, quando aplicadas. Com isso, tanto a pigmentação quanto o tamanho da queloide são reduzidos.

Os resultados do uso de aspirina de forma tópica para tratar queloides foram mostrados em uma revisão do ano de 2013 e também em um estudo em 2015.

4. Mel

O mel já é um tratamento caseiro usado há séculos para feridas. Os seus efeitos estão relacionados às suas propriedades antimicrobianas capazes de ajudar a combater as infecções que podem aparecer nas lesões da pele. 

Uma revisão de estudos para apurar os efeitos relacionados às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias do mel demonstrou sua eficácia para tratar a queloide. Os pesquisadores estão convencidos de que seus efeitos estão relacionados às propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a acalmar a pele. 

O mel pode ser ainda mais eficiente para tratar o começo de queloide no nariz, o que significa que produz mais efeitos quando aplicado durante o processo de cicatrização inicial. 

5. Cebola

A cebola pode ter utilidades que ultrapassam os limites da culinária, Prova disso é a sua ajuda para tratar cicatrizes, especialmente aquelas com queloide. O motivo está ligado ao fato da cebola ter quercetina, uma substância que tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes na pele. Um estudo envolvendo mulheres asiáticas com cicatrizes de parto do tipo cesáreas mostrou que aquelas que aplicaram um gel de extrato de cebola com uma concentração de 12%, três vezes ao dia, obtiveram cicatrizes menores e menos visíveis depois de 12 semanas.

Sozinho, o gel de extrato de cebola já indica potencial para o tratamento de queloides, mas alguns estudos mostraram que quando ele é combinado com alguns medicamentos tradicionais, seus efeitos são impulsionados.

6. Alho amassado

Assim como a cebola, o alho é outro ingrediente que também promove benefícios relevantes para a pele. Alguns registros laboratoriais mostraram que ele pode ser tão eficiente quanto alguns tratamentos convencionais atuais para queloides, o que o torna um tratamento caseiro promissor para diminuir a aparência da queloide no nariz. 

Tratamentos médicos

Se o tratamento caseiro para a queloide não trouxer os efeitos que você está buscando, algumas abordagens médicas podem ser utilizadas. Normalmente, elas promovem resultados mais efetivos, e algumas podem eliminar totalmente a queloide.

1. Creme de tretinoína (Retin-A)

Tretinoína é comumente utilizada para tratar marcas de acne e sinais de envelhecimento da pele. Ela age acelerando a quantidade de células naturais da pele. Porém, uma revisão feita em 2010 pelo Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology mostrou que os retinoides, como o creme de tretinoína e a isotretinoína, podem ajudar a reduzir o tamanho e a aparência dos queloides, e não somente outros problemas da pele.

No entanto, sua venda é feita mediante apresentação de receita médica, o que significa que uma avaliação de um médico dermatologista será necessária.

2. Crioterapia

A crioterapia é um procedimento feito em consultório por um profissional especializado. Ela envolve congelar temporariamente os tecidos com um dispositivo portátil, condição que pode ser indolor para algumas pessoas, mas provocar dores intensas durante o procedimento para outras, que naturalmente passam ao término da sessão.

De acordo com o Journal Of Cutaneous and Aesthetic Surgery, a crioterapia pode reduzir o tamanho de queloides em até 50%, porém os principais resultados são percebidos em queloides menores e com menos de 3 anos de idade. Durante uma consulta, um profissional especializado pode verificar se a sua queloide no nariz é elegível para realizar o procedimento.

3. Injeções de esteroides

Há anos as injeções de esteroides são utilizadas para diminuir a aparência de queloides, e muitos tratamentos são bem sucedidos. Segundo o Journal of Medical Investigations and Practice, quando os esteroides são injetados corretamente na pele, podem reduzir o tamanho e também a aparência das queloides.

No entanto, a American Family Physician defende que a terapia com esteroides é mais eficaz em queloides recentes, ou naquelas que foram removidas cirurgicamente. Além disso, esse tipo de tratamento pode ser combinado com a crioterapia para que os resultados sejam mais potentes.

4. Laser

Os tratamentos utilizando laser podem reduzir o tamanho e melhorar a coloração de queloides. Para promover efeitos satisfatórios, eles devem ser combinados com outros tratamentos, e aqueles que podem ser feitos ao mesmo tempo serão indicados por um profissional.

5. Tratamento de radiação

Uma das alternativas mais recentes para tratar queloide é a radioterapia. Esse tratamento tem mostrado resultados promissores num curto espaço de tempo, mas ele precisa ser administrado imediatamente após a remoção cirúrgica da queloide.

Diversos estudos encontrados na literatura de cirurgia plástica e dermatologia mostram uma alta taxa de cura, ou pelo menos uma melhora nas queloides de pessoas tratadas por este método. 

As queloides costumam aparecer com mais frequência na parte externa, mas pode acontecer de surgir na parte interna do nariz também, e embora seja uma tentação estourar, se isso acontecer o problema pode se agravar ainda mais. Por isso, o adequado é não mexer.

Como as queloides são difíceis de tratar, a melhor forma de evitar é tomar medidas para prevenir antes ou logo após uma lesão, cirurgia ou um piercing no nariz. Ainda que os tratamentos médicos sejam mais eficientes, eles nem sempre removem uma queloide definitivamente. 

Vale considerar também que infelizmente todas as abordagens têm altas taxas de retorno, por isso, se você perceber que ela está voltando, busque um tratamento o mais rápido possível, pois esse com certeza promoverá resultados mais efetivos do que aqueles realizados em queloides totalmente desenvolvidas.

Referências adicionais:

Você tem uma queloide no nariz? Tem vontade de tirá-la ou tratar de alguma outra forma? Já tentou como? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*