Queloide no nariz – O que é e como tratar

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

O queloide, também chamado de cicatrizes hipertróficas, é um problema que pode aparecer em qualquer lugar do corpo, como o nariz.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas apesar de comum, o seu tratamento as vezes é desafiador para os profissional de saúde, e muitas pessoas não procuram tratamento por acharem que é algo sem solução.

Por isso, vamos a seguir entender o que é o queloide e quais são as formas de tratamento disponíveis para o problema.

O que é queloide?

queloide no nariz com piercing

O queloide, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é uma cicatriz com características específicas, que ocorrem algumas pessoas.

Essas cicatrizes hipertróficas apresentam características como:

  • Irregularidade ou protuberância na pele da região que sofreu a lesão;
  • Pele com uma cor diferente da área ao redor, normalmente cor amarronzada, rosa ou vermelha;
  • Crescimento de um tecido cicatricial ao longo do tempo;
  • Presença de coceira na região;
  • Desconforto, excesso de sensibilidade ou possível irritação por causa do atrito com algo;
  • Fisgadas ou dor, especialmente quando o inchaço exerce pressão sobre a área afetada.

Além disso, o incômodo pode se tornar mais forte quando ocorre uma exposição excessiva ao sol, pois o tecido cicatricial é mais sensível a queimaduras, e a radiação solar pode ainda piorar a descoloração da pele.

Principais causas do queloide no nariz

O queloide se forma em locais que foram lesionados, uma vez que é um processo de cicatrização descontrolado.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, é possível identificar as principais causas como:

  • Espinhas;
  • Marcas de catapora;
  • Picadas de inseto;
  • Piercing;
  • Cirurgias;
  • Cortes acidentais.

Fatores de risco

O queloide pode se desenvolver em praticamente qualquer pessoa, bastando existir uma lesão da pele e a predisposição ao problema. Mas existem alguns fatores de riscos que foram observados no decorrer do tempo. São eles:

  • Cor da pele: pessoas com pele escura são mais predispostas a ter queloide;
  • Idade: o queloide é mais comum em jovens, com idades variando entre 10 e 30 anos;
  • Histórico familiar: pode existir uma predisposição genética para a formação de queloide. Então, pessoas que tem familiares com o problema tem um risco maior de desenvolvê-lo.

Como saber se minha cicatriz tem queloide?

Caso você tenha algum fator de risco para desenvolver queloide, e apresenta uma cicatriz de tamanho exagerado, o ideal é marcar uma consulta com um dermatologista. Esse profissional é o mais habilitado para diagnosticar o problema e prescrever o tratamento mais adequado.

Como tratar?

tratamento com laser para queloide no nariz
Tratamento com laser para queloide no nariz

O tratamento da queloide no nariz vai depender do seu incômodo em relação à cicatriz, do tamanho e de quais tratamentos já foram feitos. Além disso, existem diferentes técnicas para tratar o queloide, que vão desde tratamentos caseiros até o uso de radioterapia.

Veja a seguir os mais usados:

1. Folhas ou gel de silicone

Quando o assunto é cicatriz, o silicone é um dos tratamentos mais utilizados, e seus efeitos na diminuição de cicatrizes salientes e queloides são comprovados. Além disso, essa técnica oferece riscos muito pequenos e é de fácil aplicação. 

  Continua Depois da Publicidade  

2. Pomada para cicatriz

Usar pomada para queloide no nariz regularmente, enquanto a ferida está cicatrizando, pode ter efeitos bastante positivos. Uma dessas pomadas, que demonstra um bom resultado é a tretinoína. Ela é uma substância muitas vezes usada no tratamento da acne.

3. Aspirina

A aspirina é um remédio muito popular, mas a maioria das pessoas utiliza para outras finalidades, como a dor, por exemplo. No entanto, um estudo publicado no periódico Annals of burns and fire disasters demonstrou que ela é capaz de reduzir a chance de formação de queloide. Com isso, tanto a pigmentação quanto o tamanho da cicatriz são reduzidos.

4. Mel

O mel já é um tratamento caseiro usado há séculos para feridas, e os seus efeitos estão relacionados às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, capazes de ajudar na cura de infecções e na cicatrização da pele. 

Por isso, o mel pode ser eficiente para tratar o começo de queloide no nariz, o que significa que produz mais efeitos quando aplicado durante o início do processo de cicatrização. 

5. Gel de cebola

A cebola é um vegetal muito usado como medicamento natural, uma vez que ela tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

  Continua Depois da Publicidade  

Esses efeitos se devem principalmente à presença de quercetina, uma substância antioxidante que vem demonstrando bons resultados na promoção da cicatrização correta dos ferimentos.

Mas o ideal é usar o gel de extrato de cebola combinado com outros medicamentos tradicionais, o que irá potencializar seus efeitos.

6. Alho amassado

Assim como a cebola, o alho é outro ingrediente que também promove benefícios relevantes para a pele, o que o torna um tratamento caseiro promissor para diminuir a o tamanho e melhorar a aparência da queloide no nariz. 

7. Crioterapia

A crioterapia é um procedimento feito em consultório por um profissional especializado, e consiste no congelamento da queloide com nitrogênio líquido, e normalmente e feito em associação com a injeção de corticoide.

8. Injeções de corticoides

As injeções de corticoides são muito utilizadas para diminuir o tamanho dos queloides, uma vez que ajudam a diminuir a reação imunológica no local da lesão. Mas esse tratamento funciona melhor quando associado a outros, como a crioterapia.

  Continua Depois da Publicidade  

9. Laser

Os tratamentos utilizando laser podem reduzir o tamanho e melhorar a coloração de queloides.  Mas, para se obter efeitos satisfatórios, esse tipo de tratamento deve ser combinado com outras técnicas.

10. Tratamento de radiação

Uma das alternativas mais recentes para tratar queloide é a radioterapia, que impede o crescimento descontrolado do tecido cicatricial. Entretanto, esse tratamento precisa ser administrado imediatamente após a remoção cirúrgica da queloide, e, quando feito dessa forma, tem mostrado resultados promissores.

Dicas e cuidados

  • Após um procedimento cirúrgico, cosmético ou qualquer outro que cause algum tipo de lesão na pele, mantenha o ferimento limpo e seco, seguindo as orientações dadas pelo profissional;
  • Caso note o crescimento exagerado da cicatriz, procure um dermatologista para iniciar o tratamento da queloide o mais rápido possível.
Fontes e referências adicionais

Você tem uma queloide no nariz? Tem vontade de tirá-la ou tratar de alguma outra forma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (27 votos, média 3,59)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

15 comentários em “Queloide no nariz – O que é e como tratar”

  1. Furei o nariz vai fazer um mês e já apareceu quelóide amaronzada não doi ,já tinha furado outras vezes e sempre aparece ,aí tiro o piercing e com algumas semanas a quelóide some .o que é isso

    Responder
  2. Furei o nariz tem 1 mês aí quando fui trocar o piercing acho que maguou e saiu uma bolinha que ficou com a pontinha branca,aí comecei a usar a pomada Nebacetin e agr ela está só vermelha mais existe uma bolinha um pouco alta,tem 3 dias que estou passando a pomada,será que vai sumir?
    PS: não quero tirar o piercing

    Responder
    • O meu tbm tá assim, já têm quatro dias que estou passando quadriderm, ela só fez clarear um pouco, mas a bolinha está aqui ainda e eu não quero tirar o piercing.

      Responder
  3. Estou com uma bolinha vermelha na ponta do nariz. A pele está bem fina e toda vez que esqueço ela se rompe sangra muito e depois cria outra bolinha com sangue, nao uso e não gosto de piercing será que é queloide..não doi….só tá feio

    Responder
  4. Eu coloquei um piercing no nariz e está meio avermelhado do lado e estou com dúvidas se é inflamação ou pode ser quelóide,no foro mesmo não tem nada o vermelho é ao lado!

    Responder
  5. Eu quero tirar essa queloides no meu nariz mas tbm não quero tirar o pinceng pq eu demorei pra furar e agora esta assim

    Responder
  6. Já não sei mais oque faço pra tirar a do nariz.Nao quero tirar o piercing ,Me ajudem pfv rs

    Responder
  7. Minha queloide ja tem mais de 2 meses que to com ela,eu já passei varias coisa,algumas coisa faz ela diminuir majs ela não some,eu quero saber alguma coisa pra poder tira ela de vez

    Responder
      • Eu furei a qurloide com uma agulha, no primeiro dia ela inchou um pouco mais, já no dia seguinte ficou com aparência de espinha com a ponta amarela, quando estourei essa ponta ela sumiu, mas agora com a cicatrização do piercing ainda em processo sempre que sem quere ele é puxado ela reaparece, por isso irei comprar uma pomada para passar e estou passando mel!

        Responder