Quiabo é remoso? Pode dar alergia?

Especialista da área:
atualizado em 04/05/2021

Enquanto alguns apreciam o quiabo, outros não gostam muito do alimento. Há ainda aqueles que se perguntam se o quiabo é remoso. Isso até mesmo depois de já conhecer todos os benefícios do quiabo.

  Continua Depois da Publicidade  

Antes de tudo: o que são alimentos remosos?

Saber o que são alimentos remosos é algo importante quando queremos compreender se o quiabo é remoso ou não.

De acordo com o dicionário, a expressão remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode sofrer uma pequena variação e ser chamado de reimoso.

Mas reimoso não é uma classificação científica. É uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, fruto de uma reação alérgica.

O que popularmente se chama de reima é algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações como coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.

Os remosos ou reimosos também têm a fama de “alimentos carregados”. Além disso, eles costumam ser ricos em gordura animal e proteínas.

Ao mesmo tempo, alguns especialistas defendem que os alimentos remosos ou reimosos podem interferir no processo de cicatrização.

E então, será que o quiabo é remoso?

Rodelas de quiabo - Quiabo é remoso?

Um dos alimentos classificados como remosos pela sabedoria popular é o quiabo. Entretanto, não há comprovações científicas sobre essa questão das comidas e bebidas apontadas como remosas ou reimosas.

Embora algumas pessoas tenham apresentado sintomas ao ingerir um alimento da categoria, é possível não experimentar sintoma algum ao consumi-los.

Assim, não podemos nos apegar somente a isso para nos convencer de que o quiabo é remoso e rejeitar o alimento.

  Continua Depois da Publicidade  

A nutricionista celular e especialista em nutrição clínica, Eliane Petean Arena, disse que o quiabo é um vegetal composto por mucilagens. Essas substâncias já foram associadas ao combate da inflamação nas vias respiratórias e ao auxílio ao tratamento da inflamação intestinal.

Além disso, a nutricionista afirmou que o quiabo é um alimento que também apresenta glicosídeos, nutrientes que possuem efeito anti-inflamatório.

Embora isso não signifique que ele seja capaz de curar uma inflamação sozinho como em uma passe de mágica, a afirmação nos impede de afirmar que o quiabo seja o causador de uma inflamação.

A questão da cicatrização

Outro ponto que pende contra a ideia de que o quiabo é remoso é a relação que o alimento pode ter com a cicatrização.

Isso porque segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a vitamina A faz bem para a pele, contribuindo com uma cicatrização mais rápida. Vale lembrar que o quiabo é um alimento rico na vitamina A.

O fato do quiabo conter doses de vitamina C também pode contribuir neste sentido porque o nutriente é importante para a formação adequada do colágeno, uma proteína que atua na regeneração do tecido.

Obviamente, não estamos dizendo aqui que o quiabo será responsável sozinho por um processo de cicatrização. Mas tudo isso é relevante ao analisar se o quiabo é remoso.

Se você está no pós-operatório, fez tatuagem, se machucou ou está com alguma parte do corpo cicatrizando por qualquer outro motivo, consulte o médico para saber tudo o que deve e o que não deve fazer ou comer para favorecer a sua cicatrização.

  Continua Depois da Publicidade  

A questão da alergia

Alergia - Quiabo é remoso?

Por outro lado, é preciso admitir que é possível manifestar uma alergia ao quiabo. Conforme o bacharel em bioquímica e PhD em patologia Adam Cloe, as pessoas que são alérgicas ao quiabo podem apresentar sintomas ao comer ou pegar o alimento.

De acordo com ele, os sintomas de uma alergia alimentar como a alergia ao quiabo podem incluir:

  • Urticária (erupção com manchas ou placas vermelhas coceira na pele).
  • Coceira.
  • Formigamento na boca.
  • Chiado.
  • Tontura.
  • Desmaio.
  • Rouquidão.
  • Inchaço no rosto, lábios, garganta e língua.

“Em casos raros, as alergias alimentares podem causar a anafilaxia, que é marcada pode uma inflamação sistêmica que pode causar obstrução do esôfago e traqueia e finalmente levar ao choque”, acrescentou o PhD em patologia.

A anafilaxia é uma reação alérgica severa e potencialmente fatal que restringe a respiração e se trata de uma emergência médica.

Caso experimente qualquer um dos sintomas mencionados acima ou algum outro sinal de reação alérgica após entrar em contato com o quiabo, procure o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema muito grave.

Vídeo

Além de querer saber se o quiabo é remoso, você também se preocupa com o peso? Então, entenda se o quiabo engorda ou emagrece, com o vídeo da nossa nutricionista a seguir:

Fontes e Referências Adicionais

Você gosta de comer quiabo? Como consome o alimento? Conte nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário