Enquanto alguns apreciam o quiabo, outros não gostam muito do alimento. Há ainda aqueles que se perguntam se o quiabo é remoso. Isso até mesmo depois de já conhecer todos os benefícios do quiabo.
Antes de tudo: o que são alimentos remosos?
Saber o que são alimentos remosos é algo importante quando queremos compreender se o quiabo é remoso ou não.
De acordo com o dicionário, a expressão remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode sofrer uma pequena variação e ser chamado de reimoso.
Mas reimoso não é uma classificação científica. É uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, fruto de uma reação alérgica.
O que popularmente se chama de reima é algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações como coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.
Os remosos ou reimosos também têm a fama de “alimentos carregados”. Além disso, eles costumam ser ricos em gordura animal e proteínas.
Ao mesmo tempo, alguns especialistas defendem que os alimentos remosos ou reimosos podem interferir no processo de cicatrização.
E então, será que o quiabo é remoso?
Um dos alimentos classificados como remosos pela sabedoria popular é o quiabo. Entretanto, não há comprovações científicas sobre essa questão das comidas e bebidas apontadas como remosas ou reimosas.
Embora algumas pessoas tenham apresentado sintomas ao ingerir um alimento da categoria, é possível não experimentar sintoma algum ao consumi-los.
Assim, não podemos nos apegar somente a isso para nos convencer de que o quiabo é remoso e rejeitar o alimento.
A nutricionista celular e especialista em nutrição clínica, Eliane Petean Arena, disse que o quiabo é um vegetal composto por mucilagens. Essas substâncias já foram associadas ao combate da inflamação nas vias respiratórias e ao auxílio ao tratamento da inflamação intestinal.
Além disso, a nutricionista afirmou que o quiabo é um alimento que também apresenta glicosídeos, nutrientes que possuem efeito anti-inflamatório.
Embora isso não signifique que ele seja capaz de curar uma inflamação sozinho como em uma passe de mágica, a afirmação nos impede de afirmar que o quiabo seja o causador de uma inflamação.
A questão da cicatrização
Outro ponto que pende contra a ideia de que o quiabo é remoso é a relação que o alimento pode ter com a cicatrização.
Isso porque segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), a vitamina A faz bem para a pele, contribuindo com uma cicatrização mais rápida. Vale lembrar que o quiabo é um alimento rico na vitamina A.
O fato do quiabo conter doses de vitamina C também pode contribuir neste sentido porque o nutriente é importante para a formação adequada do colágeno, uma proteína que atua na regeneração do tecido.
Obviamente, não estamos dizendo aqui que o quiabo será responsável sozinho por um processo de cicatrização. Mas tudo isso é relevante ao analisar se o quiabo é remoso.
Se você está no pós-operatório, fez tatuagem, se machucou ou está com alguma parte do corpo cicatrizando por qualquer outro motivo, consulte o médico para saber tudo o que deve e o que não deve fazer ou comer para favorecer a sua cicatrização.
A questão da alergia
Por outro lado, é preciso admitir que é possível manifestar uma alergia ao quiabo. Conforme o bacharel em bioquímica e PhD em patologia Adam Cloe, as pessoas que são alérgicas ao quiabo podem apresentar sintomas ao comer ou pegar o alimento.
De acordo com ele, os sintomas de uma alergia alimentar como a alergia ao quiabo podem incluir:
- Urticária (erupção com manchas ou placas vermelhas coceira na pele).
- Coceira.
- Formigamento na boca.
- Chiado.
- Tontura.
- Desmaio.
- Rouquidão.
- Inchaço no rosto, lábios, garganta e língua.
“Em casos raros, as alergias alimentares podem causar a anafilaxia, que é marcada pode uma inflamação sistêmica que pode causar obstrução do esôfago e traqueia e finalmente levar ao choque”, acrescentou o PhD em patologia.
A anafilaxia é uma reação alérgica severa e potencialmente fatal que restringe a respiração e se trata de uma emergência médica.
Caso experimente qualquer um dos sintomas mencionados acima ou algum outro sinal de reação alérgica após entrar em contato com o quiabo, procure o auxílio médico, mesmo que não imagine se tratar de um problema muito grave.
Vídeo
Além de querer saber se o quiabo é remoso, você também se preocupa com o peso? Então, entenda se o quiabo engorda ou emagrece, com o vídeo da nossa nutricionista a seguir:
Fontes e Referências Adicionais
- Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Quiabo é tudo de bom!